Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Jamilo Nogueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Ciro de Miranda, Vale, Egnesio Holanda, Sizenando Filho, Francisco Aires, Pitombeira, João Bosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562
Resumo: Um ensaio de campo foi conduzido no período de 18 março a 22 de julho de 2009, com o objetivo de estudar a resposta da girassol (Helianthus annuus L.) consorciado com milho (Zea mays) em séries de substituição sob condições da agricultura de sequeiro. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 5 tratamentos e 4 repetições. Os componentes da produtividade analisados para girassol foram altura da planta, altura de capítulo e o diâmetro do capítulo. Com dados de produtividade de grãos do girassol e milho foi possível determinar o uso eficiente da terra (UET), coeficiente de adensamento relativo (CAR), agressividade (A) e o índice de produtividade do sistema (IPS). O sistema de consorciação casou reduções na produtividade do girassol e feijão caupi em comparação a seus monocultivos. O sistema de consorciação não modificou os componentes de produtividade do girassol estudados em séries de substituição com milho. Os índices de avaliação do sistema de consorciação o UET e CAR tornaram possível eleger os tratamentos 75% Gi + 25% Fc e 50% Gi + 50% Fc, como sendo recomendados para emprego na agricultura de subsistência. Os tratamentos consorciados apresentaram estabilidade de produtividade, a qual foi caracterizada pelo índice de produtividade do sistema (IPS).
id GVAA-1_ba1ce9e53a09b63bf7faf0573c3fdf8b
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1562
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituiçãoUm ensaio de campo foi conduzido no período de 18 março a 22 de julho de 2009, com o objetivo de estudar a resposta da girassol (Helianthus annuus L.) consorciado com milho (Zea mays) em séries de substituição sob condições da agricultura de sequeiro. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 5 tratamentos e 4 repetições. Os componentes da produtividade analisados para girassol foram altura da planta, altura de capítulo e o diâmetro do capítulo. Com dados de produtividade de grãos do girassol e milho foi possível determinar o uso eficiente da terra (UET), coeficiente de adensamento relativo (CAR), agressividade (A) e o índice de produtividade do sistema (IPS). O sistema de consorciação casou reduções na produtividade do girassol e feijão caupi em comparação a seus monocultivos. O sistema de consorciação não modificou os componentes de produtividade do girassol estudados em séries de substituição com milho. Os índices de avaliação do sistema de consorciação o UET e CAR tornaram possível eleger os tratamentos 75% Gi + 25% Fc e 50% Gi + 50% Fc, como sendo recomendados para emprego na agricultura de subsistência. Os tratamentos consorciados apresentaram estabilidade de produtividade, a qual foi caracterizada pelo índice de produtividade do sistema (IPS).Editora Verde2013-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 223 - 229Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 223 - 229Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 223 - 2291981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562/1535Paula, Jamilo NogueiraPinto, Ciro de MirandaVale, Egnesio HolandaSizenando Filho, Francisco AiresPitombeira, João Boscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:10Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1562Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:26.770222Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
title Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
spellingShingle Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
Paula, Jamilo Nogueira
title_short Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
title_full Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
title_fullStr Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
title_full_unstemmed Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
title_sort Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição
author Paula, Jamilo Nogueira
author_facet Paula, Jamilo Nogueira
Pinto, Ciro de Miranda
Vale, Egnesio Holanda
Sizenando Filho, Francisco Aires
Pitombeira, João Bosco
author_role author
author2 Pinto, Ciro de Miranda
Vale, Egnesio Holanda
Sizenando Filho, Francisco Aires
Pitombeira, João Bosco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Jamilo Nogueira
Pinto, Ciro de Miranda
Vale, Egnesio Holanda
Sizenando Filho, Francisco Aires
Pitombeira, João Bosco
description Um ensaio de campo foi conduzido no período de 18 março a 22 de julho de 2009, com o objetivo de estudar a resposta da girassol (Helianthus annuus L.) consorciado com milho (Zea mays) em séries de substituição sob condições da agricultura de sequeiro. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 5 tratamentos e 4 repetições. Os componentes da produtividade analisados para girassol foram altura da planta, altura de capítulo e o diâmetro do capítulo. Com dados de produtividade de grãos do girassol e milho foi possível determinar o uso eficiente da terra (UET), coeficiente de adensamento relativo (CAR), agressividade (A) e o índice de produtividade do sistema (IPS). O sistema de consorciação casou reduções na produtividade do girassol e feijão caupi em comparação a seus monocultivos. O sistema de consorciação não modificou os componentes de produtividade do girassol estudados em séries de substituição com milho. Os índices de avaliação do sistema de consorciação o UET e CAR tornaram possível eleger os tratamentos 75% Gi + 25% Fc e 50% Gi + 50% Fc, como sendo recomendados para emprego na agricultura de subsistência. Os tratamentos consorciados apresentaram estabilidade de produtividade, a qual foi caracterizada pelo índice de produtividade do sistema (IPS).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562/1535
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 223 - 229
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 223 - 229
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 223 - 229
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085702852608