Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Maria Luiza Nunes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves,Dayanne da Silva Fontela, Machado,José da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Summa phytopathologica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052020000300250
Resumo: RESUMO O comportamento de isolados da espécie de Fusarium verticillioides presentes nas diferentes microrregiões produtoras de milho, bem como o comportamento dos híbridos utilizados nessas regiões na presença do referido patógeno, seja em sementes, colmos das plantas ou restos de cultura, necessita ser avaliado, visando o melhor manejo das doenças por eles causadas. Com reduzida quantidade de produtos prejudiciais à saúde, tem-se utilizado métodos alternativos, no controle de doenças, reduzindo o uso de agrotóxico e contribuindo para uma agricultura mais sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar o controle de F. verticillioides em sementes de milho utilizando óleo essencial (OE) de gengibre, bem como a sua presença no colmo de plantas originadas a partir dessas sementes. As sementes, naturalmente infestadas, foram tratadas com o óleo essencial de gengibre em seis concentrações (0, 1, 2, 3, 4 e 5 %). Foram avaliadas a germinação padrão, sanidade das sementes, emergência e índice de velocidade de emergência em substrato, e presença dos patógenos em plântulas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado para os testes de germinação e sanidade, e blocos casualizados para os testes de emergência e incidência da doença em hastes de plântulas de milho. O OE de gengibre, nas concentrações 0 (zero), 1, 2, 3, 4 e 5 %, não afetou a germinação das sementes de milho do hibrido avaliado e nas doses de 1, 4 e 5% proporcionou menor porcentagem de incidência de Fusarium verticillioides . A oscilação na porcentagem de germinação das sementes tratadas com diferentes concentrações do OE de gengibre foi inversamente proporcional à presença do fungo F. verticillioides nas sementes. O índice de velocidade de emergência das sementes tratadas nas diferentes concentrações do OE de gengibre foi superior na maior concentração. O OE de gengibre pode ser utilizado no tratamento de sementes de milho para o controle de F. verticillioides nas doses avaliadas.
id GPF-1_7c704ecb9e20430a6a62a15f2dca5c01
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-54052020000300250
network_acronym_str GPF-1
network_name_str Summa phytopathologica (Online)
repository_id_str
spelling Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibreTratamento de sementesInóculo primárioFungos fitopatógênicosRESUMO O comportamento de isolados da espécie de Fusarium verticillioides presentes nas diferentes microrregiões produtoras de milho, bem como o comportamento dos híbridos utilizados nessas regiões na presença do referido patógeno, seja em sementes, colmos das plantas ou restos de cultura, necessita ser avaliado, visando o melhor manejo das doenças por eles causadas. Com reduzida quantidade de produtos prejudiciais à saúde, tem-se utilizado métodos alternativos, no controle de doenças, reduzindo o uso de agrotóxico e contribuindo para uma agricultura mais sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar o controle de F. verticillioides em sementes de milho utilizando óleo essencial (OE) de gengibre, bem como a sua presença no colmo de plantas originadas a partir dessas sementes. As sementes, naturalmente infestadas, foram tratadas com o óleo essencial de gengibre em seis concentrações (0, 1, 2, 3, 4 e 5 %). Foram avaliadas a germinação padrão, sanidade das sementes, emergência e índice de velocidade de emergência em substrato, e presença dos patógenos em plântulas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado para os testes de germinação e sanidade, e blocos casualizados para os testes de emergência e incidência da doença em hastes de plântulas de milho. O OE de gengibre, nas concentrações 0 (zero), 1, 2, 3, 4 e 5 %, não afetou a germinação das sementes de milho do hibrido avaliado e nas doses de 1, 4 e 5% proporcionou menor porcentagem de incidência de Fusarium verticillioides . A oscilação na porcentagem de germinação das sementes tratadas com diferentes concentrações do OE de gengibre foi inversamente proporcional à presença do fungo F. verticillioides nas sementes. O índice de velocidade de emergência das sementes tratadas nas diferentes concentrações do OE de gengibre foi superior na maior concentração. O OE de gengibre pode ser utilizado no tratamento de sementes de milho