ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675 |
Resumo: | Olhar, ouvir e escrever, esta foi a proposta deste trabalho de observação de aulas do ensino da disciplina de Sociologia em uma escola da rede pública do município de Porto Velho, ação realizada como parte curricular da obtenção da licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo foi analisar o comportamento de professores e alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar se os professores fazem uso dos conhecimentos gerais de disciplinas da formação pedagógica, em especial da psicologia da educação, que à priori foram adquiridos durante o período de graduação, objetivando transformar esse processo em um trâmite com maior possibilidade de aprendizagem do professor e aluno e constante preparação de ambos para a vida profissional e para a cidadania. A metodologia desta pesquisa consiste na análise conceitual de análises da Psicologia da Educação em relação a prática docente no ensino de Sociologia, buscando aproximar a prática das possibilidades de reflexão orientadas pela própria percepção dos autores do trabalho, objetivando realizar um relato de experiência dos processos formativos de Licenciatura em Ciências Sociais.Palavras-chave: Estágio. Ensino. Sociologia. Psicologia da Educação.SUPERVISED INTERNSHIP IN SOCIOLOGY TEACHING: note guided by educational psychologyAbstractLook, listen and write, this was the purpose of this work of observation of teaching sociology discipline classes at a public school in the city of Porto Velho, action taken as a curricular part of obtaining a degree in Social Sciences at the Federal University of Rondonia. The objective was to analyze the teachers and students behavior against the teaching-learning process and evaluate whether teachers make use of general knowledge of pedagogical training disciplines, especially the educational psychology that a priori were acquired during the graduation period, aiming to turn this process into a proceeding with greater possibility of the teacher and student learning and constant preparation both for employment and for citizenship. The methodology of this research is in the conceptual analysis of Psychology analyzes of Education in relation to teaching practice in teaching sociology, seeking to approach the practice of reflection possibilities guided by the perception of the authors aiming to achieve a experience report of the formative process of Degree in Social Sciences.Key-Words: internship. Teaching. Sociology. Educational psychology. |
id |
GPCS-1_cfe82884c1c3acd3c7126ca76ff5f14e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docenteestágioensinoSociologiaPsicologia da EducaçãoOlhar, ouvir e escrever, esta foi a proposta deste trabalho de observação de aulas do ensino da disciplina de Sociologia em uma escola da rede pública do município de Porto Velho, ação realizada como parte curricular da obtenção da licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo foi analisar o comportamento de professores e alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar se os professores fazem uso dos conhecimentos gerais de disciplinas da formação pedagógica, em especial da psicologia da educação, que à priori foram adquiridos durante o período de graduação, objetivando transformar esse processo em um trâmite com maior possibilidade de aprendizagem do professor e aluno e constante preparação de ambos para a vida profissional e para a cidadania. A metodologia desta pesquisa consiste na análise conceitual de análises da Psicologia da Educação em relação a prática docente no ensino de Sociologia, buscando aproximar a prática das possibilidades de reflexão orientadas pela própria percepção dos autores do trabalho, objetivando realizar um relato de experiência dos processos formativos de Licenciatura em Ciências Sociais.Palavras-chave: Estágio. Ensino. Sociologia. Psicologia da Educação.SUPERVISED INTERNSHIP IN SOCIOLOGY TEACHING: note guided by educational psychologyAbstractLook, listen and write, this was the purpose of this work of observation of teaching sociology discipline classes at a public school in the city of Porto Velho, action taken as a curricular part of obtaining a degree in Social Sciences at the Federal University of Rondonia. The objective was to analyze the teachers and students behavior against the teaching-learning process and evaluate whether teachers make use of general knowledge of pedagogical training disciplines, especially the educational psychology that a priori were acquired during the graduation period, aiming to turn this process into a proceeding with greater possibility of the teacher and student learning and constant preparation both for employment and for citizenship. The methodology of this research is in the conceptual analysis of Psychology analyzes of Education in relation to teaching practice in teaching sociology, seeking to approach the practice of reflection possibilities guided by the perception of the authors aiming to achieve a experience report of the formative process of Degree in Social Sciences.Key-Words: internship. Teaching. Sociology. Educational psychology.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 70-832317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675/pdfCopyright (c) 2016 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira de Andrade, Rafael AdemirBasto, Eliane2016-12-26T19:28:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/675Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-12-26T19:28:30Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente Oliveira de Andrade, Rafael Ademir estágio ensino Sociologia Psicologia da Educação |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA: observação da formação e prática docente |
author |
Oliveira de Andrade, Rafael Ademir |
author_facet |
Oliveira de Andrade, Rafael Ademir Basto, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Basto, Eliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira de Andrade, Rafael Ademir Basto, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio ensino Sociologia Psicologia da Educação |
topic |
estágio ensino Sociologia Psicologia da Educação |
description |
Olhar, ouvir e escrever, esta foi a proposta deste trabalho de observação de aulas do ensino da disciplina de Sociologia em uma escola da rede pública do município de Porto Velho, ação realizada como parte curricular da obtenção da licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Rondônia. O objetivo foi analisar o comportamento de professores e alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar se os professores fazem uso dos conhecimentos gerais de disciplinas da formação pedagógica, em especial da psicologia da educação, que à priori foram adquiridos durante o período de graduação, objetivando transformar esse processo em um trâmite com maior possibilidade de aprendizagem do professor e aluno e constante preparação de ambos para a vida profissional e para a cidadania. A metodologia desta pesquisa consiste na análise conceitual de análises da Psicologia da Educação em relação a prática docente no ensino de Sociologia, buscando aproximar a prática das possibilidades de reflexão orientadas pela própria percepção dos autores do trabalho, objetivando realizar um relato de experiência dos processos formativos de Licenciatura em Ciências Sociais.Palavras-chave: Estágio. Ensino. Sociologia. Psicologia da Educação.SUPERVISED INTERNSHIP IN SOCIOLOGY TEACHING: note guided by educational psychologyAbstractLook, listen and write, this was the purpose of this work of observation of teaching sociology discipline classes at a public school in the city of Porto Velho, action taken as a curricular part of obtaining a degree in Social Sciences at the Federal University of Rondonia. The objective was to analyze the teachers and students behavior against the teaching-learning process and evaluate whether teachers make use of general knowledge of pedagogical training disciplines, especially the educational psychology that a priori were acquired during the graduation period, aiming to turn this process into a proceeding with greater possibility of the teacher and student learning and constant preparation both for employment and for citizenship. The methodology of this research is in the conceptual analysis of Psychology analyzes of Education in relation to teaching practice in teaching sociology, seeking to approach the practice of reflection possibilities guided by the perception of the authors aiming to achieve a experience report of the formative process of Degree in Social Sciences.Key-Words: internship. Teaching. Sociology. Educational psychology. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/675/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 5 n. 3 (2016): Ago./Dez. 2016; 70-83 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645005619200 |