Gênero, sexualidade e diversidade sexual no contexto das políticas públicas educacionais do Estado de São Paulo
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/801 |
Resumo: | Este artigo analisa as ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que tange as questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual, mapeando as políticas públicas educacionais desenvolvidas entre o ano de 2013 e 2015. Essas políticas decorrem do "II Plano Estadual de Enfrentamento à Homofobia: metas e ações da Secretaria da Educação", que definiu os eixos estratégicos relacionados à temática numa perspectiva de valorização da diferença, situando-a no terreno dos Direitos Humanos, bem como ações para o enfrentamento à discriminação em razão da orientação sexual e de gênero, visando garantir o pleno direito à educação. Cotejamos essas ações frente aos desafios do presente, com vistas à garantia de uma educação de qualidade para todas e todos, bem como a partir deste mapeamento, propomos o desenvolvimento de pesquisas especialmente focadas nos impactos dessas políticas e ressignificações no plano das escolas e seus sujeitos. |
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Gênero, sexualidade e diversidade sexual no contexto das políticas públicas educacionais do Estado de São PauloGêneroSexualidadeEducaçãoCurrículoFormação de ServidoresEste artigo analisa as ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que tange as questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual, mapeando as políticas públicas educacionais desenvolvidas entre o ano de 2013 e 2015. Essas políticas decorrem do "II Plano Estadual de Enfrentamento à Homofobia: metas e ações da Secretaria da Educação", que definiu os eixos estratégicos relacionados à temática numa perspectiva de valorização da diferença, situando-a no terreno dos Direitos Humanos, bem como ações para o enfrentamento à discriminação em razão da orientação sexual e de gênero, visando garantir o pleno direito à educação. Cotejamos essas ações frente aos desafios do presente, com vistas à garantia de uma educação de qualidade para todas e todos, bem como a partir deste mapeamento, propomos o desenvolvimento de pesquisas especialmente focadas nos impactos dessas políticas e ressignificações no plano das escolas e seus sujeitos.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/801Revista Café com Sociologia; v. 7 n. 1 (2018): Jan./abr., 2018; 11-292317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/801/pdfCopyright (c) 2018 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSabatine, Thiago TeixeiraFodra, Sandra Maria2018-07-25T17:25:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/801Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2018-07-25T17:25:10Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
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