A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194 |
Resumo: | ResumoEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar a atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialistas da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação conforme Dezin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar nos alunos questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum Mitos acerca da Libras aponta debates importantes através de 05 perguntas norteadoras utilizadas com a finalidade de aprofundar os conceitos de Movimentos Sociais, Cultura Surda e Cidadania aplicados à disciplina de Sociologia na Educação Básica de maneira Interdisciplinar.Palavras-chaves: Movimentos Sociais. Cultura Surda. Educação Básica. AbstractThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Dezin (1978) and Flick (1992). In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Myths about Libras Forum points to important debates through 05 guiding questions with thepurpose of investigate deeper the concepts of Social Movements, Deaf Culture and Citizenship applied at Sociology Discipline on Basics Education through Interdisciplinarity perspective.Keywords: Social movements. Deaf culture. Basic education. |
id |
GPCS-1_a4798ef20f9d0fb8d2fa678d62a5d010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1194 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação BásicaMovimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica.ResumoEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar a atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialistas da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação conforme Dezin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar nos alunos questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum Mitos acerca da Libras aponta debates importantes através de 05 perguntas norteadoras utilizadas com a finalidade de aprofundar os conceitos de Movimentos Sociais, Cultura Surda e Cidadania aplicados à disciplina de Sociologia na Educação Básica de maneira Interdisciplinar.Palavras-chaves: Movimentos Sociais. Cultura Surda. Educação Básica. AbstractThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Dezin (1978) and Flick (1992). In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Myths about Libras Forum points to important debates through 05 guiding questions with thepurpose of investigate deeper the concepts of Social Movements, Deaf Culture and Citizenship applied at Sociology Discipline on Basics Education through Interdisciplinarity perspective.Keywords: Social movements. Deaf culture. Basic education.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020.2317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamasde Sá, Tatiane MilitãoDawes, Tathianna Prado2021-07-29T02:26:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1194Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-07-29T02:26:34Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
title |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
spellingShingle |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas Movimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica. |
title_short |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
title_full |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
title_fullStr |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
title_sort |
A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica |
author |
Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas |
author_facet |
Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas de Sá, Tatiane Militão Dawes, Tathianna Prado |
author_role |
author |
author2 |
de Sá, Tatiane Militão Dawes, Tathianna Prado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas de Sá, Tatiane Militão Dawes, Tathianna Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica. |
topic |
Movimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica. |
description |
ResumoEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar a atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialistas da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação conforme Dezin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar nos alunos questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum Mitos acerca da Libras aponta debates importantes através de 05 perguntas norteadoras utilizadas com a finalidade de aprofundar os conceitos de Movimentos Sociais, Cultura Surda e Cidadania aplicados à disciplina de Sociologia na Educação Básica de maneira Interdisciplinar.Palavras-chaves: Movimentos Sociais. Cultura Surda. Educação Básica. AbstractThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Dezin (1978) and Flick (1992). In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Myths about Libras Forum points to important debates through 05 guiding questions with thepurpose of investigate deeper the concepts of Social Movements, Deaf Culture and Citizenship applied at Sociology Discipline on Basics Education through Interdisciplinarity perspective.Keywords: Social movements. Deaf culture. Basic education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020. 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645768982528 |