GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Souza, Fabrício Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/690
Resumo: Sabemos que um dos fatores associados à qualidade da educação se refere a gestão da escola e dos sistemas de ensino, em especial, quando se trata da qualidade social intrinsecamente vinculada ao processo de democratização do acesso à educação pública. O processo de democratização do acesso à educação pública nas últimas décadas se acentuou com a democratização da própria sociedade brasileira, e a democratização do acesso a níveis mais elevados de escolarização se confirmou como uma estratégia, que favorece a ascensão social e melhores oportunidades de empregabilidade. Pretendemos investigar a situação da gestão democrática nas escolas fluminenses, focalizando os conselhos escolares como instância de construção e fortalecimento da democratização da gestão e da participação comunitária na vida escolar, entretanto, o foco será o processo de instalação dos conselhos escolares nas escolas municipais de Seropédica e de Nova Iguaçu, discutindo e investigando propostas e impactos das políticas educacionais. A metodologia desenvolvida focaliza a análise da política educacional, no âmbito federal, estadual e municipal e seus impactos na democratização da gestão no setor educacional. A abordagem é qualitativa, no que se refere à análise dos dados, e também foi utilizado instrumento como entrevistas com os articuladores do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (GAFCE) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) dos municípios investigados, além das direções das escolas com conselhos implantados. A observação de campo nas escolas e reuniões, assim como do processo de escolha dos conselheiros.Palavras-Chave: Gestão democrática. Conselhos escolares. Democracia. Gestão participativa.DEMOCRATIC MANAGEMENT AND SCHOOL COUNCILS:Possibilities for Building Collective Participation in Public Schools FluminenseAbstractWe know that one of the factors associated with the quality of education refers to school management and education systems, especially when it comes to the social quality intrinsically linked to the process of democratization of access to public education. The process of democratizing access to public education in the last decades has been accentuated by the democratization of Brazilian society itself, and the democratization of access to higher levels of schooling has been confirmed as a strategy that favors social advancement and better opportunities for employability. We intend to investigate the situation of democratic management in the schools of Rio de Janeiro, focusing the school councils as an instance of building and strengthening the democratization of management and community participation in school life, however, the focus will be the process of setting up school councils in the municipal schools of Seropédica and Of Nova Iguaçu, discussing and investigating proposals and impacts of educational policies. The methodology developed focuses on the analysis of educational policy at the federal, state and municipal levels and its impacts on the democratization of management in the educational sector. The approach is qualitative, as far as data analysis is concerned, and it was also used as interviews with the articulators of the Articulator Group for Strengthening the School Council (GAFCE) and the Municipal Department of Education (SME) of the municipalities investigated, besides the Directions of schools with implanted advice. Field observation in schools and meetings, as well as the process of choosing counselorsKeyword: Democratic management. School Councils. Democratic. Participatory management.
id GPCS-1_b8736f86c048124503b84ffa42b4ebb8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/690
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense1.Gestão democrática2. Conselhos escolares3. Democracia e 4.Gestão participativa.Sabemos que um dos fatores associados à qualidade da educação se refere a gestão da escola e dos sistemas de ensino, em especial, quando se trata da qualidade social intrinsecamente vinculada ao processo de democratização do acesso à educação pública. O processo de democratização do acesso à educação pública nas últimas décadas se acentuou com a democratização da própria sociedade brasileira, e a democratização do acesso a níveis mais elevados de escolarização se confirmou como uma estratégia, que favorece a ascensão social e melhores oportunidades de empregabilidade. Pretendemos investigar a situação da gestão democrática nas escolas fluminenses, focalizando os conselhos escolares como instância de construção e fortalecimento da democratização da gestão e da participação comunitária na vida escolar, entretanto, o foco será o processo de instalação dos conselhos escolares nas escolas municipais de Seropédica e de Nova Iguaçu, discutindo e investigando propostas e impactos das políticas educacionais. A metodologia desenvolvida focaliza a análise da política educacional, no âmbito federal, estadual e municipal e seus impactos na democratização da gestão no setor educacional. A abordagem é qualitativa, no que se refere à análise dos dados, e também foi utilizado instrumento como entrevistas com os articuladores do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (GAFCE) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) dos municípios investigados, além das direções das escolas com conselhos implantados. A observação de campo nas escolas e reuniões, assim como do processo de escolha dos conselheiros.Palavras-Chave: Gestão democrática. Conselhos escolares. Democracia. Gestão participativa.DEMOCRATIC MANAGEMENT AND SCHOOL COUNCILS:Possibilities for Building Collective Participation in Public Schools FluminenseAbstractWe know that one of the factors associated with the quality of education refers to school management and education systems, especially when it comes to the social quality intrinsically linked to the process of democratization of access to public education. The process of democratizing access to public education in the last decades has been accentuated by the democratization of Brazilian society itself, and the democratization of access to higher levels of schooling has been confirmed as a strategy that favors social advancement and better opportunities for employability. We intend to investigate the situation of democratic management in the schools of Rio de Janeiro, focusing the school councils as an instance of building and strengthening the democratization of management and community participation in school life, however, the focus will be the process of setting up school councils in the municipal schools of Seropédica and Of Nova Iguaçu, discussing and investigating proposals and impacts of educational policies. The methodology developed focuses on the analysis of educational policy at the federal, state and municipal levels and its impacts on the democratization of management in the educational sector. The approach is qualitative, as far as data analysis is concerned, and it was also used as interviews with the articulators of the Articulator Group for Strengthening the School Council (GAFCE) and the Municipal Department of Education (SME) of the municipalities investigated, besides the Directions of schools with implanted advice. Field observation in schools and meetings, as well as the process of choosing counselorsKeyword: Democratic management. School Councils. Democratic. Participatory management.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/690Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 108-1212317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/690/pdfCopyright (c) 2016 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Souza, Fabrício Antonio2016-12-26T19:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/690Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-12-26T19:28:30Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
title GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
spellingShingle GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
De Souza, Fabrício Antonio
1.Gestão democrática
2. Conselhos escolares
3. Democracia e 4.Gestão participativa.
title_short GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
title_full GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
title_fullStr GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
title_full_unstemmed GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
title_sort GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHOS ESCOLARES: Possibilidades de Construção da Participação Coletiva nas Escolas Públicas Fluminense
author De Souza, Fabrício Antonio
author_facet De Souza, Fabrício Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Souza, Fabrício Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv 1.Gestão democrática
2. Conselhos escolares
3. Democracia e 4.Gestão participativa.
topic 1.Gestão democrática
2. Conselhos escolares
3. Democracia e 4.Gestão participativa.
description Sabemos que um dos fatores associados à qualidade da educação se refere a gestão da escola e dos sistemas de ensino, em especial, quando se trata da qualidade social intrinsecamente vinculada ao processo de democratização do acesso à educação pública. O processo de democratização do acesso à educação pública nas últimas décadas se acentuou com a democratização da própria sociedade brasileira, e a democratização do acesso a níveis mais elevados de escolarização se confirmou como uma estratégia, que favorece a ascensão social e melhores oportunidades de empregabilidade. Pretendemos investigar a situação da gestão democrática nas escolas fluminenses, focalizando os conselhos escolares como instância de construção e fortalecimento da democratização da gestão e da participação comunitária na vida escolar, entretanto, o foco será o processo de instalação dos conselhos escolares nas escolas municipais de Seropédica e de Nova Iguaçu, discutindo e investigando propostas e impactos das políticas educacionais. A metodologia desenvolvida focaliza a análise da política educacional, no âmbito federal, estadual e municipal e seus impactos na democratização da gestão no setor educacional. A abordagem é qualitativa, no que se refere à análise dos dados, e também foi utilizado instrumento como entrevistas com os articuladores do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (GAFCE) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) dos municípios investigados, além das direções das escolas com conselhos implantados. A observação de campo nas escolas e reuniões, assim como do processo de escolha dos conselheiros.Palavras-Chave: Gestão democrática. Conselhos escolares. Democracia. Gestão participativa.DEMOCRATIC MANAGEMENT AND SCHOOL COUNCILS:Possibilities for Building Collective Participation in Public Schools FluminenseAbstractWe know that one of the factors associated with the quality of education refers to school management and education systems, especially when it comes to the social quality intrinsically linked to the process of democratization of access to public education. The process of democratizing access to public education in the last decades has been accentuated by the democratization of Brazilian society itself, and the democratization of access to higher levels of schooling has been confirmed as a strategy that favors social advancement and better opportunities for employability. We intend to investigate the situation of democratic management in the schools of Rio de Janeiro, focusing the school councils as an instance of building and strengthening the democratization of management and community participation in school life, however, the focus will be the process of setting up school councils in the municipal schools of Seropédica and Of Nova Iguaçu, discussing and investigating proposals and impacts of educational policies. The methodology developed focuses on the analysis of educational policy at the federal, state and municipal levels and its impacts on the democratization of management in the educational sector. The approach is qualitative, as far as data analysis is concerned, and it was also used as interviews with the articulators of the Articulator Group for Strengthening the School Council (GAFCE) and the Municipal Department of Education (SME) of the municipalities investigated, besides the Directions of schools with implanted advice. Field observation in schools and meetings, as well as the process of choosing counselorsKeyword: Democratic management. School Councils. Democratic. Participatory management.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/690
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/690/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 108-121
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645017153536