Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Raphaella Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Adelson Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275
Resumo: O objetivo deste texto é oferecer uma contribuição às discussões sobre o Ensino de Sociologia a partir das narrativas de seis jovens estudantes sobre suas experiências com a disciplina Sociologia. Trazemos aqui uma discussão sobre as experiências narradas de seis jovens estudantes de Ensino Médio com a disciplina Sociologia. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e da investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002), cujo conteúdo foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Como principais resultados temos que as experiências desses jovens com a disciplina Sociologia, apesar de nem sempre se mostrarem significativas, aparecem em forma de reconhecimento da importância da disciplina para a compreensão da vida em sociedade e da própria Juventude enquanto representação sociocultural e enquanto situação social, que diz das situações vividas em comum pelos indivíduos como a “classe social, estrato, etnia, religião, mundo urbano ou rural, gênero, etc.” (GROPPO, 2000, p. 15). Desse modo, encontramos uma necessidade de aproximação e diálogo entre as Juventudes e o Ensino de Sociologia para que esta disciplina possibilite experiências com sentido para a vida dos jovens estudantes.
id GPCS-1_e59b395733a277929233af40a211fca0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1275
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessárioNarrativasJuventudesEnsino de Sociologia.O objetivo deste texto é oferecer uma contribuição às discussões sobre o Ensino de Sociologia a partir das narrativas de seis jovens estudantes sobre suas experiências com a disciplina Sociologia. Trazemos aqui uma discussão sobre as experiências narradas de seis jovens estudantes de Ensino Médio com a disciplina Sociologia. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e da investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002), cujo conteúdo foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Como principais resultados temos que as experiências desses jovens com a disciplina Sociologia, apesar de nem sempre se mostrarem significativas, aparecem em forma de reconhecimento da importância da disciplina para a compreensão da vida em sociedade e da própria Juventude enquanto representação sociocultural e enquanto situação social, que diz das situações vividas em comum pelos indivíduos como a “classe social, estrato, etnia, religião, mundo urbano ou rural, gênero, etc.” (GROPPO, 2000, p. 15). Desse modo, encontramos uma necessidade de aproximação e diálogo entre as Juventudes e o Ensino de Sociologia para que esta disciplina possibilite experiências com sentido para a vida dos jovens estudantes.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020.2317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275/539Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Raphaella GonçalvesOliveira, Adelson Dias de2021-07-29T02:26:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1275Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-07-29T02:26:34Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
title Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
spellingShingle Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
Teixeira, Raphaella Gonçalves
Narrativas
Juventudes
Ensino de Sociologia.
title_short Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
title_full Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
title_fullStr Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
title_full_unstemmed Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
title_sort Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
author Teixeira, Raphaella Gonçalves
author_facet Teixeira, Raphaella Gonçalves
Oliveira, Adelson Dias de
author_role author
author2 Oliveira, Adelson Dias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Raphaella Gonçalves
Oliveira, Adelson Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Juventudes
Ensino de Sociologia.
topic Narrativas
Juventudes
Ensino de Sociologia.
description O objetivo deste texto é oferecer uma contribuição às discussões sobre o Ensino de Sociologia a partir das narrativas de seis jovens estudantes sobre suas experiências com a disciplina Sociologia. Trazemos aqui uma discussão sobre as experiências narradas de seis jovens estudantes de Ensino Médio com a disciplina Sociologia. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e da investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002), cujo conteúdo foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Como principais resultados temos que as experiências desses jovens com a disciplina Sociologia, apesar de nem sempre se mostrarem significativas, aparecem em forma de reconhecimento da importância da disciplina para a compreensão da vida em sociedade e da própria Juventude enquanto representação sociocultural e enquanto situação social, que diz das situações vividas em comum pelos indivíduos como a “classe social, estrato, etnia, religião, mundo urbano ou rural, gênero, etc.” (GROPPO, 2000, p. 15). Desse modo, encontramos uma necessidade de aproximação e diálogo entre as Juventudes e o Ensino de Sociologia para que esta disciplina possibilite experiências com sentido para a vida dos jovens estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275/539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020.
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645792051200