Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/552 |
Resumo: | O texto apresenta a proposta e os resultados parciais de minha pesquisa de mestrado, enfocando a construção teórica e metodológica, a partir da obra de Pierre Bourdieu, das ciências sociais enquanto espaço social acadêmico, e do ensino de sociologia como um novo foco de agência neste espaço, construído enquanto tal por meio do empreendimento individual e coletivo dos cientistas sociais Amaury Cesar Moraes, Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Elisabeth da Fonseca Guimarães, Nelson Dacio Tomazi, Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, e Lejeune Mato Grosso de Carvalho. Com o intuito de empreender o "momento objetivista" da análise relacional, parto da constituição histórica da gênese das ciências sociais enquanto espaço social acadêmico, apresentando as especificidades deste contexto para a configuração de um determinado modo de "fazer ciência" e de "ser cientista", e aponto o papel desempenhado pelas agências de fomento e sociedades científicas como fontes de legitimidade e autoridade científica neste espaço social. Apresento suas instituições e agentes dominantes, e situo as posições ocupadas pelos cientistas sociais estudados em relação a eles, assinalando sua relevância no processo de constituição deste novo foco de agência. Indico os próximos passos da pesquisa, referentes à realização do "momento subjetivista" da análise, e justifico a relevância da realização de uma sociologia relacional da história do ensino de sociologia enquanto instrumental de autossocioanálise para as ciências sociais. |
id |
GPCS-1_f924b6f76c1e5b8cb7518e63a8b6d2ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/552 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmicoHistória do ensino de sociologiaEspaço social acadêmicoAnálise relacionalO texto apresenta a proposta e os resultados parciais de minha pesquisa de mestrado, enfocando a construção teórica e metodológica, a partir da obra de Pierre Bourdieu, das ciências sociais enquanto espaço social acadêmico, e do ensino de sociologia como um novo foco de agência neste espaço, construído enquanto tal por meio do empreendimento individual e coletivo dos cientistas sociais Amaury Cesar Moraes, Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Elisabeth da Fonseca Guimarães, Nelson Dacio Tomazi, Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, e Lejeune Mato Grosso de Carvalho. Com o intuito de empreender o "momento objetivista" da análise relacional, parto da constituição histórica da gênese das ciências sociais enquanto espaço social acadêmico, apresentando as especificidades deste contexto para a configuração de um determinado modo de "fazer ciência" e de "ser cientista", e aponto o papel desempenhado pelas agências de fomento e sociedades científicas como fontes de legitimidade e autoridade científica neste espaço social. Apresento suas instituições e agentes dominantes, e situo as posições ocupadas pelos cientistas sociais estudados em relação a eles, assinalando sua relevância no processo de constituição deste novo foco de agência. Indico os próximos passos da pesquisa, referentes à realização do "momento subjetivista" da análise, e justifico a relevância da realização de uma sociologia relacional da história do ensino de sociologia enquanto instrumental de autossocioanálise para as ciências sociais.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/552Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 21-402317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/552/pdfMoraes, Lívia Bocalon Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-24T16:04:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/552Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2016-08-24T16:04:13Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
title |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
spellingShingle |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico Moraes, Lívia Bocalon Pires de História do ensino de sociologia Espaço social acadêmico Análise relacional |
title_short |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
title_full |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
title_fullStr |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
title_full_unstemmed |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
title_sort |
Por uma Sociologia Relacional da História do ensino de Sociologia: cientistas sociais e espaço social acadêmico |
author |
Moraes, Lívia Bocalon Pires de |
author_facet |
Moraes, Lívia Bocalon Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Lívia Bocalon Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do ensino de sociologia Espaço social acadêmico Análise relacional |
topic |
História do ensino de sociologia Espaço social acadêmico Análise relacional |
description |
O texto apresenta a proposta e os resultados parciais de minha pesquisa de mestrado, enfocando a construção teórica e metodológica, a partir da obra de Pierre Bourdieu, das ciências sociais enquanto espaço social acadêmico, e do ensino de sociologia como um novo foco de agência neste espaço, construído enquanto tal por meio do empreendimento individual e coletivo dos cientistas sociais Amaury Cesar Moraes, Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Elisabeth da Fonseca Guimarães, Nelson Dacio Tomazi, Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, e Lejeune Mato Grosso de Carvalho. Com o intuito de empreender o "momento objetivista" da análise relacional, parto da constituição histórica da gênese das ciências sociais enquanto espaço social acadêmico, apresentando as especificidades deste contexto para a configuração de um determinado modo de "fazer ciência" e de "ser cientista", e aponto o papel desempenhado pelas agências de fomento e sociedades científicas como fontes de legitimidade e autoridade científica neste espaço social. Apresento suas instituições e agentes dominantes, e situo as posições ocupadas pelos cientistas sociais estudados em relação a eles, assinalando sua relevância no processo de constituição deste novo foco de agência. Indico os próximos passos da pesquisa, referentes à realização do "momento subjetivista" da análise, e justifico a relevância da realização de uma sociologia relacional da história do ensino de sociologia enquanto instrumental de autossocioanálise para as ciências sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/552 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/552/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 4 n. 3 (2015): Dossiê História do Ensino de Sociologia; 21-40 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644948996096 |