Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Erika Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Albuquerque, Walker Gomes, Alves, Maria de Fátima Araújo, Lucena, Kaiane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062
Resumo: A educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. O objetivo desse trabalho é comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais.
id GVAA-1_e8cd7a97acd30b85e0f8ceb512f14e84
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3062
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PBpercepção ambientaleducação ambientalconscientizaçãoA educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. O objetivo desse trabalho é comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais.Editora Verde2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 173 - 180Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 173 - 180Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 173 - 1801981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062/2838Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Erika FernandesAlbuquerque, Walker GomesAlves, Maria de Fátima AraújoLucena, Kaiane Pereira2021-06-13T13:18:00Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3062Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:53.814466Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
title Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
spellingShingle Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
Moura, Erika Fernandes
percepção ambiental
educação ambiental
conscientização
title_short Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
title_full Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
title_fullStr Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
title_full_unstemmed Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
title_sort Análise comparativa da concepção ambiental de discentes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Pombal – PB
author Moura, Erika Fernandes
author_facet Moura, Erika Fernandes
Albuquerque, Walker Gomes
Alves, Maria de Fátima Araújo
Lucena, Kaiane Pereira
author_role author
author2 Albuquerque, Walker Gomes
Alves, Maria de Fátima Araújo
Lucena, Kaiane Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Erika Fernandes
Albuquerque, Walker Gomes
Alves, Maria de Fátima Araújo
Lucena, Kaiane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv percepção ambiental
educação ambiental
conscientização
topic percepção ambiental
educação ambiental
conscientização
description A educação ambiental é uma prática que deve ser inserida nos currículos escolares para que a mesma possa ser trabalhada nas escolas em todas as disciplinas a fim de esclarecer aos discentes e, também aos docentes qual a real situação problemática na qual o meio ambiente se encontra, despertando assim o interesse de os mesmos decidirem tomar uma posição em relação á tal situação. O objetivo desse trabalho é comparar a visão dos discentes das escolas públicas e privadas do nível fundamental em relação à percepção ambiental, bem como seus interesses em colaborarem com a preservação do meio ambiente em todo seu contexto. Os métodos utilizados na presente pesquisa consistiram na aplicação de questionários e realização de palestras a fim de se conhecer a percepção ambiental dos discentes e de apresentar à importância de se trabalhar a educação ambiental na escola. Os resultados indicam que todos os entrevistados reconhecem que a educação ambiental é uma prática utilizada para a preservação do meio ambiente e que apesar de a maioria dos discentes da rede pública já ter participado de projetos de educação ambiental enquanto que apenas uma pequena parcela dos discentes da rede privada participou de tais projetos, a maioria dos entrevistados afirmou que gostariam de trabalhar a educação ambiental em suas escolas. Tais resultados já eram esperados, pois, as questões ambientais estão cada vez mais merecendo atenção e por outro lado a educação ambiental é uma prática que desperta o interesse dos discentes, o que, de certa forma, contribui para a formação de uma nova geração consciente em relação às questões ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3062/2838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 173 - 180
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 173 - 180
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 173 - 180
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948088040128512