A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400
Resumo: Ao debruçarmos um olhar para a influência da religião nas instituições escolares em diferentes regiões do Brasil a partir de pesquisas realizadas sobre este tema, percebe-se veementemente como a religiosidade dos atores envolvidos "“ alunos, professores e gestores - interfere significativamente o convívio dos mesmos no espaço em questão, demonstrando-se um tema possível a ser pesquisado a partir de um viés sociológico. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste texto é analisar os métodos empregados pelos teóricos clássicos da Sociologia, especificamente a noção de fato social para Durkheim e ação social para Weber, contrastando-os, no intuito de analisar a aplicabilidade científica para análise do tema referido.
id GPCS-1_f8aefe9a942851f7db868b7a09aee144
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológicoReligião. Escola. Fato Social. Ação Social.Ao debruçarmos um olhar para a influência da religião nas instituições escolares em diferentes regiões do Brasil a partir de pesquisas realizadas sobre este tema, percebe-se veementemente como a religiosidade dos atores envolvidos "“ alunos, professores e gestores - interfere significativamente o convívio dos mesmos no espaço em questão, demonstrando-se um tema possível a ser pesquisado a partir de um viés sociológico. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste texto é analisar os métodos empregados pelos teóricos clássicos da Sociologia, especificamente a noção de fato social para Durkheim e ação social para Weber, contrastando-os, no intuito de analisar a aplicabilidade científica para análise do tema referido.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 107-1232317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400/pdfGuidotti, Vitor Hugo Rinaldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:52Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
title A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
spellingShingle A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini
Religião. Escola. Fato Social. Ação Social.
title_short A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
title_full A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
title_fullStr A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
title_full_unstemmed A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
title_sort A influência da religião nas escolas: breve contraste entre o Fato Social de Durkheim e Ação Social de Weber como aporte metodológico
author Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini
author_facet Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidotti, Vitor Hugo Rinaldini
dc.subject.por.fl_str_mv Religião. Escola. Fato Social. Ação Social.
topic Religião. Escola. Fato Social. Ação Social.
description Ao debruçarmos um olhar para a influência da religião nas instituições escolares em diferentes regiões do Brasil a partir de pesquisas realizadas sobre este tema, percebe-se veementemente como a religiosidade dos atores envolvidos "“ alunos, professores e gestores - interfere significativamente o convívio dos mesmos no espaço em questão, demonstrando-se um tema possível a ser pesquisado a partir de um viés sociológico. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste texto é analisar os métodos empregados pelos teóricos clássicos da Sociologia, especificamente a noção de fato social para Durkheim e ação social para Weber, contrastando-os, no intuito de analisar a aplicabilidade científica para análise do tema referido.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/400/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 3 n. 3 (2014): ago./dez. 2014; 107-123
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644540051456