O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcio José Rosa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_15a738e7b3104abf78845577f21219cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168622
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivasEstágio obrigatório.Licenciaturas.Ensino de Sociologia.Teoria sociológicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho traz o relato de experiência de ensino sobre Política no estágio obrigatório de Sociologia, em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, a partir da aplicação, como princípios epistemológicos norteadores, de três conceitos canônicos das Ciências Sociais, “objetividade” (objektivität), de Max Weber; “imaginação sociológica” (sociological imagination), de Charles W. Mills; e “reflexividade” (réflexivité), de Pierre Bourdieu. Estes três conceitos orientaram a experiência de ensino sobre política dentro da disciplina de sociologia, no Ensino Médio. Para Pierre Bourdieu (2004b), o conhecimento a cerca de um objeto através da sociologia depende de um “olhar sociológico”, ou de uma “reflexividade reflexiva”. Ou seja, o cientista pesquisador deve voltar-se a si mesmo e compreender de qual lugar dentro do campo de disputas simbólicas está observando e produzindo suas narrativas e tentando fazer-se compreendido. Uma vez que o objeto formal da sociologia é o próprio campo onde se projetam os fenômenos sociais – de forma que seus pesquisadores também estão inseridos no objeto –, a “dupla reflexividade” seria, então, um instrumento de autorreflexão do pesquisador perante seu objeto e seus pesquisados.A proposta de ensino, ou explicação, dos fenômenos sociais dentro de uma disciplina de Sociologia – e a partir destas três perspectivas teóricas – está, portanto, baseada no estímulo à objetivação, ao estranhamento, bem como à dupla reflexão a cerca de tais fenômenos. Pretendo, neste trabalho, construir uma narrativa acerca da minha experiência de estágio, compartilhando os sucessos e as frustrações destas escolhas metodológicas, com o intuito de pensar os caminhos da construção adequada de objBrunetta, Antônio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Márcio José Rosa de2016-09-26T18:13:44Z2016-09-26T18:13:44Z2016-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.text/htmlhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T18:13:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-26T18:13:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
title O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
spellingShingle O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
Carvalho, Márcio José Rosa de
Estágio obrigatório.
Licenciaturas.
Ensino de Sociologia.
Teoria sociológica
title_short O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
title_full O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
title_fullStr O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
title_full_unstemmed O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
title_sort O uso de conceitos canônicos de teoria sociológica como princípios norteadores do estágio obrigatório de sociologia no ensino médio: uma narrativa subjetiva sobre práticas objetivas
author Carvalho, Márcio José Rosa de
author_facet Carvalho, Márcio José Rosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunetta, Antônio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcio José Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio obrigatório.
Licenciaturas.
Ensino de Sociologia.
Teoria sociológica
topic Estágio obrigatório.
Licenciaturas.
Ensino de Sociologia.
Teoria sociológica
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26T18:13:44Z
2016-09-26T18:13:44Z
2016-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
text/html
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652045850247168