EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Herlon Bruno Ferreira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Freitas, Rômulo Magno Oliveira de, Oliveira, Lenilton Alex de Araújo, Araujo, Jacquelinne Alves de Medeiros, Costa, Ewerton Marinho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/314
Resumo: O sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) é uma espécie vegetal típica da caatinga, possuindo inúmeras utilizações na Região Nordeste, sendo uma das essências florestais nativas mais importantes do semi-árido brasileiro. O aproveitamento de águas salinas surge como alternativa para suprir a necessidade de irrigação devido à escassez de água de boa qualidade, isto quando bem manejada e utilizando espécies que tolerem determinadas quantidades de sais. Dessa maneira objetivou-se avaliar o efeito de diferentes concentrações salinas na água de irrigação na germinação de sementes de sabiá. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação da UFERSA, com 4 tratamentos ( T1 0,5 dS/m; T2 1,5 dS/m; T3 3,0 dS/m; T4 4,5 dS/m) e 4 repetições, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado. Os resultados mostram que o aumento dos teores de sais afetam negativamente o percentual e o índice de velocidade de emergência, porém as sementes de sabiá apresentaram certa tolerância a concentração salina de 3,0 dS/m, obtendo os melhores índices com água de CE= 0,5% e 1,5 dS/m.
id GVAA-1_650ccc0f35a93727f135de7591ba891e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/314
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)EFECTO DEL RIEGO CON AGUA SALINA EN LA GERMINACIÓN DE LAS SEMILLAS DE SÁBIA (Mimosa caesalpiniifolia Benth)EFEITO DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SÁBIA (Mimosa caesalpiniifolia Benth)Mimosa caesalpiniifolia Benth. Concentração salina. Tolerância.O sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) é uma espécie vegetal típica da caatinga, possuindo inúmeras utilizações na Região Nordeste, sendo uma das essências florestais nativas mais importantes do semi-árido brasileiro. O aproveitamento de águas salinas surge como alternativa para suprir a necessidade de irrigação devido à escassez de água de boa qualidade, isto quando bem manejada e utilizando espécies que tolerem determinadas quantidades de sais. Dessa maneira objetivou-se avaliar o efeito de diferentes concentrações salinas na água de irrigação na germinação de sementes de sabiá. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação da UFERSA, com 4 tratamentos ( T1 0,5 dS/m; T2 1,5 dS/m; T3 3,0 dS/m; T4 4,5 dS/m) e 4 repetições, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado. Os resultados mostram que o aumento dos teores de sais afetam negativamente o percentual e o índice de velocidade de emergência, porém as sementes de sabiá apresentaram certa tolerância a concentração salina de 3,0 dS/m, obtendo os melhores índices com água de CE= 0,5% e 1,5 dS/m.Editora Verde2010-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/314Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 No. 3 (2010); 125 - 130Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 125 - 130Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 5 n. 3 (2010); 125 - 1301981-820310.18378/rvads.v5i3reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/314/314Barreto, Herlon Bruno FerreiraFreitas, Rômulo Magno Oliveira deOliveira, Lenilton Alex de AraújoAraujo, Jacquelinne Alves de MedeirosCosta, Ewerton Marinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-15T12:04:18Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/314Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:57:59.572811Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
EFECTO DEL RIEGO CON AGUA SALINA EN LA GERMINACIÓN DE LAS SEMILLAS DE SÁBIA (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
EFEITO DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SÁBIA (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
title EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
spellingShingle EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
Barreto, Herlon Bruno Ferreira
Mimosa caesalpiniifolia Benth. Concentração salina. Tolerância.
title_short EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
title_full EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
title_fullStr EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
title_full_unstemmed EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
title_sort EFFECT OF IRRIGATION WITH SALINE WATER IN THE SEEDS GERMINATION OF SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth)
author Barreto, Herlon Bruno Ferreira
author_facet Barreto, Herlon Bruno Ferreira
Freitas, Rômulo Magno Oliveira de
Oliveira, Lenilton Alex de Araújo
Araujo, Jacquelinne Alves de Medeiros
Costa, Ewerton Marinho da
author_role author
author2 Freitas, Rômulo Magno Oliveira de
Oliveira, Lenilton Alex de Araújo
Araujo, Jacquelinne Alves de Medeiros
Costa, Ewerton Marinho da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Herlon Bruno Ferreira
Freitas, Rômulo Magno Oliveira de
Oliveira, Lenilton Alex de Araújo
Araujo, Jacquelinne Alves de Medeiros
Costa, Ewerton Marinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Mimosa caesalpiniifolia Benth. Concentração salina. Tolerância.
topic Mimosa caesalpiniifolia Benth. Concentração salina. Tolerância.
description O sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth) é uma espécie vegetal típica da caatinga, possuindo inúmeras utilizações na Região Nordeste, sendo uma das essências florestais nativas mais importantes do semi-árido brasileiro. O aproveitamento de águas salinas surge como alternativa para suprir a necessidade de irrigação devido à escassez de água de boa qualidade, isto quando bem manejada e utilizando espécies que tolerem determinadas quantidades de sais. Dessa maneira objetivou-se avaliar o efeito de diferentes concentrações salinas na água de irrigação na germinação de sementes de sabiá. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação da UFERSA, com 4 tratamentos ( T1 0,5 dS/m; T2 1,5 dS/m; T3 3,0 dS/m; T4 4,5 dS/m) e 4 repetições, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado. Os resultados mostram que o aumento dos teores de sais afetam negativamente o percentual e o índice de velocidade de emergência, porém as sementes de sabiá apresentaram certa tolerância a concentração salina de 3,0 dS/m, obtendo os melhores índices com água de CE= 0,5% e 1,5 dS/m.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/314
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/314/314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 No. 3 (2010); 125 - 130
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 125 - 130
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 5 n. 3 (2010); 125 - 130
1981-8203
10.18378/rvads.v5i3
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083360333824