Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wilker
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Matias, Sammy, Silva, Rafaela, Silva, Roberto, Alixandre, Tamnata, Nóbrega, Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905
Resumo: Resumo: A melancia é uma das frutas tropicais mais consumidas e produzidas nas épocas quentes, sendo uma das principais fontes de renda dos pequenos produtores do Estado do Piauí. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o crescimento e a produção da variedade de melancia Crimson Sweet em função de fontes de adubação orgânica e mineral. O trabalho foi realizado na Universidade Estadual do Piauí/Campus de Corrente. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 12 repetições e quatro tratamentos: T1 – sem adubação; T2 – 3L de esterco; T3 – 400 g de cinza vegetal e T4 – 150g de NPK, na fórmula 4-14-8, por cova. Foram analisadas as seguintes variáveis: a) comprimento do ramo principal (m); b) diâmetro do ramo principal (cm); c) número de ramos secundários; d) número de folhas no ramo principal; e) número de flores e de frutos e f) diâmetro do fruto. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de esterco bovino, como fornecedor de nutriente é capaz de promover o crescimento e produção da cultura da melancia em decorrência da falta de adubação química de forma sustentável em propriedades rurais. Em decorrência da maior disponibilidade do esterco bovino em relação a cinza, recomenda-se a sua utilização como fonte de nutriente para cultura da melancia. Palavras-chave:Citrullus lanatus, adubação orgânica, adubação mineral.
id GVAA-1_2150d2e2304a62ff1abfa6483036aad8
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1905
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânicaResumo: A melancia é uma das frutas tropicais mais consumidas e produzidas nas épocas quentes, sendo uma das principais fontes de renda dos pequenos produtores do Estado do Piauí. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o crescimento e a produção da variedade de melancia Crimson Sweet em função de fontes de adubação orgânica e mineral. O trabalho foi realizado na Universidade Estadual do Piauí/Campus de Corrente. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 12 repetições e quatro tratamentos: T1 – sem adubação; T2 – 3L de esterco; T3 – 400 g de cinza vegetal e T4 – 150g de NPK, na fórmula 4-14-8, por cova. Foram analisadas as seguintes variáveis: a) comprimento do ramo principal (m); b) diâmetro do ramo principal (cm); c) número de ramos secundários; d) número de folhas no ramo principal; e) número de flores e de frutos e f) diâmetro do fruto. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de esterco bovino, como fornecedor de nutriente é capaz de promover o crescimento e produção da cultura da melancia em decorrência da falta de adubação química de forma sustentável em propriedades rurais. Em decorrência da maior disponibilidade do esterco bovino em relação a cinza, recomenda-se a sua utilização como fonte de nutriente para cultura da melancia. Palavras-chave:Citrullus lanatus, adubação orgânica, adubação mineral.Editora Verde2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 77 - 82Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 77 - 82Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 77 - 821981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905/1681https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905/8381Oliveira, WilkerMatias, SammySilva, RafaelaSilva, RobertoAlixandre, TamnataNóbrega, Julioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:20:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1905Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:31.385193Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
title Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
spellingShingle Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
Oliveira, Wilker
title_short Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
title_full Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
title_fullStr Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
title_full_unstemmed Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
title_sort Crescimento e produção de melancia Crimson Sweet com adubação mineral e orgânica
author Oliveira, Wilker
author_facet Oliveira, Wilker
Matias, Sammy
Silva, Rafaela
Silva, Roberto
Alixandre, Tamnata
Nóbrega, Julio
author_role author
author2 Matias, Sammy
Silva, Rafaela
Silva, Roberto
Alixandre, Tamnata
Nóbrega, Julio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Wilker
Matias, Sammy
Silva, Rafaela
Silva, Roberto
Alixandre, Tamnata
Nóbrega, Julio
description Resumo: A melancia é uma das frutas tropicais mais consumidas e produzidas nas épocas quentes, sendo uma das principais fontes de renda dos pequenos produtores do Estado do Piauí. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o crescimento e a produção da variedade de melancia Crimson Sweet em função de fontes de adubação orgânica e mineral. O trabalho foi realizado na Universidade Estadual do Piauí/Campus de Corrente. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 12 repetições e quatro tratamentos: T1 – sem adubação; T2 – 3L de esterco; T3 – 400 g de cinza vegetal e T4 – 150g de NPK, na fórmula 4-14-8, por cova. Foram analisadas as seguintes variáveis: a) comprimento do ramo principal (m); b) diâmetro do ramo principal (cm); c) número de ramos secundários; d) número de folhas no ramo principal; e) número de flores e de frutos e f) diâmetro do fruto. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de esterco bovino, como fornecedor de nutriente é capaz de promover o crescimento e produção da cultura da melancia em decorrência da falta de adubação química de forma sustentável em propriedades rurais. Em decorrência da maior disponibilidade do esterco bovino em relação a cinza, recomenda-se a sua utilização como fonte de nutriente para cultura da melancia. Palavras-chave:Citrullus lanatus, adubação orgânica, adubação mineral.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905/1681
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1905/8381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 77 - 82
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 77 - 82
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 77 - 82
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086112845824