Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457
Resumo: This study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures.
id UFPB_233ee6d3a92e51ec4a6103928c8b5add
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/8457
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escritaGênero textualTextual genderTipologias textuaisProdução de textosTextual typologiesTexts productionLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAThis study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures.Estudo desenvolvido com o objetivo inicial de articular e apreender conhecimentos linguísticos acerca das teorias que versam sobre a questão dos gêneros textuais, relacionando-os com o ensino de produção de texto e visando, a longo prazo, na condição de professora de Língua Portuguesa, a uma aplicação posterior dessas teorias, em salas de aula do Ensino Médio. A motivação deste estudo de caráter bibliográfico esteve centrada na ideia de que se faz necessário que os professores de Língua Portuguesa tenham acesso e compreendam as informações científicas, particularmente, no caso deste estudo, as características de um texto de opinião, tão desenvolvido nas aulas de produção textual, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Para tanto, foram utilizadas informações teórico-científicas contempladas em estudos de Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009) e Dolz, J. & Schneuwly (1996), com Werlich (entre outros). O acesso às ideias veiculadas por esses estudiosos permitiu concluir, a partir de uma concepção de texto como discurso e, principalmente, da distinção que há entre gênero textual e tipo de texto que a aplicação dessas teorias em sala de aula, ou seja, a vivência sistemática desses conhecimentos poderá fazer com que os estudantes produzam textos mais funcionais, considerando: as características da cada tipologia textual; o agrupamento de gêneros textuais conforme suas tipologias predominantes; a análise das estruturas linguísticas conforme o conteúdo, a construção composicional, o propósito comunicativo a relação estabelecida entre as tipologias e as estruturas gramaticais.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguística e ensinoMestrado Profissional em LinguísticaUFPBAlves, Eliane Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/3389126067663936Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva2016-07-28T11:28:53Z2018-07-20T23:46:50Z2018-07-20T23:46:50Z2015-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:48:47Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:48:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
title Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
spellingShingle Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva
Gênero textual
Textual gender
Tipologias textuais
Produção de textos
Textual typologies
Texts production
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
title_short Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
title_full Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
title_fullStr Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
title_full_unstemmed Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
title_sort Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
author Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva
author_facet Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Eliane Ferraz
http://lattes.cnpq.br/3389126067663936
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Textual gender
Tipologias textuais
Produção de textos
Textual typologies
Texts production
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
topic Gênero textual
Textual gender
Tipologias textuais
Produção de textos
Textual typologies
Texts production
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
description This study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-28
2016-07-28T11:28:53Z
2018-07-20T23:46:50Z
2018-07-20T23:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457
identifier_str_mv SOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842876014919680