Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498 |
Resumo: | Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero. |
id |
GPCS-1_bfa1ca46282695a9cdf546c923bab23c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/498 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências SociaisCiências Sociais. Educação. Relações de Gênero.Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 25-342317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498/pdf_1Izoton, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/498Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
title |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
spellingShingle |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais Izoton, Roberto Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero. |
title_short |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
title_full |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
title_fullStr |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
title_full_unstemmed |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
title_sort |
Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais |
author |
Izoton, Roberto |
author_facet |
Izoton, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izoton, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero. |
topic |
Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero. |
description |
Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 25-34 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644923830273 |