ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Basto, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675
Resumo: Olhar, ouvir e escrever, esta foi a proposta deste trabalho de observação de aulas do ensino da disciplina de Sociologia em uma escola da rede pública do município de Porto Velho, ação realizada como parte curricular da obtenção da licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo foi analisar o comportamento de professores e alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar se os professores fazem uso dos conhecimentos gerais de disciplinas da formação pedagógica, em especial da psicologia da educação, que à priori foram adquiridos durante o período de graduação, objetivando transformar esse processo em um trâmite com maior possibilidade de aprendizagem do professor e aluno e constante preparação de ambos para a vida profissional e para a cidadania. A metodologia desta pesquisa consiste na análise conceitual de análises da Psicologia da Educação em relação a prática docente no ensino de Sociologia, buscando aproximar a prática das possibilidades de reflexão orientadas pela própria percepção dos autores do trabalho, objetivando realizar um relato de experiência dos processos formativos de Licenciatura em Ciências Sociais.Palavras-chave: Estágio. Ensino. Sociologia. Psicologia da Educação.SUPERVISED INTERNSHIP IN SOCIOLOGY TEACHING: note guided by educational psychologyAbstractLook, listen and write, this was the purpose of this work of observation of teaching sociology discipline classes at a public school in the city of Porto Velho, action taken as a curricular part of obtaining a degree in Social Sciences at the Federal University of Rondonia. The objective was to analyze the teachers and students behavior against the teaching-learning process and evaluate whether teachers make use of general knowledge of pedagogical training disciplines, especially the educational psychology that a priori were acquired during the graduation period, aiming to turn this process into a proceeding with greater possibility of the teacher and student learning and constant preparation both for employment and for citizenship. The methodology of this research is in the conceptual analysis of Psychology analyzes of Education in relation to teaching practice in teaching sociology, seeking to approach the practice of reflection possibilities guided by the perception of the authors aiming to achieve a experience report of the formative process of Degree in Social Sciences.Key-Words: internship. Teaching. Sociology. Educational psychology.
id GPCS-1_cfe82884c1c3acd3c7126ca76ff5f14e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docenteestágioensinoSociologiaPsicologia da EducaçãoOlhar, ouvir e escrever, esta foi a proposta deste trabalho de observação de aulas do ensino da disciplina de Sociologia em uma escola da rede pública do município de Porto Velho, ação realizada como parte curricular da obtenção da licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo foi analisar o comportamento de professores e alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar se os professores fazem uso dos conhecimentos gerais de disciplinas da formação pedagógica, em especial da psicologia da educação, que à priori foram adquiridos durante o período de graduação, objetivando transformar esse processo em um trâmite com maior possibilidade de aprendizagem do professor e aluno e constante preparação de ambos para a vida profissional e para a cidadania. A metodologia desta pesquisa consiste na análise conceitual de análises da Psicologia da Educação em relação a prática docente no ensino de Sociologia, buscando aproximar a prática das possibilidades de reflexão orientadas pela própria percepção dos autores do trabalho, objetivando realizar um relato de experiência dos processos formativos de Licenciatura em Ciências Sociais.Palavras-chave: Estágio. Ensino. Sociologia. Psicologia da Educação.SUPERVISED INTERNSHIP IN SOCIOLOGY TEACHING: note guided by educational psychologyAbstractLook, listen and write, this was the purpose of this work of observation of teaching sociology discipline classes at a public school in the city of Porto Velho, action taken as a curricular part of obtaining a degree in Social Sciences at the Federal University of Rondonia. The objective was to analyze the teachers and students behavior against the teaching-learning process and evaluate whether teachers make use of general knowledge of pedagogical training disciplines, especially the educational psychology that a priori were acquired during the graduation period, aiming to turn this process into a proceeding with greater possibility of the teacher and student learning and constant preparation both for employment and for citizenship. The methodology of this research is in the conceptual analysis of Psychology analyzes of Education in relation to teaching practice in teaching sociology, seeking to approach the practice of reflection possibilities guided by the perception of the authors aiming to achieve a experience report of the formative process of Degree in Social Sciences.Key-Words: internship. Teaching. Sociology. Educational psychology.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 70-832317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675/pdfCopyright (c) 2016 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira de Andrade, Rafael AdemirBasto, Eliane2016-12-26T19:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-12-26T19:28:30Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
estágio
ensino
Sociologia
Psicologia da Educação
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
author Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
author_facet Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Basto, Eliane
author_role author
author2 Basto, Eliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira de Andrade, Rafael Ademir
Basto, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
ensino
Sociologia
Psicologia da Educação
topic estágio
ensino
Sociologia
Psicologia da Educação
description Olhar, ouvir e escrever, esta foi a proposta deste trabalho de observação de aulas do ensino da disciplina de Sociologia em uma escola da rede pública do município de Porto Velho, ação realizada como parte curricular da obtenção da licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo foi analisar o comportamento de professores e alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar se os professores fazem uso dos conhecimentos gerais de disciplinas da formação pedagógica, em especial da psicologia da educação, que à priori foram adquiridos durante o período de graduação, objetivando transformar esse processo em um trâmite com maior possibilidade de aprendizagem do professor e aluno e constante preparação de ambos para a vida profissional e para a cidadania. A metodologia desta pesquisa consiste na análise conceitual de análises da Psicologia da Educação em relação a prática docente no ensino de Sociologia, buscando aproximar a prática das possibilidades de reflexão orientadas pela própria percepção dos autores do trabalho, objetivando realizar um relato de experiência dos processos formativos de Licenciatura em Ciências Sociais.Palavras-chave: Estágio. Ensino. Sociologia. Psicologia da Educação.SUPERVISED INTERNSHIP IN SOCIOLOGY TEACHING: note guided by educational psychologyAbstractLook, listen and write, this was the purpose of this work of observation of teaching sociology discipline classes at a public school in the city of Porto Velho, action taken as a curricular part of obtaining a degree in Social Sciences at the Federal University of Rondonia. The objective was to analyze the teachers and students behavior against the teaching-learning process and evaluate whether teachers make use of general knowledge of pedagogical training disciplines, especially the educational psychology that a priori were acquired during the graduation period, aiming to turn this process into a proceeding with greater possibility of the teacher and student learning and constant preparation both for employment and for citizenship. The methodology of this research is in the conceptual analysis of Psychology analyzes of Education in relation to teaching practice in teaching sociology, seeking to approach the practice of reflection possibilities guided by the perception of the authors aiming to achieve a experience report of the formative process of Degree in Social Sciences.Key-Words: internship. Teaching. Sociology. Educational psychology.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 70-83
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645005619200