Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975 |
Resumo: | Os insetos são responsáveis por importantes atividades para o homem e os ecossistemas. No entanto, eles geralmente são associados principalmente aos danos ou prejuízos causados ao homem. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção entomológica de alunos do ensino médio da cidade de Patos, Paraíba. Para isso foram aplicados questionários semiestruturados contendo questões sobre os insetos, durante o mês de agosto de 2012. Foram entrevistados 316 alunos, sendo 190 de escolas particulares e 126 de públicas. Do total de entrevistados 62,4% foram do sexo feminino e 37,5% masculino. 56,3% responderam acertadamente que os insetos pertencem ao filo Arthropoda, 37% que possuem 3 pares de pernas e 78,2% que podem ser reconhecidos pelo número de pernas, pela presença de antenas e de olhos. Para 82,6% dos entrevistados os insetos possuem importância positiva e negativa. Alimento para outros seres vivos e transmissão de doenças as mais assinaladas com 20,3% e 25,8% respectivamente. Dos animais percebidos como insetos os mais citados foram besouro, mosquito e barata, sendo aranha o animal mais confundido e assinalado como inseto. Observou-se que o tipo de didática adotada em sala de aula pelos professores não tem tido muito sucesso na fixação desse conteúdo pelos alunos.Entomological perception from high school students from city schools Patos, Paraiba, BrazilAbstract: Insects are responsible for important activities for humans and ecosystems. However, they are usually associated mainly to the damages or losses caused to humans. The aim of this study was to analyze the entomological perception of High school students from the city of Patos, Paraiba. For this semi-structured questionnaires containing questions about insects were applied, during the month of August 2012. 316 students were interviewed, being 190 from private schools and 126 from public schools. From the total respondents 62.4% were female and 37.5% male. 56.3% correctly answered that insects belong to the phylum Arthropoda, 37% having three pairs of legs and 78.2% that can be recognized by the number of legs, by the presence of antennae and eyes. For 82.6% of respondents insects have positive and negative significance. Food for other living beings and transmission of diseases the most marked with 20.3% and 25.8% respectively. From the animals perceived as insects the most mentioned were beetle, mosquitoes and cockroaches, being the spider the animal which was most mistaken and reported as insect. It was noted that the type of didactic adopted in the classroom by teachers has not had much success in fixing of this subject by the students. |
id |
GVAA-1_f452bfaa10d59a74794192f8b790784b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3975 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, BrasilInsetosetnoentomologiaartrópodesaprendizadoOs insetos são responsáveis por importantes atividades para o homem e os ecossistemas. No entanto, eles geralmente são associados principalmente aos danos ou prejuízos causados ao homem. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção entomológica de alunos do ensino médio da cidade de Patos, Paraíba. Para isso foram aplicados questionários semiestruturados contendo questões sobre os insetos, durante o mês de agosto de 2012. Foram entrevistados 316 alunos, sendo 190 de escolas particulares e 126 de públicas. Do total de entrevistados 62,4% foram do sexo feminino e 37,5% masculino. 56,3% responderam acertadamente que os insetos pertencem ao filo Arthropoda, 37% que possuem 3 pares de pernas e 78,2% que podem ser reconhecidos pelo número de pernas, pela presença de antenas e de olhos. Para 82,6% dos entrevistados os insetos possuem importância positiva e negativa. Alimento para outros seres vivos e transmissão de doenças as mais assinaladas com 20,3% e 25,8% respectivamente. Dos animais percebidos como insetos os mais citados foram besouro, mosquito e barata, sendo aranha o animal mais confundido e assinalado como inseto. Observou-se que o tipo de didática adotada em sala de aula pelos professores não tem tido muito sucesso na fixação desse conteúdo pelos alunos.Entomological perception from high school students from city schools Patos, Paraiba, BrazilAbstract: Insects are responsible for important activities for humans and ecosystems. However, they are usually associated mainly to the damages or losses caused to humans. The aim of this study was to analyze the entomological perception of High school students from the city of Patos, Paraiba. For this semi-structured questionnaires containing questions about insects were applied, during the month of August 2012. 