Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Mario Leno Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Lunara de Sousa, Araujo, Danila Lima de, Andrade, Alexandro de Figueiredo, Andrade, Raimundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2505
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho analisar o efeito de diferentes concentrações de urina de vaca e de dois volumes de húmus de substrato na cultura da alface. O experimento foi realizado em ambiente protegido (casa de vegetação). O delineamento experimental adotado foi o de blocos inteiramente casualizados (DIC), com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 2  com 4 repetições. Sendo estudados 5 dosagens de urina de vaca (D1= 0 m/L; D2= 10; D3= 20 m/L; D4= 30 m/L e D5= 40 m/L) e duas proporções de substrato em recipientes  de saco de polietileno (50% de solo + 50% de húmus de minhoca e 25% de solo + 75% de húmus de minhoca). Avaliaram-se área foliar (AF), área foliar total (AFT), diâmetro do caule (DC), peso verde da raiz (PVR), peso seco das folhas (PSF), peso seco da raiz (PSR) e peso seco total (PST). A utilização de volume 1 (50% de solo + 50% de húmus de minhoca) resultou nos melhores resultados em relação a área foliar e área foliar total. A dosagem de 40 mL de solução a base de urina de vaca proporcionou os maiores resultados para a maioria das variáveis com exceção apenas da área foliar total que reduziu de acordo com o aumento da aplicação da solução.Palavras-chave: Lactuca sativa L.; Agroecologia. Produção orgânica.        
id GVAA-1_d375c9642256396d89cbbe6b4b67eaf3
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2505
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhocaObjetivou-se com esse trabalho analisar o efeito de diferentes concentrações de urina de vaca e de dois volumes de húmus de substrato na cultura da alface. O experimento foi realizado em ambiente protegido (casa de vegetação). O delineamento experimental adotado foi o de blocos inteiramente casualizados (DIC), com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 2  com 4 repetições. Sendo estudados 5 dosagens de urina de vaca (D1= 0 m/L; D2= 10; D3= 20 m/L; D4= 30 m/L e D5= 40 m/L) e duas proporções de substrato em recipientes  de saco de polietileno (50% de solo + 50% de húmus de minhoca e 25% de solo + 75% de húmus de minhoca). Avaliaram-se área foliar (AF), área foliar total (AFT), diâmetro do caule (DC), peso verde da raiz (PVR), peso seco das folhas (PSF), peso seco da raiz (PSR) e peso seco total (PST). A utilização de volume 1 (50% de solo + 50% de húmus de minhoca) resultou nos melhores resultados em relação a área foliar e área foliar total. A dosagem de 40 mL de solução a base de urina de vaca proporcionou os maiores resultados para a maioria das variáveis com exceção apenas da área foliar total que reduziu de acordo com o aumento da aplicação da solução.Palavras-chave: Lactuca sativa L.; Agroecologia. Produção orgânica.        Editora Verde2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2505Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 333-339Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 333-339Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 333-3391981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2505/2473Veras, Mario Leno MartinsAlves, Lunara de SousaAraujo, Danila Lima deAndrade, Alexandro de FigueiredoAndrade, Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:18:24Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2505Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:43.243986Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
title Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
spellingShingle Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
Veras, Mario Leno Martins
title_short Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
title_full Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
title_fullStr Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
title_full_unstemmed Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
title_sort Crescimento inicial da alface sob fertilização orgânica e volumes de húmus de minhoca
author Veras, Mario Leno Martins
author_facet Veras, Mario Leno Martins
Alves, Lunara de Sousa
Araujo, Danila Lima de
Andrade, Alexandro de Figueiredo
Andrade, Raimundo
author_role author
author2 Alves, Lunara de Sousa
Araujo, Danila Lima de
Andrade, Alexandro de Figueiredo
Andrade, Raimundo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Mario Leno Martins
Alves, Lunara de Sousa
Araujo, Danila Lima de
Andrade, Alexandro de Figueiredo
Andrade, Raimundo
description Objetivou-se com esse trabalho analisar o efeito de diferentes concentrações de urina de vaca e de dois volumes de húmus de substrato na cultura da alface. O experimento foi realizado em ambiente protegido (casa de vegetação). O delineamento experimental adotado foi o de blocos inteiramente casualizados (DIC), com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 2  com 4 repetições. Sendo estudados 5 dosagens de urina de vaca (D1= 0 m/L; D2= 10; D3= 20 m/L; D4= 30 m/L e D5= 40 m/L) e duas proporções de substrato em recipientes  de saco de polietileno (50% de solo + 50% de húmus de minhoca e 25% de solo + 75% de húmus de minhoca). Avaliaram-se área foliar (AF), área foliar total (AFT), diâmetro do caule (DC), peso verde da raiz (PVR), peso seco das folhas (PSF), peso seco da raiz (PSR) e peso seco total (PST). A utilização de volume 1 (50% de solo + 50% de húmus de minhoca) resultou nos melhores resultados em relação a área foliar e área foliar total. A dosagem de 40 mL de solução a base de urina de vaca proporcionou os maiores resultados para a maioria das variáveis com exceção apenas da área foliar total que reduziu de acordo com o aumento da aplicação da solução.Palavras-chave: Lactuca sativa L.; Agroecologia. Produção orgânica.        
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2505
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2505/2473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 333-339
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 333-339
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 333-339
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087043981312