A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema de investigação o debate micro/macro, característico da sociologia contemporânea, partindo das obras de Pierre Bourdieu e Jurgen Habermas, com enfoque específico no campo educacional. A pesquisa justifica-se no sentido de produzir um trabalho comparativo que busque descrever, interpretar e correlacionar os significados sociológicos dos conceitos de habitus/campos na teoria social de Pierre Bourdieu e de ação comunicativa/ação instrumental na teoria social de Jurgen Habermas, no que diz respeito às suas análises da educação, partindo da seguinte pergunta: como a relação micro/macro ou individual/coletivo é operacionalizada por Bourdieu e Habermas no contexto da questão da educação? A metodologia utilizada é a investigação bibliográfica com as análises pautadas no método comparativo, a partir da abordagem da sociologia da educação. Analisou-se a trajetória e desenvolvimento do pensamento dos autores; fez-se uma descrição dos conceitos de habitus/campos e ação comunicativa/ação instrumental; e verificou-se a forma de aplicação destes conceitos nos objetos relacionados à educação. |
id |
GPCS-1_dc58e1afc81282aba6d588e06d341c09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/119 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas)Sociologia da EducaçãoPierre BourdieuJurgen HabermasO presente estudo tem como tema de investigação o debate micro/macro, característico da sociologia contemporânea, partindo das obras de Pierre Bourdieu e Jurgen Habermas, com enfoque específico no campo educacional. A pesquisa justifica-se no sentido de produzir um trabalho comparativo que busque descrever, interpretar e correlacionar os significados sociológicos dos conceitos de habitus/campos na teoria social de Pierre Bourdieu e de ação comunicativa/ação instrumental na teoria social de Jurgen Habermas, no que diz respeito às suas análises da educação, partindo da seguinte pergunta: como a relação micro/macro ou individual/coletivo é operacionalizada por Bourdieu e Habermas no contexto da questão da educação? A metodologia utilizada é a investigação bibliográfica com as análises pautadas no método comparativo, a partir da abordagem da sociologia da educação. Analisou-se a trajetória e desenvolvimento do pensamento dos autores; fez-se uma descrição dos conceitos de habitus/campos e ação comunicativa/ação instrumental; e verificou-se a forma de aplicação destes conceitos nos objetos relacionados à educação.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 91-1022317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119/pdfOtto, Francieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/119Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
title |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
spellingShingle |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) Otto, Franciele Sociologia da Educação Pierre Bourdieu Jurgen Habermas |
title_short |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
title_full |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
title_fullStr |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
title_full_unstemmed |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
title_sort |
A problemática micro/macro na Sociologia da Educação: um estudo comparativo entre as noções de habitus/campos (Bourdieu) e ação comunicativa/ação instrumental (Habermas) |
author |
Otto, Franciele |
author_facet |
Otto, Franciele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otto, Franciele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da Educação Pierre Bourdieu Jurgen Habermas |
topic |
Sociologia da Educação Pierre Bourdieu Jurgen Habermas |
description |
O presente estudo tem como tema de investigação o debate micro/macro, característico da sociologia contemporânea, partindo das obras de Pierre Bourdieu e Jurgen Habermas, com enfoque específico no campo educacional. A pesquisa justifica-se no sentido de produzir um trabalho comparativo que busque descrever, interpretar e correlacionar os significados sociológicos dos conceitos de habitus/campos na teoria social de Pierre Bourdieu e de ação comunicativa/ação instrumental na teoria social de Jurgen Habermas, no que diz respeito às suas análises da educação, partindo da seguinte pergunta: como a relação micro/macro ou individual/coletivo é operacionalizada por Bourdieu e Habermas no contexto da questão da educação? A metodologia utilizada é a investigação bibliográfica com as análises pautadas no método comparativo, a partir da abordagem da sociologia da educação. Analisou-se a trajetória e desenvolvimento do pensamento dos autores; fez-se uma descrição dos conceitos de habitus/campos e ação comunicativa/ação instrumental; e verificou-se a forma de aplicação destes conceitos nos objetos relacionados à educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/119/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 1 (2014): jan./abr. 2014. Dossiê Ensino de Sociologia; 91-102 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644448825344 |