Artrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170075 |
Resumo: | Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos. |
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Pase, Ramoim BeledelliCampos, Luiz Alexandre2017-11-08T02:27:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/170075001044159Artrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos.application/pdfporArtrópodesEducação ambientalEtnoentomologiaArtrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044159.pdf001044159.pdfTexto completoapplication/pdf1203042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/1/001044159.pdf35e6e8d48a3eba67e7dea60082f88c41MD51TEXT001044159.pdf.txt001044159.pdf.txtExtracted Texttext/plain125856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/2/001044159.pdf.txt289a17add0b3cf9e7b790905f6f8ccc0MD52THUMBNAIL001044159.pdf.jpg001044159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170075/3/001044159.pdf.jpg49d81f8a4b72e95a6dd5bfde7bd1a669MD5310183/1700752018-10-30 08:27:48.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:27:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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