IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurélio, Marcos Henrique de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vale Neto, Raimundo Nonato do, Pinto Filho, Jorge Luis de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425
Resumo: A exigência cada vez mais complexa da sociedade moderna vem acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta, dessa forma os impactos socioambientais nas zonas costeiras causados pela busca sempre crescente das necessidades humanas vem implementando preocupações no município de estudo. O presente trabalho buscou identificar os principais impactos socioambientais na Praia de São Cristóvão, bem como apontar a concepção dos moradores sobre aspectos de saneamento ambiental. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e por questionários aplicados a 51 moradores da Praia de São Cristovão no Município de Areia Branca-RN. Constatou-se que os moradores da Praia de São Cristovão têm uma percepção da problemática ambiental, uma vez que, ao apontarem os principais problemas da sua comunidade mencionaram um grande percentual referente à questão ambiental. Verificou-se, no tocante aos aspectos de saneamento ambiental da área de estudo, que sofre algumas deficiências, principalmente, no que diz respeito ao abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos, pavimentação e esgotamento sanitário. Observou-se que a praia de São Cristovão vem passando por um acentuado processo de ocupação desordenada ligado principalmente à expansão do turismo no Litoral Norte Potiguar. Para tanto, percebe-se a urgência de tomadas de decisão por parte do poder público na fiscalização da ocupação da Praia de São Cristovão em Areia Branca, já que a mesma situa-se em área de preservação permanente.
id GVAA-1_3ebc83e808716f1572cf0eaf8174e8d3
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/425
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RNA exigência cada vez mais complexa da sociedade moderna vem acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta, dessa forma os impactos socioambientais nas zonas costeiras causados pela busca sempre crescente das necessidades humanas vem implementando preocupações no município de estudo. O presente trabalho buscou identificar os principais impactos socioambientais na Praia de São Cristóvão, bem como apontar a concepção dos moradores sobre aspectos de saneamento ambiental. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e por questionários aplicados a 51 moradores da Praia de São Cristovão no Município de Areia Branca-RN. Constatou-se que os moradores da Praia de São Cristovão têm uma percepção da problemática ambiental, uma vez que, ao apontarem os principais problemas da sua comunidade mencionaram um grande percentual referente à questão ambiental. Verificou-se, no tocante aos aspectos de saneamento ambiental da área de estudo, que sofre algumas deficiências, principalmente, no que diz respeito ao abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos, pavimentação e esgotamento sanitário. Observou-se que a praia de São Cristovão vem passando por um acentuado processo de ocupação desordenada ligado principalmente à expansão do turismo no Litoral Norte Potiguar. Para tanto, percebe-se a urgência de tomadas de decisão por parte do poder público na fiscalização da ocupação da Praia de São Cristovão em Areia Branca, já que a mesma situa-se em área de preservação permanente. Editora Verde2011-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 1 (2011); 256 - 269Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 256 - 269Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 1 (2011); 256 - 2691981-820310.18378/rvads.v6i1reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425/577Aurélio, Marcos Henrique de SouzaVale Neto, Raimundo Nonato doPinto Filho, Jorge Luis de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:18:09Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/425Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:03.703254Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
title IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
spellingShingle IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
Aurélio, Marcos Henrique de Souza
title_short IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
title_full IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
title_fullStr IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
title_full_unstemmed IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
title_sort IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN
author Aurélio, Marcos Henrique de Souza
author_facet Aurélio, Marcos Henrique de Souza
Vale Neto, Raimundo Nonato do
Pinto Filho, Jorge Luis de Oliveira
author_role author
author2 Vale Neto, Raimundo Nonato do
Pinto Filho, Jorge Luis de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurélio, Marcos Henrique de Souza
Vale Neto, Raimundo Nonato do
Pinto Filho, Jorge Luis de Oliveira
description A exigência cada vez mais complexa da sociedade moderna vem acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta, dessa forma os impactos socioambientais nas zonas costeiras causados pela busca sempre crescente das necessidades humanas vem implementando preocupações no município de estudo. O presente trabalho buscou identificar os principais impactos socioambientais na Praia de São Cristóvão, bem como apontar a concepção dos moradores sobre aspectos de saneamento ambiental. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e por questionários aplicados a 51 moradores da Praia de São Cristovão no Município de Areia Branca-RN. Constatou-se que os moradores da Praia de São Cristovão têm uma percepção da problemática ambiental, uma vez que, ao apontarem os principais problemas da sua comunidade mencionaram um grande percentual referente à questão ambiental. Verificou-se, no tocante aos aspectos de saneamento ambiental da área de estudo, que sofre algumas deficiências, principalmente, no que diz respeito ao abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos, pavimentação e esgotamento sanitário. Observou-se que a praia de São Cristovão vem passando por um acentuado processo de ocupação desordenada ligado principalmente à expansão do turismo no Litoral Norte Potiguar. Para tanto, percebe-se a urgência de tomadas de decisão por parte do poder público na fiscalização da ocupação da Praia de São Cristovão em Areia Branca, já que a mesma situa-se em área de preservação permanente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425/577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 1 (2011); 256 - 269
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 256 - 269
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 1 (2011); 256 - 269
1981-8203
10.18378/rvads.v6i1
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083782909952