REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes, Elisangela Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/803
Resumo: ResumoO presente relato de experiência pretende discutir o ensino de sociologia no ensino médio dentro da perspectiva das relações de gênero, com base no estágio de prática de ensino realizado na Escola Rio Branco em Porto Velho-RO, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Dentro da vivência e observação realizada em sala de aula, a proposta é buscar apontar elementos que demonstram a necessidade deste tema em sala de aula e que a ausência deste pode gerar a reprodução do preconceito, naturalização da desigualdade de gênero dentro a instituição escolar.Palavras-chave: Escola. Relações de gênero. Sociologia.LA ENSEÑANZA DE LA SOCIOLOGÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA PERSPECTIVA DE GÉNERO: las ausencias y silenciosResumenEn este relato de experiencia se analiza la sociología de la educación en la enseñanza secundaria desde la perspectiva de las relaciones de género, basado en la práctica de la enseñanza de campo de entrenamiento en la escuela de Rio Branco em Porto Velho-RO, con los estudiantes de la escuela secundaria de primero y segundo año. Dentro de la experiencia y la observación hecha en el aula, la propuesta es tratar de señalar los elementos que demuestran la necesidad de este tema en el aula y que la ausencia de esto puede generar la reproducción de los prejuicios, la naturalización de la desigualdad de género en la institución educativa. Palabras clave: Escuela. Relaciones de género. Sociología.
id GPCS-1_81b54c2bca3eac227bf43837a4947a6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/803
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docenteEscola- relações de gênero-sociologia.ResumoO presente relato de experiência pretende discutir o ensino de sociologia no ensino médio dentro da perspectiva das relações de gênero, com base no estágio de prática de ensino realizado na Escola Rio Branco em Porto Velho-RO, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Dentro da vivência e observação realizada em sala de aula, a proposta é buscar apontar elementos que demonstram a necessidade deste tema em sala de aula e que a ausência deste pode gerar a reprodução do preconceito, naturalização da desigualdade de gênero dentro a instituição escolar.Palavras-chave: Escola. Relações de gênero. Sociologia.LA ENSEÑANZA DE LA SOCIOLOGÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA PERSPECTIVA DE GÉNERO: las ausencias y silenciosResumenEn este relato de experiencia se analiza la sociología de la educación en la enseñanza secundaria desde la perspectiva de las relaciones de género, basado en la práctica de la enseñanza de campo de entrenamiento en la escuela de Rio Branco em Porto Velho-RO, con los estudiantes de la escuela secundaria de primero y segundo año. Dentro de la experiencia y la observación hecha en el aula, la propuesta es tratar de señalar los elementos que demuestran la necesidad de este tema en el aula y que la ausencia de esto puede generar la reproducción de los prejuicios, la naturalización de la desigualdad de género en la institución educativa. Palabras clave: Escuela. Relaciones de género. Sociología.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/803Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 173-1872317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/803/pdfCopyright (c) 2017 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira de Andrade, Rafael AdemirMenezes, Elisangela Ferreira2017-07-28T07:35:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/803Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2017-07-28T07:35:36Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
title REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
spellingShingle REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Escola- relações de gênero-sociologia.
title_short REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
title_full REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
title_fullStr REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
title_full_unstemmed REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
title_sort REFLETINDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: experiências, currículo e formação docente
author Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
author_facet Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Menezes, Elisangela Ferreira
author_role author
author2 Menezes, Elisangela Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Menezes, Elisangela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola- relações de gênero-sociologia.
topic Escola- relações de gênero-sociologia.
description ResumoO presente relato de experiência pretende discutir o ensino de sociologia no ensino médio dentro da perspectiva das relações de gênero, com base no estágio de prática de ensino realizado na Escola Rio Branco em Porto Velho-RO, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Dentro da vivência e observação realizada em sala de aula, a proposta é buscar apontar elementos que demonstram a necessidade deste tema em sala de aula e que a ausência deste pode gerar a reprodução do preconceito, naturalização da desigualdade de gênero dentro a instituição escolar.Palavras-chave: Escola. Relações de gênero. Sociologia.LA ENSEÑANZA DE LA SOCIOLOGÍA EN LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA PERSPECTIVA DE GÉNERO: las ausencias y silenciosResumenEn este relato de experiencia se analiza la sociología de la educación en la enseñanza secundaria desde la perspectiva de las relaciones de género, basado en la práctica de la enseñanza de campo de entrenamiento en la escuela de Rio Branco em Porto Velho-RO, con los estudiantes de la escuela secundaria de primero y segundo año. Dentro de la experiencia y la observación hecha en el aula, la propuesta es tratar de señalar los elementos que demuestran la necesidad de este tema en el aula y que la ausencia de esto puede generar la reproducción de los prejuicios, la naturalización de la desigualdad de género en la institución educativa. Palabras clave: Escuela. Relaciones de género. Sociología.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/803
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/803/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 6 n. 1 (2017): JAN./ABR. 2017: Dossiê Educação, Sexualidade e Gênero; 173-187
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645376815104