O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_15a738e7b3104abf78845577f21219cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168622 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivasEstágio obrigatório.Licenciaturas.Ensino de Sociologia.Teoria sociológicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho traz o relato de experiência de ensino sobre Política no estágio obrigatório de Sociologia, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, a partir da aplicação, como princípios epistemológicos norteadores, de três conceitos canônicos das Ciências Sociais, “objetividade” (objektivität), de Max Weber; “imaginação sociológica” (sociological imagination), de Charles W. Mills; e “reflexividade” (réflexivité), de Pierre Bourdieu. Estes três conceitos orientaram a experiência de ensino sobre política dentro da disciplina de sociologia, no Ensino Médio. Para Pierre Bourdieu (2004b), o conhecimento a cerca de um objeto através da sociologia depende de um “olhar sociológico”, ou de uma “reflexividade reflexiva”. Ou seja, o cientista pesquisador deve voltar-se a si mesmo e compreender de qual lugar dentro do campo de disputas simbólicas está observando e produzindo suas narrativas e tentando fazer-se compreendido. Uma vez que o objeto formal da sociologia é o próprio campo onde se projetam os fenômenos sociais – de forma que seus pesquisadores também estão inseridos no objeto –, a “dupla reflexividade” seria, então, um instrumento de autorreflexão do pesquisador perante seu objeto e seus pesquisados.A proposta de ensino, ou explicação, dos fenômenos sociais dentro de uma disciplina de Sociologia – e a partir destas três perspectivas teóricas – está, portanto, baseada no estímulo à objetivação, ao estranhamento, bem como à dupla reflexão a cerca de tais fenômenos. Pretendo, neste trabalho, construir uma narrativa acerca da minha experiência de estágio, compartilhando os sucessos e as frustrações destas escolhas metodológicas, com o intuito de pensar os caminhos da construção adequada de objBrunetta, Antônio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Márcio José Rosa de2016-09-26T18:13:44Z2016-09-26T18:13:44Z2016-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.text/htmlhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T18:13:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-26T18:13:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
title |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
spellingShingle |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas Carvalho, Márcio José Rosa de Estágio obrigatório. Licenciaturas. Ensino de Sociologia. Teoria sociológica |
title_short |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
title_full |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
title_fullStr |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
title_full_unstemmed |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
title_sort |
O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas |
author |
Carvalho, Márcio José Rosa de |
author_facet |
Carvalho, Márcio José Rosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brunetta, Antônio Alberto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Márcio José Rosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio obrigatório. Licenciaturas. Ensino de Sociologia. Teoria sociológica |
topic |
Estágio obrigatório. Licenciaturas. Ensino de Sociologia. Teoria sociológica |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-26T18:13:44Z 2016-09-26T18:13:44Z 2016-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
60 f. text/html |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045850247168 |