MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho de Abreu, Jadson
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Paes Marangon, Gabriel, Anjos, Rafael Vieira, Holanda, Alan Cauê
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095
Resumo: O objetivo desse trabalho foi de testar diferentes modelos matemáticos para encontrar aquele que melhor explique a relação altura/diâmetro. O trabalho foi desenvolvido no campus experimental da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Foram locadas de forma inteiramente aleatória 12 parcelas de 10x10 m (100 m²), adotando-se como critério de inclusão para compor a amostragem todas as arvore com diâmetro à altura do peito (DAP)≥10 cm e alturas correspondentes. O DAP foi obtido com o auxilio de uma fita métrica e a altura foi mensurada com o auxilio do hipsômetro TRUPULSE 366°. Com a obtenção dos dados de DAP e Altura foram testados 8 modelos matemáticos de relação hipsometrica sendo 5 aritméticos, 2 logarítmicos e 1 não linear. Foi selecionado o melhor deles com base em critérios estatísticos mais utilizados. O modelo que menos se ajustou aos dados foi o modelo linear simples, com baixo coeficiente de determinação, mais elevado erro padrão da estimativa e distribuição gráfica do resíduo não homogênea. O modelo de Chapman e Richard apresentou mais alto coeficiente de determinação e mais baixo erro padrão da estimativa, porem apresentou distribuição do resíduo tendenciosa. Mesmo com a maioria dos modelos aparentando pouca diferença entre eles pela analise gráfica do resíduo verificou-se que os que apresentaram o ajuste mais homogêneo foram o Parabólico e Curtis. 
id GVAA-1_7e9e6ea9db85e101765881b0a9b5106b
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1095
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.O objetivo desse trabalho foi de testar diferentes modelos matemáticos para encontrar aquele que melhor explique a relação altura/diâmetro. O trabalho foi desenvolvido no campus experimental da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Foram locadas de forma inteiramente aleatória 12 parcelas de 10x10 m (100 m²), adotando-se como critério de inclusão para compor a amostragem todas as arvore com diâmetro à altura do peito (DAP)≥10 cm e alturas correspondentes. O DAP foi obtido com o auxilio de uma fita métrica e a altura foi mensurada com o auxilio do hipsômetro TRUPULSE 366°. Com a obtenção dos dados de DAP e Altura foram testados 8 modelos matemáticos de relação hipsometrica sendo 5 aritméticos, 2 logarítmicos e 1 não linear. Foi selecionado o melhor deles com base em critérios estatísticos mais utilizados. O modelo que menos se ajustou aos dados foi o modelo linear simples, com baixo coeficiente de determinação, mais elevado erro padrão da estimativa e distribuição gráfica do resíduo não homogênea. O modelo de Chapman e Richard apresentou mais alto coeficiente de determinação e mais baixo erro padrão da estimativa, porem apresentou distribuição do resíduo tendenciosa. Mesmo com a maioria dos modelos aparentando pouca diferença entre eles pela analise gráfica do resíduo verificou-se que os que apresentaram o ajuste mais homogêneo foram o Parabólico e Curtis. Editora Verde2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 4 (2011); 213 - 218Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 4 (2011); 213 - 218Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 4 (2011); 213 - 2181981-820310.18378/rvads.v6i4reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095/910Coelho de Abreu, JadsonPaes Marangon, GabrielAnjos, Rafael VieiraHolanda, Alan Cauêinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:19:16Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1095Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:16.527686Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
title MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
spellingShingle MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
Coelho de Abreu, Jadson
title_short MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
title_full MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
title_fullStr MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
title_full_unstemmed MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
title_sort MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.
author Coelho de Abreu, Jadson
author_facet Coelho de Abreu, Jadson
Paes Marangon, Gabriel
Anjos, Rafael Vieira
Holanda, Alan Cauê
author_role author
author2 Paes Marangon, Gabriel
Anjos, Rafael Vieira
Holanda, Alan Cauê
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho de Abreu, Jadson
Paes Marangon, Gabriel
Anjos, Rafael Vieira
Holanda, Alan Cauê
description O objetivo desse trabalho foi de testar diferentes modelos matemáticos para encontrar aquele que melhor explique a relação altura/diâmetro. O trabalho foi desenvolvido no campus experimental da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Foram locadas de forma inteiramente aleatória 12 parcelas de 10x10 m (100 m²), adotando-se como critério de inclusão para compor a amostragem todas as arvore com diâmetro à altura do peito (DAP)≥10 cm e alturas correspondentes. O DAP foi obtido com o auxilio de uma fita métrica e a altura foi mensurada com o auxilio do hipsômetro TRUPULSE 366°. Com a obtenção dos dados de DAP e Altura foram testados 8 modelos matemáticos de relação hipsometrica sendo 5 aritméticos, 2 logarítmicos e 1 não linear. Foi selecionado o melhor deles com base em critérios estatísticos mais utilizados. O modelo que menos se ajustou aos dados foi o modelo linear simples, com baixo coeficiente de determinação, mais elevado erro padrão da estimativa e distribuição gráfica do resíduo não homogênea. O modelo de Chapman e Richard apresentou mais alto coeficiente de determinação e mais baixo erro padrão da estimativa, porem apresentou distribuição do resíduo tendenciosa. Mesmo com a maioria dos modelos aparentando pouca diferença entre eles pela analise gráfica do resíduo verificou-se que os que apresentaram o ajuste mais homogêneo foram o Parabólico e Curtis. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095/910
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 4 (2011); 213 - 218
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 4 (2011); 213 - 218
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 4 (2011); 213 - 218
1981-8203
10.18378/rvads.v6i4
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084830437376