A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sá, Tatiane Militão, Dawes, Tathianna Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194
Resumo: ResumoEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar a atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialistas da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação conforme Dezin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar nos alunos questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum Mitos acerca da Libras aponta debates importantes através de 05 perguntas norteadoras utilizadas com a finalidade de aprofundar os conceitos de Movimentos Sociais, Cultura Surda e Cidadania aplicados à disciplina de Sociologia na Educação Básica de maneira Interdisciplinar.Palavras-chaves: Movimentos Sociais. Cultura Surda. Educação Básica. AbstractThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Dezin (1978) and Flick (1992). In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Myths about Libras Forum points to important debates through 05 guiding questions with thepurpose of investigate deeper the concepts of Social Movements, Deaf Culture and Citizenship applied at Sociology Discipline on Basics Education through Interdisciplinarity perspective.Keywords: Social movements. Deaf culture. Basic education.
id GPCS-1_a4798ef20f9d0fb8d2fa678d62a5d010
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1194
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação BásicaMovimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica.ResumoEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar a atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialistas da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação conforme Dezin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar nos alunos questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum Mitos acerca da Libras aponta debates importantes através de 05 perguntas norteadoras utilizadas com a finalidade de aprofundar os conceitos de Movimentos Sociais, Cultura Surda e Cidadania aplicados à disciplina de Sociologia na Educação Básica de maneira Interdisciplinar.Palavras-chaves: Movimentos Sociais. Cultura Surda. Educação Básica. AbstractThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Dezin (1978) and Flick (1992). In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Myths about Libras Forum points to important debates through 05 guiding questions with thepurpose of investigate deeper the concepts of Social Movements, Deaf Culture and Citizenship applied at Sociology Discipline on Basics Education through Interdisciplinarity perspective.Keywords: Social movements. Deaf culture. Basic education.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020.2317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamasde Sá, Tatiane MilitãoDawes, Tathianna Prado2021-07-29T02:26:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1194Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-07-29T02:26:34Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
title A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
spellingShingle A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
Movimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica.
title_short A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
title_full A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
title_fullStr A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
title_full_unstemmed A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
title_sort A importância da discussão dos Movimentos Sociais e Cultura Surda no Currículo da Educação Básica
author Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
author_facet Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
de Sá, Tatiane Militão
Dawes, Tathianna Prado
author_role author
author2 de Sá, Tatiane Militão
Dawes, Tathianna Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
de Sá, Tatiane Militão
Dawes, Tathianna Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica.
topic Movimentos Sociais. Cultura surda. Educação Básica.
description ResumoEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar a atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialistas da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação conforme Dezin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar nos alunos questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum Mitos acerca da Libras aponta debates importantes através de 05 perguntas norteadoras utilizadas com a finalidade de aprofundar os conceitos de Movimentos Sociais, Cultura Surda e Cidadania aplicados à disciplina de Sociologia na Educação Básica de maneira Interdisciplinar.Palavras-chaves: Movimentos Sociais. Cultura Surda. Educação Básica. AbstractThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Dezin (1978) and Flick (1992). In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Myths about Libras Forum points to important debates through 05 guiding questions with thepurpose of investigate deeper the concepts of Social Movements, Deaf Culture and Citizenship applied at Sociology Discipline on Basics Education through Interdisciplinarity perspective.Keywords: Social movements. Deaf culture. Basic education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1194/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020.
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645768982528