Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Barbara Letícia Dudel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saioron, Isabela, Bruggmann, Mario Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480
Resumo: Resumo: este estudo busca tecer reflexão sobre o desenrolar da educação profissional em saúde no cenário brasileiro, com ênfase na enfermagem. Trata-se de uma reflexão crítica acerca do desenrolar da educação profissional em saúde cenário brasileiro, voltado para o contexto da enfermagem. O mesmo foi desenvolvido em disciplina de curso de doutorado em enfermagem de uma universidade federal do sul do Brasil. Três temáticas que abordam: os aspectos histórico-políticos da educação profissional em saúde no Brasil; o papel da educação permanente em saúde e a formação como via para a transformação social. O estudo reflexivo evidenciou que a educação e a formação profissional em saúde no Brasil obtiveram expressivos avanços a partir da construção de consistentes políticas e projetos voltados à saúde. Entretanto, o desafio de se realizar um ensino integrado, que favoreça a reflexão e o desenvolvimento da criticidade, continua sendo um ponto a ser discutido.Palavras-chave: Enfermagem, Educação Profissionalizante, Política de Saúde.
id GVAA-2_0264f3012ad2fb100db554f5e337c306
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6480
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagemEnfermagemEducação ProfissionalizantePolítica de Saúde.Resumo: este estudo busca tecer reflexão sobre o desenrolar da educação profissional em saúde no cenário brasileiro, com ênfase na enfermagem. Trata-se de uma reflexão crítica acerca do desenrolar da educação profissional em saúde cenário brasileiro, voltado para o contexto da enfermagem. O mesmo foi desenvolvido em disciplina de curso de doutorado em enfermagem de uma universidade federal do sul do Brasil. Três temáticas que abordam: os aspectos histórico-políticos da educação profissional em saúde no Brasil; o papel da educação permanente em saúde e a formação como via para a transformação social. O estudo reflexivo evidenciou que a educação e a formação profissional em saúde no Brasil obtiveram expressivos avanços a partir da construção de consistentes políticas e projetos voltados à saúde. Entretanto, o desafio de se realizar um ensino integrado, que favoreça a reflexão e o desenvolvimento da criticidade, continua sendo um ponto a ser discutido.Palavras-chave: Enfermagem, Educação Profissionalizante, Política de Saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/648010.18378/rebes.v9i3.6480Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 1-9Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 1-9Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 1-92358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480/6503https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480/9910Copyright (c) 2019 Barbara Letícia Dudel Mayer, Isabela Saioron, Mario Sergio Bruggmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessMayer, Barbara Letícia DudelSaioron, IsabelaBruggmann, Mario Sergio2020-03-02T19:54:03Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6480Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:03Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
title Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
spellingShingle Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
Mayer, Barbara Letícia Dudel
Enfermagem
Educação Profissionalizante
Política de Saúde.
title_short Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
title_full Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
title_fullStr Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
title_full_unstemmed Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
title_sort Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
author Mayer, Barbara Letícia Dudel
author_facet Mayer, Barbara Letícia Dudel
Saioron, Isabela
Bruggmann, Mario Sergio
author_role author
author2 Saioron, Isabela
Bruggmann, Mario Sergio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayer, Barbara Letícia Dudel
Saioron, Isabela
Bruggmann, Mario Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação Profissionalizante
Política de Saúde.
topic Enfermagem
Educação Profissionalizante
Política de Saúde.
description Resumo: este estudo busca tecer reflexão sobre o desenrolar da educação profissional em saúde no cenário brasileiro, com ênfase na enfermagem. Trata-se de uma reflexão crítica acerca do desenrolar da educação profissional em saúde cenário brasileiro, voltado para o contexto da enfermagem. O mesmo foi desenvolvido em disciplina de curso de doutorado em enfermagem de uma universidade federal do sul do Brasil. Três temáticas que abordam: os aspectos histórico-políticos da educação profissional em saúde no Brasil; o papel da educação permanente em saúde e a formação como via para a transformação social. O estudo reflexivo evidenciou que a educação e a formação profissional em saúde no Brasil obtiveram expressivos avanços a partir da construção de consistentes políticas e projetos voltados à saúde. Entretanto, o desafio de se realizar um ensino integrado, que favoreça a reflexão e o desenvolvimento da criticidade, continua sendo um ponto a ser discutido.Palavras-chave: Enfermagem, Educação Profissionalizante, Política de Saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480
10.18378/rebes.v9i3.6480
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i3.6480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480/6503
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6480/9910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Barbara Letícia Dudel Mayer, Isabela Saioron, Mario Sergio Bruggmann
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Barbara Letícia Dudel Mayer, Isabela Saioron, Mario Sergio Bruggmann
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 1-9
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 1-9
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 1-9
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666805514240