Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Rozileudo da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, William de Sousa, Medeiros, Felipe Silva de, Medeiros, Walleska Pereira de, Almeida, Átila Bruno de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975
Resumo: Os insetos são responsáveis por importantes atividades para o homem e os ecossistemas. No entanto, eles geralmente são associados principalmente aos danos ou prejuízos causados ao homem. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção entomológica de alunos do ensino médio da cidade de Patos, Paraíba. Para isso foram aplicados questionários semiestruturados contendo questões sobre os insetos, durante o mês de agosto de 2012. Foram entrevistados 316 alunos, sendo 190 de escolas particulares e 126 de públicas. Do total de entrevistados 62,4% foram do sexo feminino e 37,5% masculino. 56,3% responderam acertadamente que os insetos pertencem ao filo Arthropoda, 37% que possuem 3 pares de pernas e 78,2% que podem ser reconhecidos pelo número de pernas, pela presença de antenas e de olhos. Para 82,6% dos entrevistados os insetos possuem importância positiva e negativa. Alimento para outros seres vivos e transmissão de doenças as mais assinaladas com 20,3% e 25,8% respectivamente. Dos animais percebidos como insetos os mais citados foram besouro, mosquito e barata, sendo aranha o animal mais confundido e assinalado como inseto. Observou-se que o tipo de didática adotada em sala de aula pelos professores não tem tido muito sucesso na fixação desse conteúdo pelos alunos.Entomological perception from high school students from city schools Patos, Paraiba, BrazilAbstract: Insects are responsible for important activities for humans and ecosystems. However, they are usually associated mainly to the damages or losses caused to humans. The aim of this study was to analyze the entomological perception of High school students from the city of Patos, Paraiba. For this semi-structured questionnaires containing questions about insects were applied, during the month of August 2012. 316 students were interviewed, being 190 from private schools and 126 from public schools. From the total respondents 62.4% were female and 37.5% male. 56.3% correctly answered that insects belong to the phylum Arthropoda, 37% having three pairs of legs and 78.2% that can be recognized by the number of legs, by the presence of antennae and eyes. For 82.6% of respondents insects have positive and negative significance. Food for other living beings and transmission of diseases the most marked with 20.3% and 25.8% respectively. From the animals perceived as insects the most mentioned were beetle, mosquitoes and cockroaches, being the spider the animal which was most mistaken and reported as insect. It was noted that the type of didactic adopted in the classroom by teachers has not had much success in fixing of this subject by the students.
id GVAA-1_f452bfaa10d59a74794192f8b790784b
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3975
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, BrasilInsetosetnoentomologiaartrópodesaprendizadoOs insetos são responsáveis por importantes atividades para o homem e os ecossistemas. No entanto, eles geralmente são associados principalmente aos danos ou prejuízos causados ao homem. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção entomológica de alunos do ensino médio da cidade de Patos, Paraíba. Para isso foram aplicados questionários semiestruturados contendo questões sobre os insetos, durante o mês de agosto de 2012. Foram entrevistados 316 alunos, sendo 190 de escolas particulares e 126 de públicas. Do total de entrevistados 62,4% foram do sexo feminino e 37,5% masculino. 56,3% responderam acertadamente que os insetos pertencem ao filo Arthropoda, 37% que possuem 3 pares de pernas e 78,2% que podem ser reconhecidos pelo número de pernas, pela presença de antenas e de olhos. Para 82,6% dos entrevistados os insetos possuem importância positiva e negativa. Alimento para outros seres vivos e transmissão de doenças as mais assinaladas com 20,3% e 25,8% respectivamente. Dos animais percebidos como insetos os mais citados foram besouro, mosquito e barata, sendo aranha o animal mais confundido e assinalado como inseto. Observou-se que o tipo de didática adotada em sala de aula pelos professores não tem tido muito sucesso na fixação desse conteúdo pelos alunos.Entomological perception from high school students from city schools Patos, Paraiba, BrazilAbstract: Insects are responsible for important activities for humans and ecosystems. However, they are usually associated mainly to the damages or losses caused to humans. The aim of this study was to analyze the entomological perception of High school students from the city of Patos, Paraiba. For this semi-structured questionnaires containing questions about insects were applied, during the month of August 2012. 