Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457 |
Resumo: | This study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures. |
id |
UFPB_233ee6d3a92e51ec4a6103928c8b5add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/8457 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escritaGênero textualTextual genderTipologias textuaisProdução de textosTextual typologiesTexts productionLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAThis study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures.Estudo desenvolvido com o objetivo inicial de articular e apreender conhecimentos linguísticos acerca das teorias que versam sobre a questão dos gêneros textuais, relacionando-os com o ensino de produção de texto e visando, a longo prazo, na condição de professora de Língua Portuguesa, a uma aplicação posterior dessas teorias, em salas de aula do Ensino Médio. A motivação deste estudo de caráter bibliográfico esteve centrada na ideia de que se faz necessário que os professores de Língua Portuguesa tenham acesso e compreendam as informações científicas, particularmente, no caso deste estudo, as características de um texto de opinião, tão desenvolvido nas aulas de produção textual, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Para tanto, foram utilizadas informações teórico-científicas contempladas em estudos de Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009) e Dolz, J. & Schneuwly (1996), com Werlich (entre outros). O acesso às ideias veiculadas por esses estudiosos permitiu concluir, a partir de uma concepção de texto como discurso e, principalmente, da distinção que há entre gênero textual e tipo de texto que a aplicação dessas teorias em sala de aula, ou seja, a vivência sistemática desses conhecimentos poderá fazer com que os estudantes produzam textos mais funcionais, considerando: as características da cada tipologia textual; o agrupamento de gêneros textuais conforme suas tipologias predominantes; a análise das estruturas linguísticas conforme o conteúdo, a construção composicional, o propósito comunicativo a relação estabelecida entre as tipologias e as estruturas gramaticais.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguística e ensinoMestrado Profissional em LinguísticaUFPBAlves, Eliane Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/3389126067663936Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva2016-07-28T11:28:53Z2018-07-20T23:46:50Z2018-07-20T23:46:50Z2015-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:48:47Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:48:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
title |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
spellingShingle |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva Gênero textual Textual gender Tipologias textuais Produção de textos Textual typologies Texts production LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
title_short |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
title_full |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
title_fullStr |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
title_full_unstemmed |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
title_sort |
Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita |
author |
Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva |
author_facet |
Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Eliane Ferraz http://lattes.cnpq.br/3389126067663936 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lícia de Fátima Correia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Textual gender Tipologias textuais Produção de textos Textual typologies Texts production LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
topic |
Gênero textual Textual gender Tipologias textuais Produção de textos Textual typologies Texts production LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
description |
This study was developed with the initial objective to coordinate and grasp linguistic knowledge on the theories that deal with the question of genres, relating them with text production on teaching and aiming in the long run, as a Portuguese teacher, the application of the theories in high school classes. The motivation of this bibliographic study was centered on the idea that is necessary that Portuguese teachers should have access to and understand scientific information, particularly, in this study, the characteristics of a opinion text as developed in text production classes, in public as in private schools. The study was based on the works of Bakhtin (1997, 2012), Marcuschi (2002), Koch (2010), Köche (2010), Bronckart (2009), and Dolz and Schneuwly (1996). Based on these authors it led to the conclusion from a text design as speech and specially the distinction that exists between genre and the type of text, the application of these theories in classroom, that is, the systematic experience of such knowledge may causes students to produce more functional texts, considering the characteristics of each text typology; the grouping of genres as their predominant types; the analyses of linguistic structures as the content, the compositional construction, the communicative purpose, the relationship established between the typology and grammatical structures. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-28 2016-07-28T11:28:53Z 2018-07-20T23:46:50Z 2018-07-20T23:46:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Lícia de Fátima Correia da Silva. Gêneros e tipologia textual: discussões teóricas para o ensino da produção textual escrita. 2015. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Linguística e ensino Mestrado Profissional em Linguística UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Linguística e ensino Mestrado Profissional em Linguística UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842876014919680 |