Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aline Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Viviane F., Brito, Kalyne S. A. de, Nascimento, Elka Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2728
Resumo: O reuso de água de esgoto tratada juntamente com o uso de resíduos industriais para a formação de mudas de girassol ornamental vem sendo uma alternativa econômica para o estado da Paraíba. Nesse contexto, a pesquisa foi realizada objetivando-se a utilização de resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária. Desenvolvido em ambiente protegido na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, localizado no Estado da Paraíba-PB, utilizaram-se os seguintes tratamentos: 100% substrato comercial (SC), 100% solo (S), 100% fibra de coco (FC) e 50% (SC) misturado a 50% (FC), combinados com 2 tipos de água (A1 – abastecimento; A2 – residuária). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, num esquema fatorial de 4 x 2, com 3 repetições e 3 plantas por repetição. Foram avaliados a altura de planta (AP), o número de folhas (NF) e o diâmetro do caule (DC), comprimento radicular (CR), fitomassa fresca da parte aérea (FFPA) e da raiz (FFR), fitomassa seca da parte aérea (FSPA) e da raiz (FSR).  As maiores médias foram relacionadas à utilização de água residuária e resultados obtidos pelo uso dos diversos substratos, os quais tiveram significância para algumas variáveis, em pelo menos uma época de avaliação. Percebe-se a importância do uso de água residuária como fertirrigação das mudas e o reaproveitamento de resíduos industriais como substrato, sendo uma alternativa com grande potencial e viável para os pequenos agricultores.
id GVAA-1_7fd7880dac97ada846753e6669268fb6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2728
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuáriaO reuso de água de esgoto tratada juntamente com o uso de resíduos industriais para a formação de mudas de girassol ornamental vem sendo uma alternativa econômica para o estado da Paraíba. Nesse contexto, a pesquisa foi realizada objetivando-se a utilização de resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária. Desenvolvido em ambiente protegido na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, localizado no Estado da Paraíba-PB, utilizaram-se os seguintes tratamentos: 100% substrato comercial (SC), 100% solo (S), 100% fibra de coco (FC) e 50% (SC) misturado a 50% (FC), combinados com 2 tipos de água (A1 – abastecimento; A2 – residuária). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, num esquema fatorial de 4 x 2, com 3 repetições e 3 plantas por repetição. Foram avaliados a altura de planta (AP), o número de folhas (NF) e o diâmetro do caule (DC), comprimento radicular (CR), fitomassa fresca da parte aérea (FFPA) e da raiz (FFR), fitomassa seca da parte aérea (FSPA) e da raiz (FSR).  As maiores médias foram relacionadas à utilização de água residuária e resultados obtidos pelo uso dos diversos substratos, os quais tiveram significância para algumas variáveis, em pelo menos uma época de avaliação. Percebe-se a importância do uso de água residuária como fertirrigação das mudas e o reaproveitamento de resíduos industriais como substrato, sendo uma alternativa com grande potencial e viável para os pequenos agricultores.Editora Verde2014-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2728Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 4 (2013); 258 - 266Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 258 - 266Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 4 (2013); 258 - 2661981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2728/2199Ferreira, Aline CostaSilva, Viviane F.Brito, Kalyne S. A. deNascimento, Elka Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:18:57Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2728Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:47.586299Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
title Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
spellingShingle Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
Ferreira, Aline Costa
title_short Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
title_full Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
title_fullStr Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
title_full_unstemmed Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
title_sort Resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária
author Ferreira, Aline Costa
author_facet Ferreira, Aline Costa
Silva, Viviane F.
Brito, Kalyne S. A. de
Nascimento, Elka Costa
author_role author
author2 Silva, Viviane F.
Brito, Kalyne S. A. de
Nascimento, Elka Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aline Costa
Silva, Viviane F.
Brito, Kalyne S. A. de
Nascimento, Elka Costa
description O reuso de água de esgoto tratada juntamente com o uso de resíduos industriais para a formação de mudas de girassol ornamental vem sendo uma alternativa econômica para o estado da Paraíba. Nesse contexto, a pesquisa foi realizada objetivando-se a utilização de resíduo agroindustrial na formação de mudas ornamentais irrigadas com água residuária. Desenvolvido em ambiente protegido na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, localizado no Estado da Paraíba-PB, utilizaram-se os seguintes tratamentos: 100% substrato comercial (SC), 100% solo (S), 100% fibra de coco (FC) e 50% (SC) misturado a 50% (FC), combinados com 2 tipos de água (A1 – abastecimento; A2 – residuária). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, num esquema fatorial de 4 x 2, com 3 repetições e 3 plantas por repetição. Foram avaliados a altura de planta (AP), o número de folhas (NF) e o diâmetro do caule (DC), comprimento radicular (CR), fitomassa fresca da parte aérea (FFPA) e da raiz (FFR), fitomassa seca da parte aérea (FSPA) e da raiz (FSR).  As maiores médias foram relacionadas à utilização de água residuária e resultados obtidos pelo uso dos diversos substratos, os quais tiveram significância para algumas variáveis, em pelo menos uma época de avaliação. Percebe-se a importância do uso de água residuária como fertirrigação das mudas e o reaproveitamento de resíduos industriais como substrato, sendo uma alternativa com grande potencial e viável para os pequenos agricultores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2728
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2728/2199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 4 (2013); 258 - 266
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 258 - 266
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 4 (2013); 258 - 266
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087510597632