Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062 |
Resumo: | A educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. O objetivo desse trabalho é comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais. |
id |
GVAA-1_e8cd7a97acd30b85e0f8ceb512f14e84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3062 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PBpercepção ambientaleducação ambientalconscientizaçãoA educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. O objetivo desse trabalho é comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais.Editora Verde2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 173 - 180Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 173 - 180Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 173 - 1801981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062/2838Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Erika FernandesAlbuquerque, Walker GomesAlves, Maria de Fátima AraújoLucena, Kaiane Pereira2021-06-13T13:18:00Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3062Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:53.814466Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
title |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
spellingShingle |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB Moura, Erika Fernandes percepção ambiental educação ambiental conscientização |
title_short |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
title_full |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
title_fullStr |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
title_sort |
Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB |
author |
Moura, Erika Fernandes |
author_facet |
Moura, Erika Fernandes Albuquerque, Walker Gomes Alves, Maria de Fátima Araújo Lucena, Kaiane Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Walker Gomes Alves, Maria de Fátima Araújo Lucena, Kaiane Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Erika Fernandes Albuquerque, Walker Gomes Alves, Maria de Fátima Araújo Lucena, Kaiane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção ambiental educação ambiental conscientização |
topic |
percepção ambiental educação ambiental conscientização |
description |
A educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. O objetivo desse trabalho é comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062/2838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 173 - 180 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 173 - 180 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 173 - 180 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948088040128512 |