316 students were interviewed, being 190 from private schools and 126 from public schools. From the total respondents 62.4% were female and 37.5% male. 56.3% correctly answered that insects belong to the phylum Arthropoda, 37% having three pairs of legs and 78.2% that can be recognized by the number of legs, by the presence of antennae and eyes. For 82.6% of respondents insects have positive and negative significance. Food for other living beings and transmission of diseases the most marked with 20.3% and 25.8% respectively. From the animals perceived as insects the most mentioned were beetle, mosquitoes and cockroaches, being the spider the animal which was most mistaken and reported as insect. It was noted that the type of didactic adopted in the classroom by teachers has not had much success in fixing of this subject by the students.Editora Verde2016-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/397510.18378/rvads.v11i2.3975Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 01 - 07Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 01 - 07Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 01 - 071981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/3715https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/8767Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Rozileudo da SilvaSantos, William de SousaMedeiros, Felipe Silva deMedeiros, Walleska Pereira deAlmeida, Átila Bruno de Moraes2021-06-14T13:17:11Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3975Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:06.818669Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
title |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
spellingShingle |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil Guedes, Rozileudo da Silva Insetos etnoentomologia artrópodes aprendizado |
title_short |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
title_full |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
title_fullStr |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
title_full_unstemmed |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
title_sort |
Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil |
author |
Guedes, Rozileudo da Silva |
author_facet |
Guedes, Rozileudo da Silva Santos, William de Sousa Medeiros, Felipe Silva de Medeiros, Walleska Pereira de Almeida, Átila Bruno de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, William de Sousa Medeiros, Felipe Silva de Medeiros, Walleska Pereira de Almeida, Átila Bruno de Moraes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Rozileudo da Silva Santos, William de Sousa Medeiros, Felipe Silva de Medeiros, Walleska Pereira de Almeida, Átila Bruno de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insetos etnoentomologia artrópodes aprendizado |
topic |
Insetos etnoentomologia artrópodes aprendizado |
description |
Os insetos são responsáveis por importantes atividades para o homem e os ecossistemas. No entanto, eles geralmente são associados principalmente aos danos ou prejuízos causados ao homem. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção entomológica de alunos do ensino médio da cidade de Patos, Paraíba. Para isso foram aplicados questionários semiestruturados contendo questões sobre os insetos, durante o mês de agosto de 2012. Foram entrevistados 316 alunos, sendo 190 de escolas particulares e 126 de públicas. Do total de entrevistados 62,4% foram do sexo feminino e 37,5% masculino. 56,3% responderam acertadamente que os insetos pertencem ao filo Arthropoda, 37% que possuem 3 pares de pernas e 78,2% que podem ser reconhecidos pelo número de pernas, pela presença de antenas e de olhos. Para 82,6% dos entrevistados os insetos possuem importância positiva e negativa. Alimento para outros seres vivos e transmissão de doenças as mais assinaladas com 20,3% e 25,8% respectivamente. Dos animais percebidos como insetos os mais citados foram besouro, mosquito e barata, sendo aranha o animal mais confundido e assinalado como inseto. Observou-se que o tipo de didática adotada em sala de aula pelos professores não tem tido muito sucesso na fixação desse conteúdo pelos alunos.Entomological perception from high school students from city schools Patos, Paraiba, BrazilAbstract: Insects are responsible for important activities for humans and ecosystems. However, they are usually associated mainly to the damages or losses caused to humans. The aim of this study was to analyze the entomological perception of High school students from the city of Patos, Paraiba. For this semi-structured questionnaires containing questions about insects were applied, during the month of August 2012. 316 students were interviewed, being 190 from private schools and 126 from public schools. From the total respondents 62.4% were female and 37.5% male. 56.3% correctly answered that insects belong to the phylum Arthropoda, 37% having three pairs of legs and 78.2% that can be recognized by the number of legs, by the presence of antennae and eyes. For 82.6% of respondents insects have positive and negative significance. Food for other living beings and transmission of diseases the most marked with 20.3% and 25.8% respectively. From the animals perceived as insects the most mentioned were beetle, mosquitoes and cockroaches, being the spider the animal which was most mistaken and reported as insect. It was noted that the type of didactic adopted in the classroom by teachers has not had much success in fixing of this subject by the students. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975 10.18378/rvads.v11i2.3975 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975 |
identifier_str_mv |
10.18378/rvads.v11i2.3975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/3715 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3975/8767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 01 - 07 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 01 - 07 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 01 - 07 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948089559515136 |