DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Andygley Fernandes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, João Paulo Nobre de, Santos, Joelma de Sousa, Azevedo, Josimar de, Gurgel, Marcelo Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/628
Resumo: RESUMO - A irrigação se torna a prática mais segura para garantir a produção agrícola, mas para suprir a demanda da água precisa-se implantar uma política racional de reutilização de águas. Com esse intuito foi instalado e conduzido um experimento aproveitando a água residuária oriunda de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de mudas de Melancia ‘Crimson sweet’. O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições e os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F, e suas médias comparadas pelo teste de Scott e Knott, a 5% de probabilidade. Os tratamentos constaram de: T1 (100% água residual); T2 (75% A. Residual + 25% A. de Abastecimento); T3 (50% A.R + 50% A.A); T4 (25% A.R + 75% A.A) e T5 (100% A.A). Foram feitas as seguintes avaliações: percentual de germinação; índice de velocidade de emergência; número de folhas definitivas; comprimento da parte aérea e do sistema radicular; massa fresca e seca da parte aérea, do sistema radicular e total. O melhor desenvolvimento das mudas de Melancia ocorreu com aplicação de água residuária quando utilizados os tratamentos T1 e T2 composto por 100% e 75% de água residuária, respectivamente. Palavras-chave: Citrullus lanatus, reuso, fertirrigação.
id GVAA-1_5a31e56e2680fb3109bf75c1f628a676
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/628
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS RESUMO - A irrigação se torna a prática mais segura para garantir a produção agrícola, mas para suprir a demanda da água precisa-se implantar uma política racional de reutilização de águas. Com esse intuito foi instalado e conduzido um experimento aproveitando a água residuária oriunda de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de mudas de Melancia ‘Crimson sweet’. O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições e os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F, e suas médias comparadas pelo teste de Scott e Knott, a 5% de probabilidade. Os tratamentos constaram de: T1 (100% água residual); T2 (75% A. Residual + 25% A. de Abastecimento); T3 (50% A.R + 50% A.A); T4 (25% A.R + 75% A.A) e T5 (100% A.A). Foram feitas as seguintes avaliações: percentual de germinação; índice de velocidade de emergência; número de folhas definitivas; comprimento da parte aérea e do sistema radicular; massa fresca e seca da parte aérea, do sistema radicular e total. O melhor desenvolvimento das mudas de Melancia ocorreu com aplicação de água residuária quando utilizados os tratamentos T1 e T2 composto por 100% e 75% de água residuária, respectivamente. Palavras-chave: Citrullus lanatus, reuso, fertirrigação. Editora Verde2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/628Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 2 (2011); 98 - 104Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 98 - 104Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 2 (2011); 98 - 1041981-820310.18378/rvads.v6i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/628/599Mota, Andygley FernandesAlmeida, João Paulo Nobre deSantos, Joelma de SousaAzevedo, Josimar deGurgel, Marcelo Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:18:17Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/628Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:08.874867Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
title DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
spellingShingle DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Mota, Andygley Fernandes
title_short DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
title_full DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
title_fullStr DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
title_sort DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘CRIMSON SWEET’ IRRIGADAS COM ÁGUAS RESIDUÁRIAS
author Mota, Andygley Fernandes
author_facet Mota, Andygley Fernandes
Almeida, João Paulo Nobre de
Santos, Joelma de Sousa
Azevedo, Josimar de
Gurgel, Marcelo Tavares
author_role author
author2 Almeida, João Paulo Nobre de
Santos, Joelma de Sousa
Azevedo, Josimar de
Gurgel, Marcelo Tavares
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Andygley Fernandes
Almeida, João Paulo Nobre de
Santos, Joelma de Sousa
Azevedo, Josimar de
Gurgel, Marcelo Tavares
description RESUMO - A irrigação se torna a prática mais segura para garantir a produção agrícola, mas para suprir a demanda da água precisa-se implantar uma política racional de reutilização de águas. Com esse intuito foi instalado e conduzido um experimento aproveitando a água residuária oriunda de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de mudas de Melancia ‘Crimson sweet’. O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições e os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F, e suas médias comparadas pelo teste de Scott e Knott, a 5% de probabilidade. Os tratamentos constaram de: T1 (100% água residual); T2 (75% A. Residual + 25% A. de Abastecimento); T3 (50% A.R + 50% A.A); T4 (25% A.R + 75% A.A) e T5 (100% A.A). Foram feitas as seguintes avaliações: percentual de germinação; índice de velocidade de emergência; número de folhas definitivas; comprimento da parte aérea e do sistema radicular; massa fresca e seca da parte aérea, do sistema radicular e total. O melhor desenvolvimento das mudas de Melancia ocorreu com aplicação de água residuária quando utilizados os tratamentos T1 e T2 composto por 100% e 75% de água residuária, respectivamente. Palavras-chave: Citrullus lanatus, reuso, fertirrigação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/628
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/628/599
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 2 (2011); 98 - 104
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 98 - 104
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 2 (2011); 98 - 104
1981-8203
10.18378/rvads.v6i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084294615040