A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400 |
Resumo: | Ao debruçarmos um olhar para a influência da religião nas instituições escolares em diferentes regiões do Brasil a partir de pesquisas realizadas sobre este tema, percebe-se veementemente como a religiosidade dos atores envolvidos "“ alunos, professores e gestores - interfere significativamente o convívio dos mesmos no espaço em questão, demonstrando-se um tema possível a ser pesquisado a partir de um viés sociológico. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste texto é analisar os métodos empregados pelos teóricos clássicos da Sociologia, especificamente a noção de fato social para Durkheim e ação social para Weber, contrastando-os, no intuito de analisar a aplicabilidade científica para análise do tema referido. |
id |
GPCS-1_f8aefe9a942851f7db868b7a09aee144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológicoReligião. Escola. Fato Social. Ação Social.Ao debruçarmos um olhar para a influência da religião nas instituições escolares em diferentes regiões do Brasil a partir de pesquisas realizadas sobre este tema, percebe-se veementemente como a religiosidade dos atores envolvidos "“ alunos, professores e gestores - interfere significativamente o convívio dos mesmos no espaço em questão, demonstrando-se um tema possível a ser pesquisado a partir de um viés sociológico. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste texto é analisar os métodos empregados pelos teóricos clássicos da Sociologia, especificamente a noção de fato social para Durkheim e ação social para Weber, contrastando-os, no intuito de analisar a aplicabilidade científica para análise do tema referido.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 107-1232317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400/pdfGuidotti, Vitor Hugo Rinaldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
title |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
spellingShingle |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini Religião. Escola. Fato Social. Ação Social. |
title_short |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
title_full |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
title_fullStr |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
title_full_unstemmed |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
title_sort |
A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico |
author |
Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini |
author_facet |
Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião. Escola. Fato Social. Ação Social. |
topic |
Religião. Escola. Fato Social. Ação Social. |
description |
Ao debruçarmos um olhar para a influência da religião nas instituições escolares em diferentes regiões do Brasil a partir de pesquisas realizadas sobre este tema, percebe-se veementemente como a religiosidade dos atores envolvidos "“ alunos, professores e gestores - interfere significativamente o convívio dos mesmos no espaço em questão, demonstrando-se um tema possível a ser pesquisado a partir de um viés sociológico. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste texto é analisar os métodos empregados pelos teóricos clássicos da Sociologia, especificamente a noção de fato social para Durkheim e ação social para Weber, contrastando-os, no intuito de analisar a aplicabilidade científica para análise do tema referido. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 107-123 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644540051456 |