316 students were interviewed, being 190 from private schools and 126 from public schools. From the total respondents 62.4% were female and 37.5% male. 56.3% correctly answered that insects belong to the phylum Arthropoda, 37% having three pairs of legs and 78.2% that can be recognized by the number of legs, by the presence of antennae and eyes. For 82.6% of respondents insects have positive and negative significance. Food for other living beings and transmission of diseases the most marked with 20.3% and 25.8% respectively. From the animals perceived as insects the most mentioned were beetle, mosquitoes and cockroaches, being the spider the animal which was most mistaken and reported as insect. It was noted that the type of didactic adopted in the classroom by teachers has not had much success in fixing of this subject by the students.Editora Verde2016-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/397510.18378/rvads.v11i2.3975Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 01 - 07Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 01 - 07Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 01 - 071981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/3715https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/8767Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Rozileudo da SilvaSantos, William de SousaMedeiros, Felipe Silva deMedeiros, Walleska Pereira deAlmeida, Átila Bruno de Moraes2021-06-14T13:17:11Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3975Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:06.818669Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
title Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
spellingShingle Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
Guedes, Rozileudo da Silva
Insetos
etnoentomologia
artrópodes
aprendizado
title_short Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
title_full Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
title_fullStr Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
title_full_unstemmed Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
title_sort Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
author Guedes, Rozileudo da Silva
author_facet Guedes, Rozileudo da Silva
Santos, William de Sousa
Medeiros, Felipe Silva de
Medeiros, Walleska Pereira de
Almeida, Átila Bruno de Moraes
author_role author
author2 Santos, William de Sousa
Medeiros, Felipe Silva de
Medeiros, Walleska Pereira de
Almeida, Átila Bruno de Moraes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Rozileudo da Silva
Santos, William de Sousa
Medeiros, Felipe Silva de
Medeiros, Walleska Pereira de
Almeida, Átila Bruno de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Insetos
etnoentomologia
artrópodes
aprendizado
topic Insetos
etnoentomologia
artrópodes
aprendizado
description Os insetos são responsáveis por importantes atividades para o homem e os ecossistemas. No entanto, eles geralmente são associados principalmente aos danos ou prejuízos causados ao homem. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção entomológica de alunos do ensino médio da cidade de Patos, Paraíba. Para isso foram aplicados questionários semiestruturados contendo questões sobre os insetos, durante o mês de agosto de 2012. Foram entrevistados 316 alunos, sendo 190 de escolas particulares e 126 de públicas. Do total de entrevistados 62,4% foram do sexo feminino e 37,5% masculino. 56,3% responderam acertadamente que os insetos pertencem ao filo Arthropoda, 37% que possuem 3 pares de pernas e 78,2% que podem ser reconhecidos pelo número de pernas, pela presença de antenas e de olhos. Para 82,6% dos entrevistados os insetos possuem importância positiva e negativa. Alimento para outros seres vivos e transmissão de doenças as mais assinaladas com 20,3% e 25,8% respectivamente. Dos animais percebidos como insetos os mais citados foram besouro, mosquito e barata, sendo aranha o animal mais confundido e assinalado como inseto. Observou-se que o tipo de didática adotada em sala de aula pelos professores não tem tido muito sucesso na fixação desse conteúdo pelos alunos.Entomological perception from high school students from city schools Patos, Paraiba, BrazilAbstract: Insects are responsible for important activities for humans and ecosystems. However, they are usually associated mainly to the damages or losses caused to humans. The aim of this study was to analyze the entomological perception of High school students from the city of Patos, Paraiba. For this semi-structured questionnaires containing questions about insects were applied, during the month of August 2012. 316 students were interviewed, being 190 from private schools and 126 from public schools. From the total respondents 62.4% were female and 37.5% male. 56.3% correctly answered that insects belong to the phylum Arthropoda, 37% having three pairs of legs and 78.2% that can be recognized by the number of legs, by the presence of antennae and eyes. For 82.6% of respondents insects have positive and negative significance. Food for other living beings and transmission of diseases the most marked with 20.3% and 25.8% respectively. From the animals perceived as insects the most mentioned were beetle, mosquitoes and cockroaches, being the spider the animal which was most mistaken and reported as insect. It was noted that the type of didactic adopted in the classroom by teachers has not had much success in fixing of this subject by the students.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975
10.18378/rvads.v11i2.3975
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975
identifier_str_mv 10.18378/rvads.v11i2.3975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/3715
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/8767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 01 - 07
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 01 - 07
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 01 - 07
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948089559515136