"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808 |
Resumo: | ResumoEste trabalho trata de um relato de experiência sobre o processo educativo desenvolvido com um grupo de adolescentes das zonas periféricas de Florianópolis, cujo o objetivo foi promover um espaço de debate para inserção dos conceitos sobre gênero permitindo que a/o adolescente identificasse e problematizasse questões dadas socialmente como naturais. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial buscou-se: 1) valorizar as realidades das/os adolescentes para que elas conduzissem a um estado de reflexão; 2) construir uma relação dialógica entre as educadoras e o grupo de trabalho. Ao todo, participaram 19 adolescentes, de ambos os gêneros, entre 14 e 17 anos. A experiência permitiu observar a importância de considerar as múltiplas realidades locais para a compreensão da temática e a abertura das/os adolescentes paras as questões de gênero.Palavras-chave: Gênero. Adolescentes. Processo educativo."Like a girl": case studies on the educational process for promoting the gender debate with adolescents from FlorianópolisAbstract This work deals with a case studies about the educational process developed with a group of teenagers from the peripheral areas of Florianópolis, whose goal was to promote a discussion space for integration of gender concepts allowing the teenager to identify and questioning issues given socially as natural. Through a methodology of experiential learning-teaching sought: 1) highlight the realities of teenagers so that they lead to a state of reflection; 2) build a relation between horizontal and dialogic the educators and the working group. In all, 19 teenagers of both sexes, between 14 and 17 years. The experience allowed to observe the importance of considering the multiple local realities to the understanding of the theme and the opening of teenagers for the gender issues.Keywords: Gender. Adolescents. Educational process. |
id |
GPCS-1_7bee341456fed410fa71a1a56fc463f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolisgêneroadolescentesprocesso educativo.ResumoEste trabalho trata de um relato de experiência sobre o processo educativo desenvolvido com um grupo de adolescentes das zonas periféricas de Florianópolis, cujo o objetivo foi promover um espaço de debate para inserção dos conceitos sobre gênero permitindo que a/o adolescente identificasse e problematizasse questões dadas socialmente como naturais. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial buscou-se: 1) valorizar as realidades das/os adolescentes para que elas conduzissem a um estado de reflexão; 2) construir uma relação dialógica entre as educadoras e o grupo de trabalho. Ao todo, participaram 19 adolescentes, de ambos os gêneros, entre 14 e 17 anos. A experiência permitiu observar a importância de considerar as múltiplas realidades locais para a compreensão da temática e a abertura das/os adolescentes paras as questões de gênero.Palavras-chave: Gênero. Adolescentes. Processo educativo."Like a girl": case studies on the educational process for promoting the gender debate with adolescents from FlorianópolisAbstract This work deals with a case studies about the educational process developed with a group of teenagers from the peripheral areas of Florianópolis, whose goal was to promote a discussion space for integration of gender concepts allowing the teenager to identify and questioning issues given socially as natural. Through a methodology of experiential learning-teaching sought: 1) highlight the realities of teenagers so that they lead to a state of reflection; 2) build a relation between horizontal and dialogic the educators and the working group. In all, 19 teenagers of both sexes, between 14 and 17 years. The experience allowed to observe the importance of considering the multiple local realities to the understanding of the theme and the opening of teenagers for the gender issues.Keywords: Gender. Adolescents. Educational process.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 213-2242317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Inara Fonseca Ferreira Mandu daLeite, José CarlosRil, Stephany Yolanda2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2017-07-28T07:35:36Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
title |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
spellingShingle |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da gênero adolescentes processo educativo. |
title_short |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
title_full |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
title_fullStr |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
title_full_unstemmed |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
title_sort |
"COMO UMA GAROTA": relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis |
author |
Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da |
author_facet |
Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da Leite, José Carlos Ril, Stephany Yolanda |
author_role |
author |
author2 |
Leite, José Carlos Ril, Stephany Yolanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Inara Fonseca Ferreira Mandu da Leite, José Carlos Ril, Stephany Yolanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero adolescentes processo educativo. |
topic |
gênero adolescentes processo educativo. |
description |
ResumoEste trabalho trata de um relato de experiência sobre o processo educativo desenvolvido com um grupo de adolescentes das zonas periféricas de Florianópolis, cujo o objetivo foi promover um espaço de debate para inserção dos conceitos sobre gênero permitindo que a/o adolescente identificasse e problematizasse questões dadas socialmente como naturais. Através de uma metodologia de ensino-aprendizagem vivencial buscou-se: 1) valorizar as realidades das/os adolescentes para que elas conduzissem a um estado de reflexão; 2) construir uma relação dialógica entre as educadoras e o grupo de trabalho. Ao todo, participaram 19 adolescentes, de ambos os gêneros, entre 14 e 17 anos. A experiência permitiu observar a importância de considerar as múltiplas realidades locais para a compreensão da temática e a abertura das/os adolescentes paras as questões de gênero.Palavras-chave: Gênero. Adolescentes. Processo educativo."Like a girl": case studies on the educational process for promoting the gender debate with adolescents from FlorianópolisAbstract This work deals with a case studies about the educational process developed with a group of teenagers from the peripheral areas of Florianópolis, whose goal was to promote a discussion space for integration of gender concepts allowing the teenager to identify and questioning issues given socially as natural. Through a methodology of experiential learning-teaching sought: 1) highlight the realities of teenagers so that they lead to a state of reflection; 2) build a relation between horizontal and dialogic the educators and the working group. In all, 19 teenagers of both sexes, between 14 and 17 years. The experience allowed to observe the importance of considering the multiple local realities to the understanding of the theme and the opening of teenagers for the gender issues.Keywords: Gender. Adolescents. Educational process. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/808/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 213-224 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645381009408 |