para o controle de F. verticillioides nas doses avaliadas.Grupo Paulista de Fitopatologia2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052020000300250Summa Phytopathologica v.46 n.3 2020reponame:Summa phytopathologica (Online)instname:Grupo Paulista de Fitopatologiainstacron:GPF10.1590/0100-5405/233888info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Maria Luiza NunesGonçalves,Dayanne da Silva FontelaMachado,José da Cruzpor2020-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-54052020000300250Revistahttp://www.scielo.br/sphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsumma@fca.unesp.br1980-54540100-5405opendoar:2020-09-18T00:00Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
title Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
spellingShingle Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
Costa,Maria Luiza Nunes
Tratamento de sementes
Inóculo primário
Fungos fitopatógênicos
title_short Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
title_full Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
title_fullStr Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
title_full_unstemmed Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
title_sort Controle de Fusarium verticillioides em sementes de milho com o óleo essencial de gengibre
author Costa,Maria Luiza Nunes
author_facet Costa,Maria Luiza Nunes
Gonçalves,Dayanne da Silva Fontela
Machado,José da Cruz
author_role author
author2 Gonçalves,Dayanne da Silva Fontela
Machado,José da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Maria Luiza Nunes
Gonçalves,Dayanne da Silva Fontela
Machado,José da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento de sementes
Inóculo primário
Fungos fitopatógênicos
topic Tratamento de sementes
Inóculo primário
Fungos fitopatógênicos
description RESUMO O comportamento de isolados da espécie de Fusarium verticillioides presentes nas diferentes microrregiões produtoras de milho, bem como o comportamento dos híbridos utilizados nessas regiões na presença do referido patógeno, seja em sementes, colmos das plantas ou restos de cultura, necessita ser avaliado, visando o melhor manejo das doenças por eles causadas. Com reduzida quantidade de produtos prejudiciais à saúde, tem-se utilizado métodos alternativos, no controle de doenças, reduzindo o uso de agrotóxico e contribuindo para uma agricultura mais sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar o controle de F. verticillioides em sementes de milho utilizando óleo essencial (OE) de gengibre, bem como a sua presença no colmo de plantas originadas a partir dessas sementes. As sementes, naturalmente infestadas, foram tratadas com o óleo essencial de gengibre em seis concentrações (0, 1, 2, 3, 4 e 5 %). Foram avaliadas a germinação padrão, sanidade das sementes, emergência e índice de velocidade de emergência em substrato, e presença dos patógenos em plântulas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado para os testes de germinação e sanidade, e blocos casualizados para os testes de emergência e incidência da doença em hastes de plântulas de milho. O OE de gengibre, nas concentrações 0 (zero), 1, 2, 3, 4 e 5 %, não afetou a germinação das sementes de milho do hibrido avaliado e nas doses de 1, 4 e 5% proporcionou menor porcentagem de incidência de Fusarium verticillioides . A oscilação na porcentagem de germinação das sementes tratadas com diferentes concentrações do OE de gengibre foi inversamente proporcional à presença do fungo F. verticillioides nas sementes. O índice de velocidade de emergência das sementes tratadas nas diferentes concentrações do OE de gengibre foi superior na maior concentração. O OE de gengibre pode ser utilizado no tratamento de sementes de milho para o controle de F. verticillioides nas doses avaliadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052020000300250
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052020000300250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-5405/233888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
dc.source.none.fl_str_mv Summa Phytopathologica v.46 n.3 2020
reponame:Summa phytopathologica (Online)
instname:Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron:GPF
instname_str Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron_str GPF
institution GPF
reponame_str Summa phytopathologica (Online)
collection Summa phytopathologica (Online)
repository.name.fl_str_mv Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologia
repository.mail.fl_str_mv summa@fca.unesp.br
_version_ 1754193419830296576