Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Ó, Kely Dayane Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Girlânio Holanda, Santos, Rivaldo Vital
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2977
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência nutricional do esterco caprino e bovino associado ao co-produto de vermiculta em mudas de angico. O experimento constou da utilização de dois tipos de esterco (bovino e caprino) homogeneizados com co-produto de vermiculita em seis doses (0, 5, 10, 15, 20 e 25%) em um delineamento experimental inteiramente casualizado 6 x 2 mais quatro repetições controle contendo esterco bovino e solo na proporção 2:1. Para as análises estatísticas, foi aplicado teste de regressão polinomial grau dois para todas as variáveis e teste de Tukey a 5% para comparação entre os tratamentos aplicados e o tratamento controle. Sementes de angico foram semeadas em vasos plásticos, aos 40 dias após a germinação, foram coletados semanalmente o diâmetro basal e altura das mudas até 130 dias após a germinação, quando se deu o término do experimento, logo após, procedeu-se às coletas de massa seca da parte aérea, raiz e de tubérculo. O esterco bovino e caprino e o convencional surtiram efeitos positivos no crescimento das mudas de angico, assim sendo, recomendado seu uso para o cultivo da espécie angico. A dose de matéria orgânica que resultou o melhor efeito foi a de 25% de esterco caprino, comparado com os demais tratamentos estudados. É recomendado o uso de esterco caprino para a produção de muda de angico.
id GVAA-1_b34dad467b08d0d8912a722da9230a4a
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2977
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânicaEstercoMudasDesenvolvimentoCaatingaImpacto ambiental.Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência nutricional do esterco caprino e bovino associado ao co-produto de vermiculta em mudas de angico. O experimento constou da utilização de dois tipos de esterco (bovino e caprino) homogeneizados com co-produto de vermiculita em seis doses (0, 5, 10, 15, 20 e 25%) em um delineamento experimental inteiramente casualizado 6 x 2 mais quatro repetições controle contendo esterco bovino e solo na proporção 2:1. Para as análises estatísticas, foi aplicado teste de regressão polinomial grau dois para todas as variáveis e teste de Tukey a 5% para comparação entre os tratamentos aplicados e o tratamento controle. Sementes de angico foram semeadas em vasos plásticos, aos 40 dias após a germinação, foram coletados semanalmente o diâmetro basal e altura das mudas até 130 dias após a germinação, quando se deu o término do experimento, logo após, procedeu-se às coletas de massa seca da parte aérea, raiz e de tubérculo. O esterco bovino e caprino e o convencional surtiram efeitos positivos no crescimento das mudas de angico, assim sendo, recomendado seu uso para o cultivo da espécie angico. A dose de matéria orgânica que resultou o melhor efeito foi a de 25% de esterco caprino, comparado com os demais tratamentos estudados. É recomendado o uso de esterco caprino para a produção de muda de angico.Editora Verde2015-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/297710.18378/rvads.v10i1.2977Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 No. 1 (2015); 178 - 186Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 Núm. 1 (2015); 178 - 186Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 10 n. 1 (2015); 178 - 1861981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2977/3044Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Ó, Kely Dayane SilvaSilva, Girlânio HolandaSantos, Rivaldo Vital2021-06-15T13:12:56Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2977Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:52.333460Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
title Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
spellingShingle Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
do Ó, Kely Dayane Silva
Esterco
Mudas
Desenvolvimento
Caatinga
Impacto ambiental.
title_short Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
title_full Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
title_fullStr Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
title_full_unstemmed Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
title_sort Crescimento inicial de angico em substratos com co-produtos de mineração e matéria orgânica
author do Ó, Kely Dayane Silva
author_facet do Ó, Kely Dayane Silva
Silva, Girlânio Holanda
Santos, Rivaldo Vital
author_role author
author2 Silva, Girlânio Holanda
Santos, Rivaldo Vital
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Ó, Kely Dayane Silva
Silva, Girlânio Holanda
Santos, Rivaldo Vital
dc.subject.por.fl_str_mv Esterco
Mudas
Desenvolvimento
Caatinga
Impacto ambiental.
topic Esterco
Mudas
Desenvolvimento
Caatinga
Impacto ambiental.
description Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência nutricional do esterco caprino e bovino associado ao co-produto de vermiculta em mudas de angico. O experimento constou da utilização de dois tipos de esterco (bovino e caprino) homogeneizados com co-produto de vermiculita em seis doses (0, 5, 10, 15, 20 e 25%) em um delineamento experimental inteiramente casualizado 6 x 2 mais quatro repetições controle contendo esterco bovino e solo na proporção 2:1. Para as análises estatísticas, foi aplicado teste de regressão polinomial grau dois para todas as variáveis e teste de Tukey a 5% para comparação entre os tratamentos aplicados e o tratamento controle. Sementes de angico foram semeadas em vasos plásticos, aos 40 dias após a germinação, foram coletados semanalmente o diâmetro basal e altura das mudas até 130 dias após a germinação, quando se deu o término do experimento, logo após, procedeu-se às coletas de massa seca da parte aérea, raiz e de tubérculo. O esterco bovino e caprino e o convencional surtiram efeitos positivos no crescimento das mudas de angico, assim sendo, recomendado seu uso para o cultivo da espécie angico. A dose de matéria orgânica que resultou o melhor efeito foi a de 25% de esterco caprino, comparado com os demais tratamentos estudados. É recomendado o uso de esterco caprino para a produção de muda de angico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2977
10.18378/rvads.v10i1.2977
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2977
identifier_str_mv 10.18378/rvads.v10i1.2977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2977/3044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 No. 1 (2015); 178 - 186
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 Núm. 1 (2015); 178 - 186
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 10 n. 1 (2015); 178 - 186
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087980359680