Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275 |
Resumo: | O objetivo deste texto é oferecer uma contribuição às discussões sobre o Ensino de Sociologia a partir das narrativas de seis jovens estudantes sobre suas experiências com a disciplina Sociologia. Trazemos aqui uma discussão sobre as experiências narradas de seis jovens estudantes de Ensino Médio com a disciplina Sociologia. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e da investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002), cujo conteúdo foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Como principais resultados temos que as experiências desses jovens com a disciplina Sociologia, apesar de nem sempre se mostrarem significativas, aparecem em forma de reconhecimento da importância da disciplina para a compreensão da vida em sociedade e da própria Juventude enquanto representação sociocultural e enquanto situação social, que diz das situações vividas em comum pelos indivíduos como a “classe social, estrato, etnia, religião, mundo urbano ou rural, gênero, etc.” (GROPPO, 2000, p. 15). Desse modo, encontramos uma necessidade de aproximação e diálogo entre as Juventudes e o Ensino de Sociologia para que esta disciplina possibilite experiências com sentido para a vida dos jovens estudantes. |
id |
GPCS-1_e59b395733a277929233af40a211fca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1275 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessárioNarrativasJuventudesEnsino de Sociologia.O objetivo deste texto é oferecer uma contribuição às discussões sobre o Ensino de Sociologia a partir das narrativas de seis jovens estudantes sobre suas experiências com a disciplina Sociologia. Trazemos aqui uma discussão sobre as experiências narradas de seis jovens estudantes de Ensino Médio com a disciplina Sociologia. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e da investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002), cujo conteúdo foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Como principais resultados temos que as experiências desses jovens com a disciplina Sociologia, apesar de nem sempre se mostrarem significativas, aparecem em forma de reconhecimento da importância da disciplina para a compreensão da vida em sociedade e da própria Juventude enquanto representação sociocultural e enquanto situação social, que diz das situações vividas em comum pelos indivíduos como a “classe social, estrato, etnia, religião, mundo urbano ou rural, gênero, etc.” (GROPPO, 2000, p. 15). Desse modo, encontramos uma necessidade de aproximação e diálogo entre as Juventudes e o Ensino de Sociologia para que esta disciplina possibilite experiências com sentido para a vida dos jovens estudantes.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020.2317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275/539Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Raphaella GonçalvesOliveira, Adelson Dias de2021-07-29T02:26:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1275Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2021-07-29T02:26:34Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
title |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
spellingShingle |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário Teixeira, Raphaella Gonçalves Narrativas Juventudes Ensino de Sociologia. |
title_short |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
title_full |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
title_fullStr |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
title_full_unstemmed |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
title_sort |
Juventudes e Ensino de Sociologia: : um diálogo necessário |
author |
Teixeira, Raphaella Gonçalves |
author_facet |
Teixeira, Raphaella Gonçalves Oliveira, Adelson Dias de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Adelson Dias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Raphaella Gonçalves Oliveira, Adelson Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Juventudes Ensino de Sociologia. |
topic |
Narrativas Juventudes Ensino de Sociologia. |
description |
O objetivo deste texto é oferecer uma contribuição às discussões sobre o Ensino de Sociologia a partir das narrativas de seis jovens estudantes sobre suas experiências com a disciplina Sociologia. Trazemos aqui uma discussão sobre as experiências narradas de seis jovens estudantes de Ensino Médio com a disciplina Sociologia. O percurso metodológico fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e da investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2002), cujo conteúdo foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Como principais resultados temos que as experiências desses jovens com a disciplina Sociologia, apesar de nem sempre se mostrarem significativas, aparecem em forma de reconhecimento da importância da disciplina para a compreensão da vida em sociedade e da própria Juventude enquanto representação sociocultural e enquanto situação social, que diz das situações vividas em comum pelos indivíduos como a “classe social, estrato, etnia, religião, mundo urbano ou rural, gênero, etc.” (GROPPO, 2000, p. 15). Desse modo, encontramos uma necessidade de aproximação e diálogo entre as Juventudes e o Ensino de Sociologia para que esta disciplina possibilite experiências com sentido para a vida dos jovens estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1275/539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Café com Sociologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 9 n. 2 (2020): Ago./dez. 2020. 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949645792051200 |