Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3080 |
Resumo: | O governo federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado favorece a construção e funcionamento de escolas de educação profissional. A Secretaria do Estado do Ceará, utilizando recursos do referido programa vem investindo, desde 2008, na edificação e adaptação de escolas de ensino médio, nas quais ocorre a integração entre as disciplinas da base comum e componentes curriculares da área técnica. O contraponto dessa modalidade de ensino é a distribuição da carga horária no mapa curricular, de forma que parte do tempo mínimo previsto de 800 horas anuais para as disciplinas da base comum é destinado à área técnica e/ou atividades complementares. Analisar a disparidade entre o mapa curricular das escolas estaduais de ensino médio regular e de educação profissional do Ceará constitui o cerne dessa pesquisa, visto que ocorre nas escolas profissionais uma supressão do mínimo de tempo exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, para a base comum, conforme dados levantados e analisados através dessa pesquisa. |
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Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares CearensesMapeamento CurricularEscola profissionalEscola RegulaO governo federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado favorece a construção e funcionamento de escolas de educação profissional. A Secretaria do Estado do Ceará, utilizando recursos do referido programa vem investindo, desde 2008, na edificação e adaptação de escolas de ensino médio, nas quais ocorre a integração entre as disciplinas da base comum e componentes curriculares da área técnica. O contraponto dessa modalidade de ensino é a distribuição da carga horária no mapa curricular, de forma que parte do tempo mínimo previsto de 800 horas anuais para as disciplinas da base comum é destinado à área técnica e/ou atividades complementares. Analisar a disparidade entre o mapa curricular das escolas estaduais de ensino médio regular e de educação profissional do Ceará constitui o cerne dessa pesquisa, visto que ocorre nas escolas profissionais uma supressão do mínimo de tempo exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, para a base comum, conforme dados levantados e analisados através dessa pesquisa. Editora Verde2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/308010.18378/rvads.v9i5.3080Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 133 - 136Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 133 - 136Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 133 - 1361981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3080/2989https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3080/8586Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Cícera Alves Agostinho deSousa, Maria do Socooro Cordeiro deSilva, José Ronaldo Ribeiro daSousa, Francinalva Cordeiro dePossas, José Marcelo Cordeiro2021-06-15T13:13:33Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3080Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:54.022878Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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