PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Wilian Nascimento
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: VIANA, Selma Ferreira, CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM, CUNHA, Jose Mauricio, FRANCISCON, Uilson, MANTOVANELLI, Bruno Campos, SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001
Resumo: O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento.
id UVRV-2_990fe8f7cd44ee8b0734ede412d7a278
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/3001
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001Ciencias AmbientaisPráticas escolares, conscientização, preservação ambientalPercepção AmbientalO solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento.ABECBARROS, Wilian NascimentoVIANA, Selma FerreiraCAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAMCUNHA, Jose MauricioFRANCISCON, UilsonMANTOVANELLI, Bruno CamposSOARES, Marcelo Dayron Rodrigues2017-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/300110.5892/ruvrd.v15i2.3001Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 558-5652236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001/pdf_72010.5892/ruvrd.v15i2.3001.g3274Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:44ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
title PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
spellingShingle PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
BARROS, Wilian Nascimento
Ciencias Ambientais
Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental
Percepção Ambiental
title_short PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
title_full PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
title_fullStr PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
title_sort PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AMDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001
author BARROS, Wilian Nascimento
author_facet BARROS, Wilian Nascimento
VIANA, Selma Ferreira
CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM
CUNHA, Jose Mauricio
FRANCISCON, Uilson
MANTOVANELLI, Bruno Campos
SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues
author_role author
author2 VIANA, Selma Ferreira
CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM
CUNHA, Jose Mauricio
FRANCISCON, Uilson
MANTOVANELLI, Bruno Campos
SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Wilian Nascimento
VIANA, Selma Ferreira
CAMPOS, Milton Cesar Costa; IEA/UFAM
CUNHA, Jose Mauricio
FRANCISCON, Uilson
MANTOVANELLI, Bruno Campos
SOARES, Marcelo Dayron Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencias Ambientais
Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental
Percepção Ambiental
topic Ciencias Ambientais
Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental
Percepção Ambiental
description O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001
10.5892/ruvrd.v15i2.3001
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v15i2.3001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3001/pdf_720
10.5892/ruvrd.v15i2.3001.g3274
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 558-565
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v15i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454437052678144