Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090 |
Resumo: | – O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura. |
id |
GVAA-1_f9495b575e8b23ebe22e8fd9be352c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3090 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio– O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura.Editora Verde2015-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 721981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/2991https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/8585Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria do Socorro Cordeiro deSousa, Francinalva Cordeiro deNobrega, Flaviana AlvesSá, Cicera Alves Agostinho dePossas, José Marcelo Cordeiro2021-06-13T13:17:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3090Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:54.250164Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
spellingShingle |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
title_short |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_full |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_fullStr |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_sort |
Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
author |
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_facet |
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Francinalva Cordeiro de Nobrega, Flaviana Alves Sá, Cicera Alves Agostinho de Possas, José Marcelo Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Francinalva Cordeiro de Nobrega, Flaviana Alves Sá, Cicera Alves Agostinho de Possas, José Marcelo Cordeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Francinalva Cordeiro de Nobrega, Flaviana Alves Sá, Cicera Alves Agostinho de Possas, José Marcelo Cordeiro |
description |
– O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de estratégias na aprendizagem e no progresso da escrita e compreensão na produção textual realizada nas aulas de Língua Portuguesa com o primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Padre João Bosco de Lima em Mauriti no Ceará. O número de alunos do primeiro ano de ensino médio na escola pesquisada foi 125. Foram analisados 250 textos utilizando dois gêneros textuais narrativos, sendo 125 relatos e 125 crônicas. Através desses gêneros foram feitas observações sobre a coesão e a coerência no processo de escrita dos discentes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os alunos participaram da prática escrita a partir das narrativas realizadas em sala de aula. Na análise de dados, detectou-se inúmeras dificuldades dos alunos no processo de escrita, ou seja, não utilizam os conectores adequados para tornar o texto coeso e muitas vezes também mudam o foco da produção, deixando assim o texto sem coerência. Percebeu-se que os discentes desconhecem alguns elementos da modalidade escrita. Delineiam-se como objetivos específicos: o despertar no aluno a importância da escrita como indispensável para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social; desenvolver o gosto pela escrita através de gêneros textuais do cotidiano dos alunos; trabalhar de maneira estratégica, prazerosa e continua a escrita. O estudo dos gêneros textuais de maneira contextualizada com a vivência dos adolescentes é um meio pedagógico que pode ser aplicado para o enriquecimento da escrita e também da leitura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/2991 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3090/8585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 5 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL; 68 - 72 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948088057954304 |