Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cícera Alves Agostinho de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Maria do Socooro Cordeiro de, Silva, José Ronaldo Ribeiro da, Sousa, Francinalva Cordeiro de, Possas, José Marcelo Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3080
Resumo: O governo federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado favorece a construção e funcionamento de escolas de educação profissional. A Secretaria do Estado do Ceará, utilizando recursos do referido programa vem investindo, desde 2008, na edificação e adaptação de escolas de ensino médio, nas quais ocorre a integração entre as disciplinas da base comum e componentes curriculares da área técnica. O contraponto dessa modalidade de ensino é a distribuição da carga horária no mapa curricular, de forma que parte do tempo mínimo previsto de 800 horas anuais para as disciplinas da base comum é destinado à área técnica e/ou atividades complementares. Analisar a disparidade entre o mapa curricular das escolas estaduais de ensino médio regular e de educação profissional do Ceará constitui o cerne dessa pesquisa, visto que ocorre nas escolas profissionais uma supressão do mínimo de tempo exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, para a base comum, conforme dados levantados e analisados através dessa pesquisa. 
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