Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rodrigo Leite
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa de, Queiroz, Alexandre José de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2828
Resumo: A formulação de blends está cada vez mais incrementada e inovadora, buscando o equilíbrio na junção de fatores que tenham como objetivo proporcionar o enriquecimento nutricional e funcional, sem deixar de lado o aspecto sensorial do produto. Este trabalho teve como objetivo elaborar néctares mistos de goiaba e tomate em diferentes concentrações e avaliar a caracterização físico-química destas formulações. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, atividade de água (Aw), cinzas, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares redutores, totais e não-redutores, e os parâmetros instrumentais de cor para luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). Os néctares de goiaba e tomate apresentaram elevador teor de água e altos valores de Aw, com pH dentro da faixa ácida (≤ 4,5). A formulação destes néctares resultou em amostras com cores mais claras, na medida em que se aumentou a concentração de polpa de goiaba. A elevação da proporção desta polpa influenciou o pH, o percentual de cinzas, o teor de água e a Aw. De acordo com a legislação vigente os parâmetros de ºBrix, acidez, açúcares totais atenderam aos padrões mínimos exigidos. Ressalta-se que os valores médios de pH e acidez, favorecem a conservação destas bebidas, não havendo necessidade da adição de ácido cítrico, para inibir a proliferação de leveduras, contribuindo para garantir a segurança alimentar.
id GVAA-1_5f379a7626f803a8f12a1723e79ffcb4
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2828
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomatePsidium guajavaSolanum lycopersicumblendsmix de frutasA formulação de blends está cada vez mais incrementada e inovadora, buscando o equilíbrio na junção de fatores que tenham como objetivo proporcionar o enriquecimento nutricional e funcional, sem deixar de lado o aspecto sensorial do produto. Este trabalho teve como objetivo elaborar néctares mistos de goiaba e tomate em diferentes concentrações e avaliar a caracterização físico-química destas formulações. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, atividade de água (Aw), cinzas, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares redutores, totais e não-redutores, e os parâmetros instrumentais de cor para luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). Os néctares de goiaba e tomate apresentaram elevador teor de água e altos valores de Aw, com pH dentro da faixa ácida (≤ 4,5). A formulação destes néctares resultou em amostras com cores mais claras, na medida em que se aumentou a concentração de polpa de goiaba. A elevação da proporção desta polpa influenciou o pH, o percentual de cinzas, o teor de água e a Aw. De acordo com a legislação vigente os parâmetros de ºBrix, acidez, açúcares totais atenderam aos padrões mínimos exigidos. Ressalta-se que os valores médios de pH e acidez, favorecem a conservação destas bebidas, não havendo necessidade da adição de ácido cítrico, para inibir a proliferação de leveduras, contribuindo para garantir a segurança alimentar.Editora Verde2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2828Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 3 (2014); 68-74Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 68-74Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 3 (2014); 68-741981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2828/2340Moura, Rodrigo LeiteFigueirêdo, Rossana Maria Feitosa deQueiroz, Alexandre José de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:18:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2828Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:49.442003Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
title Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
spellingShingle Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
Moura, Rodrigo Leite
Psidium guajava
Solanum lycopersicum
blends
mix de frutas
title_short Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
title_full Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
title_fullStr Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
title_full_unstemmed Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
title_sort Processamento e caracterização físico-química de néctar goiaba-tomate
author Moura, Rodrigo Leite
author_facet Moura, Rodrigo Leite
Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa de
Queiroz, Alexandre José de Melo
author_role author
author2 Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa de
Queiroz, Alexandre José de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Rodrigo Leite
Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa de
Queiroz, Alexandre José de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Psidium guajava
Solanum lycopersicum
blends
mix de frutas
topic Psidium guajava
Solanum lycopersicum
blends
mix de frutas
description A formulação de blends está cada vez mais incrementada e inovadora, buscando o equilíbrio na junção de fatores que tenham como objetivo proporcionar o enriquecimento nutricional e funcional, sem deixar de lado o aspecto sensorial do produto. Este trabalho teve como objetivo elaborar néctares mistos de goiaba e tomate em diferentes concentrações e avaliar a caracterização físico-química destas formulações. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, atividade de água (Aw), cinzas, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares redutores, totais e não-redutores, e os parâmetros instrumentais de cor para luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). Os néctares de goiaba e tomate apresentaram elevador teor de água e altos valores de Aw, com pH dentro da faixa ácida (≤ 4,5). A formulação destes néctares resultou em amostras com cores mais claras, na medida em que se aumentou a concentração de polpa de goiaba. A elevação da proporção desta polpa influenciou o pH, o percentual de cinzas, o teor de água e a Aw. De acordo com a legislação vigente os parâmetros de ºBrix, acidez, açúcares totais atenderam aos padrões mínimos exigidos. Ressalta-se que os valores médios de pH e acidez, favorecem a conservação destas bebidas, não havendo necessidade da adição de ácido cítrico, para inibir a proliferação de leveduras, contribuindo para garantir a segurança alimentar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2828
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2828/2340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 3 (2014); 68-74
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 68-74
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 3 (2014); 68-74
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087583997952