Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pase, Ramoim Beledelli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170075
Resumo: Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos.
id UFRGS-2_7e0c8f8a47d0a6cce9693b35360674b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170075
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pase, Ramoim BeledelliCampos, Luiz Alexandre2017-11-08T02:27:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/170075001044159Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos.application/pdfporArtrópodesEducação ambientalEtnoentomologiaArtrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044159.pdf001044159.pdfTexto completoapplication/pdf1203042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/1/001044159.pdf35e6e8d48a3eba67e7dea60082f88c41MD51TEXT001044159.pdf.txt001044159.pdf.txtExtracted Texttext/plain125856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/2/001044159.pdf.txt289a17add0b3cf9e7b790905f6f8ccc0MD52THUMBNAIL001044159.pdf.jpg001044159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/3/001044159.pdf.jpg49d81f8a4b72e95a6dd5bfde7bd1a669MD5310183/1700752018-10-30 08:27:48.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:27:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
title Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
spellingShingle Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
Pase, Ramoim Beledelli
Artrópodes
Educação ambiental
Etnoentomologia
title_short Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
title_full Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
title_fullStr Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
title_full_unstemmed Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
title_sort Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
author Pase, Ramoim Beledelli
author_facet Pase, Ramoim Beledelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pase, Ramoim Beledelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Luiz Alexandre
contributor_str_mv Campos, Luiz Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Artrópodes
Educação ambiental
Etnoentomologia
topic Artrópodes
Educação ambiental
Etnoentomologia
description Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-08T02:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170075
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001044159
url http://hdl.handle.net/10183/170075
identifier_str_mv 001044159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/1/001044159.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/2/001044159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/3/001044159.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e6e8d48a3eba67e7dea60082f88c41
289a17add0b3cf9e7b790905f6f8ccc0
49d81f8a4b72e95a6dd5bfde7bd1a669
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447206345310208