A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21849
Resumo: Este trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar as atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialista da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação, conforme Denzin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar no aluno questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum mitos da Libras aponta debates importantes através de 5 perguntas norteadoras: 1. A língua de sinais é uma mistura de mímica e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos? 2. Só há uma língua de sinais que é universal e usada por todas pessoas surdas? 3. A língua de sinais é subordinada, derivada e inferior às línguas orais? 4. A língua de sinais é um sistema de comunicação superficial, com conteúdo limitado, sendo estética e expressiva? 5. A língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea de ouvintes? Para aprofundar temáticas sobre movimentos sociais e cultura surda aplicados à disciplina de Sociologia de maneira transdisciplinar, pois as atividades apresentadas ao aluno na Educação Básica colabora com pesquisas anteriores e contribui para expandir a autonomia frente a própria aprendizagem
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