Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Paulo Nobre de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Lucas Ramos da, Sampaio, Pedro Ramualyson Fernandes, Azevedo, Josimar de, Dias, Nildo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1356
Resumo: Na região semiárida do Nordeste do Brasil, em que a água é um fator limitado e escasso, faz-se necessário o aproveitamento de águas residuárias tratadas com possibilidades de assegurar e incrementar a produção agrícola.  A sua utilização na irrigação de mudas frutíferas, poderá representar uma alternativa promissora na produção de mudas de boa qualidade, criando assim, uma opção para o uso dessa água, não simplesmente pelo aporte de nutriente, mas, sobretudo por contribuir com a preservação de meio ambiente. Com esse intuito, foi conduzido um experimento com objetivo de aproveitar o efluente de esgoto tratado na fertirrigação de mudas de Maracujazeiro amarelo. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram na aplicação de 100% de água de abastecimento (AA) - T1 (testemunha); 75% água de abastecimento (AA) + 25% de efluente doméstico (ED) - T2; 50% AA + 50% ED - T3; 25% AA + 75% ED - T4 e 100% do efluente doméstico - T5. Foram avaliados o comprimento da parte aérea; número de folhas definitivas; área foliar; massa fresca e seca da parte aérea, do sistema radicular e total. Para a produção de mudas de maracujazeiro amarelo, a aplicação com o efluente doméstico tratado na concentração de 75% e 100% promoveu um melhor desempenho em termos de crescimento das mudas em todas as variáveis analisadas.
id GVAA-1_dfad754edc6a428a1cc833b64d841de4
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1356
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amareloNa região semiárida do Nordeste do Brasil, em que a água é um fator limitado e escasso, faz-se necessário o aproveitamento de águas residuárias tratadas com possibilidades de assegurar e incrementar a produção agrícola.  A sua utilização na irrigação de mudas frutíferas, poderá representar uma alternativa promissora na produção de mudas de boa qualidade, criando assim, uma opção para o uso dessa água, não simplesmente pelo aporte de nutriente, mas, sobretudo por contribuir com a preservação de meio ambiente. Com esse intuito, foi conduzido um experimento com objetivo de aproveitar o efluente de esgoto tratado na fertirrigação de mudas de Maracujazeiro amarelo. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram na aplicação de 100% de água de abastecimento (AA) - T1 (testemunha); 75% água de abastecimento (AA) + 25% de efluente doméstico (ED) - T2; 50% AA + 50% ED - T3; 25% AA + 75% ED - T4 e 100% do efluente doméstico - T5. Foram avaliados o comprimento da parte aérea; número de folhas definitivas; área foliar; massa fresca e seca da parte aérea, do sistema radicular e total. Para a produção de mudas de maracujazeiro amarelo, a aplicação com o efluente doméstico tratado na concentração de 75% e 100% promoveu um melhor desempenho em termos de crescimento das mudas em todas as variáveis analisadas.Editora Verde2012-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1356Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 4 (2012); 69 - 75Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 69 - 75Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 4 (2012); 69 - 751981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1356/1329Almeida, João Paulo Nobre deCosta, Lucas Ramos daSampaio, Pedro Ramualyson FernandesAzevedo, Josimar deDias, Nildo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:14:32Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1356Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:24.519924Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
title Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
spellingShingle Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
Almeida, João Paulo Nobre de
title_short Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
title_full Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
title_fullStr Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
title_full_unstemmed Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
title_sort Utilização de esgoto doméstico tratado na produção de mudas de maracujazeiro amarelo
author Almeida, João Paulo Nobre de
author_facet Almeida, João Paulo Nobre de
Costa, Lucas Ramos da
Sampaio, Pedro Ramualyson Fernandes
Azevedo, Josimar de
Dias, Nildo da Silva
author_role author
author2 Costa, Lucas Ramos da
Sampaio, Pedro Ramualyson Fernandes
Azevedo, Josimar de
Dias, Nildo da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, João Paulo Nobre de
Costa, Lucas Ramos da
Sampaio, Pedro Ramualyson Fernandes
Azevedo, Josimar de
Dias, Nildo da Silva
description Na região semiárida do Nordeste do Brasil, em que a água é um fator limitado e escasso, faz-se necessário o aproveitamento de águas residuárias tratadas com possibilidades de assegurar e incrementar a produção agrícola.  A sua utilização na irrigação de mudas frutíferas, poderá representar uma alternativa promissora na produção de mudas de boa qualidade, criando assim, uma opção para o uso dessa água, não simplesmente pelo aporte de nutriente, mas, sobretudo por contribuir com a preservação de meio ambiente. Com esse intuito, foi conduzido um experimento com objetivo de aproveitar o efluente de esgoto tratado na fertirrigação de mudas de Maracujazeiro amarelo. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram na aplicação de 100% de água de abastecimento (AA) - T1 (testemunha); 75% água de abastecimento (AA) + 25% de efluente doméstico (ED) - T2; 50% AA + 50% ED - T3; 25% AA + 75% ED - T4 e 100% do efluente doméstico - T5. Foram avaliados o comprimento da parte aérea; número de folhas definitivas; área foliar; massa fresca e seca da parte aérea, do sistema radicular e total. Para a produção de mudas de maracujazeiro amarelo, a aplicação com o efluente doméstico tratado na concentração de 75% e 100% promoveu um melhor desempenho em termos de crescimento das mudas em todas as variáveis analisadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1356
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1356/1329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 4 (2012); 69 - 75
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 69 - 75
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 4 (2012); 69 - 75
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085634695168