Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izoton, Roberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498
Resumo: Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero.
id GPCS-1_bfa1ca46282695a9cdf546c923bab23c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/498
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências SociaisCiências Sociais. Educação. Relações de Gênero.Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 25-342317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498/pdf_1Izoton, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/498Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:54Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
title Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
spellingShingle Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
Izoton, Roberto
Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero.
title_short Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
title_full Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
title_fullStr Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
title_full_unstemmed Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
title_sort Trabalhando as relações de gênero na Educação Infantil: uma contribuição das práticas de Filosofia e Ciências Sociais
author Izoton, Roberto
author_facet Izoton, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Izoton, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero.
topic Ciências Sociais. Educação. Relações de Gênero.
description Este texto apresenta a experiência docente realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom José Mauro Pereira Bastos, no primeiro trimestre letivo do ano de 2013, em que discuti com os alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e em uma turma de 5 anos da Educação Infantil o tema das relações de gênero. O projeto Relações de Gênero foi desenvolvido dentro das atividades das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Tais práticas também são objeto desse texto. O projeto, a partir da distinção entre sexo (dado biológico) e gênero (dado social), pretendeu discutir com as crianças sobre a construção dos papéis de gênero, levando-os a refletir sobre o seu caráter de construção social, além de desconstruir o sexismo e o machismo que ainda impera sobre as relações de gênero, bem como contribuir para o empoderamento das meninas, mostrando que suas aspirações profissionais não dependem de sua identidade de gênero.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/498/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 2 (2015): mai./jul. 2015. Dossiê Ensino de Antropologia; 25-34
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644923830273