EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonello, Leila Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Joedna, Ramos, Danilo Pereira, Sousa, Sérgio Alves, Fidelis, Rodrigo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1231
Resumo: Os solos brasileiros são altamente deficientes em nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura do arroz, principalmente os solos de cerrado. O arroz é extremamente exigente em fósforo e possui produtividade limitada vista à grande indisponibilidade deste nutriente. Objetivou-se com este trabalho verificar a existência de diferenças entre cultivares de arroz quanto à eficiência ao uso de fósforo em solos de terras altas, no sul do Estado do Tocantins. Os cultivares avaliados foram BRS-Primavera, BRSMG-Conai, BRS-Sertaneja, BRS-Bonança, BRS-Aroma, Pepita, Serra Dourada, Bolinha, Japonês e Monarca. Simulando ambientes com baixo e alto nível de fósforo, foram aplicadas doses 20 e 120 kgha-1 de P2O5. As características avaliadas foram altura das plantas, dias para florescimento, número de panículas por m2, massa de cem grãos, produtividade de grãos e índices de clorofilas. Desta forma, conclui-se que: (i) os cultivares BRS-Primavera e Bolinha são eficientes e responsivos a adubação de P; (ii) a maior dose de fósforo resultou em maior altura de plantas para os cultivares BRS-Sertaneja, Bolinha, Japonês e Monarca e maior massa de cem grãos para os cultivares BRS-Sertaneja, BRS-Bonança, BRS-Primavera, BRS-Aroma e Monarca, além de proporcionar menor número de dias para florescimento, maior número de panículas, clorofila a, b, total e produtividade de grãos.
id GVAA-1_0f37fcde0994bec9eb3b727ff0394aa6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1231
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS Os solos brasileiros são altamente deficientes em nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura do arroz, principalmente os solos de cerrado. O arroz é extremamente exigente em fósforo e possui produtividade limitada vista à grande indisponibilidade deste nutriente. Objetivou-se com este trabalho verificar a existência de diferenças entre cultivares de arroz quanto à eficiência ao uso de fósforo em solos de terras altas, no sul do Estado do Tocantins. Os cultivares avaliados foram BRS-Primavera, BRSMG-Conai, BRS-Sertaneja, BRS-Bonança, BRS-Aroma, Pepita, Serra Dourada, Bolinha, Japonês e Monarca. Simulando ambientes com baixo e alto nível de fósforo, foram aplicadas doses 20 e 120 kgha-1 de P2O5. As características avaliadas foram altura das plantas, dias para florescimento, número de panículas por m2, massa de cem grãos, produtividade de grãos e índices de clorofilas. Desta forma, conclui-se que: (i) os cultivares BRS-Primavera e Bolinha são eficientes e responsivos a adubação de P; (ii) a maior dose de fósforo resultou em maior altura de plantas para os cultivares BRS-Sertaneja, Bolinha, Japonês e Monarca e maior massa de cem grãos para os cultivares BRS-Sertaneja, BRS-Bonança, BRS-Primavera, BRS-Aroma e Monarca, além de proporcionar menor número de dias para florescimento, maior número de panículas, clorofila a, b, total e produtividade de grãos.Editora Verde2012-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1231Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 2 (2012); 25 - 32Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 25 - 32Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 2 (2012); 25 - 321981-820310.18378/rvads.v7i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1231/1150Tonello, Leila PaulaSilva, JoednaRamos, Danilo PereiraSousa, Sérgio AlvesFidelis, Rodrigo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:15:30Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1231Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:20.643957Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
title EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
spellingShingle EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
Tonello, Leila Paula
title_short EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
title_full EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
title_fullStr EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
title_full_unstemmed EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
title_sort EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO EM GENÓTIPOS DE ARROZ CULTIVADOS EM SOLOS DE TERRAS ALTAS
author Tonello, Leila Paula
author_facet Tonello, Leila Paula
Silva, Joedna
Ramos, Danilo Pereira
Sousa, Sérgio Alves
Fidelis, Rodrigo Ribeiro
author_role author
author2 Silva, Joedna
Ramos, Danilo Pereira
Sousa, Sérgio Alves
Fidelis, Rodrigo Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonello, Leila Paula
Silva, Joedna
Ramos, Danilo Pereira
Sousa, Sérgio Alves
Fidelis, Rodrigo Ribeiro
description Os solos brasileiros são altamente deficientes em nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura do arroz, principalmente os solos de cerrado. O arroz é extremamente exigente em fósforo e possui produtividade limitada vista à grande indisponibilidade deste nutriente. Objetivou-se com este trabalho verificar a existência de diferenças entre cultivares de arroz quanto à eficiência ao uso de fósforo em solos de terras altas, no sul do Estado do Tocantins. Os cultivares avaliados foram BRS-Primavera, BRSMG-Conai, BRS-Sertaneja, BRS-Bonança, BRS-Aroma, Pepita, Serra Dourada, Bolinha, Japonês e Monarca. Simulando ambientes com baixo e alto nível de fósforo, foram aplicadas doses 20 e 120 kgha-1 de P2O5. As características avaliadas foram altura das plantas, dias para florescimento, número de panículas por m2, massa de cem grãos, produtividade de grãos e índices de clorofilas. Desta forma, conclui-se que: (i) os cultivares BRS-Primavera e Bolinha são eficientes e responsivos a adubação de P; (ii) a maior dose de fósforo resultou em maior altura de plantas para os cultivares BRS-Sertaneja, Bolinha, Japonês e Monarca e maior massa de cem grãos para os cultivares BRS-Sertaneja, BRS-Bonança, BRS-Primavera, BRS-Aroma e Monarca, além de proporcionar menor número de dias para florescimento, maior número de panículas, clorofila a, b, total e produtividade de grãos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1231
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1231/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 2 (2012); 25 - 32
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 25 - 32
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 2 (2012); 25 - 32
1981-8203
10.18378/rvads.v7i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085242527744