Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Francinalva Cordeiro de, Nobrega, Flaviana Alves, Sá, Cicera Alves Agostinho de, Possas, José Marcelo Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090
Resumo: – O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura.
id GVAA-1_f9495b575e8b23ebe22e8fd9be352c3f
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3090
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio– O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura.Editora Verde2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 721981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/2991https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/8585Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria do Socorro Cordeiro deSousa, Francinalva Cordeiro deNobrega, Flaviana AlvesSá, Cicera Alves Agostinho dePossas, José Marcelo Cordeiro2021-06-13T13:17:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3090Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:54.250164Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
spellingShingle Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
title_short Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_full Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_fullStr Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_full_unstemmed Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_sort Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
author Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_facet Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Sousa, Francinalva Cordeiro de
Nobrega, Flaviana Alves
Sá, Cicera Alves Agostinho de
Possas, José Marcelo Cordeiro
author_role author
author2 Sousa, Francinalva Cordeiro de
Nobrega, Flaviana Alves
Sá, Cicera Alves Agostinho de
Possas, José Marcelo Cordeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Sousa, Francinalva Cordeiro de
Nobrega, Flaviana Alves
Sá, Cicera Alves Agostinho de
Possas, José Marcelo Cordeiro
description – O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/2991
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/8585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948088057954304