Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Neil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899
Resumo: Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural.
id UNIR-3_6841a50cb9f1e464cb9221a0577881c4
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3899
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação InfantilSaberes escolares, diversidad sexual y género en la Educación InfantilKnowledge school, sexual diversity and gender in early Childhood EducationInfância. Sexualidades. Práticas curriculares.Educçaãodiversidade sexual e de gêneroInfancia. Sexualidades. Prácticas curriculares.Childhood. Sexualities. Curriculum practices.Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural.We aim to discuss concerns of educators of child education on sexual and gender diversity. It was used a reflexive process triggered by discussions with these subjects subsidized by the theoretical reference about curriculum, sexuality and gender in the school. Another source comes from an activity carried out in 2009 at a continuing training meeting for professionals of Early Childhood Education in Uberlândia/MG. Strategies such as film analysis, the questions box, wheel conversations among others allowed to prove that the subject is a clear need and the initial and continuous training should cover it as part of a social process, historical and cultural. Se objetivó problematizar inquietudes de educadoras/es de la Educación infantil acerca de la diversidad sexual y de género. Se utilizó de un proceso reflexivo desencadenado por discusiones con esos sujetos subsidiados por el referencial teórico acerca de currículo, la sexualidad y el género en la escuela. Otra fuente proviene de una actividad realizada en el año 2009 en un encuentro de formación continuada para profesionales de la Educación Infantil de Uberlândia/MG. Las estrategias como el análisis de películas, la caja de dudas, la rueda de conversaciones, entre otras han permitido comprobar que la temática es una necesidad manifiesta y la formación inicial y continuada debe abarcarla como parte de un proceso social, histórico y cultural.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/389910.26568/2359-2087.2019.3899EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 134-1542359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899/2923Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Neil2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3899Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
Saberes escolares, diversidad sexual y género en la Educación Infantil
Knowledge school, sexual diversity and gender in early Childhood Education
title Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
spellingShingle Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
Franco, Neil
Infância. Sexualidades. Práticas curriculares.
Educçaão
diversidade sexual e de gênero
Infancia. Sexualidades. Prácticas curriculares.
Childhood. Sexualities. Curriculum practices.
title_short Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
title_full Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
title_fullStr Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
title_full_unstemmed Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
title_sort Saberes escolares, diversidade sexual e gênero na Educação Infantil
author Franco, Neil
author_facet Franco, Neil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Neil
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Sexualidades. Práticas curriculares.
Educçaão
diversidade sexual e de gênero
Infancia. Sexualidades. Prácticas curriculares.
Childhood. Sexualities. Curriculum practices.
topic Infância. Sexualidades. Práticas curriculares.
Educçaão
diversidade sexual e de gênero
Infancia. Sexualidades. Prácticas curriculares.
Childhood. Sexualities. Curriculum practices.
description Objetivou-se problematizar inquietações de educadoras/es da Educação infantil a respeito da diversidade sexual e de gênero. Utilizou-se de um processo reflexivo desencadeado por discussões com esses sujeitos subsidiados pelo referencial teórico acerca de currículo, sexualidade e gênero na escola. Outra fonte provém de uma atividade realizada no ano de 2009 em um encontro de formação continuada para profissionais da Educação Infantil de Uberlândia/MG. Estratégias como a análise de filme, a caixa de dúvidas, roda de conversas, entre outras permitiram comprovar que a temática é uma necessidade manifesta e a formação inicial e continuada deve abrangê-la como parte de um processo social, histórico e cultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899
10.26568/2359-2087.2019.3899
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3899/2923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 134-154
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i15
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542725021696