Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Kalena de Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis, Ana Cássia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239
Resumo: O presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino.
id GVAA-2_0626a4c807ccc3c8fc9705306a556320
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6239
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologiaKahootgamificaçãometodologia ativaO presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/623910.18378/rebes.v9i3.6239Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 1-72358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/5616https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9830https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9831Copyright (c) 2019 Kalena de Melo Maranhão, Ana Cássia de Souza Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaranhão, Kalena de MeloReis, Ana Cássia de Souza2020-01-14T18:36:58Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6239Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:58Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
title Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
spellingShingle Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
Maranhão, Kalena de Melo
Kahoot
gamificação
metodologia ativa
title_short Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
title_full Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
title_fullStr Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
title_full_unstemmed Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
title_sort Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
author Maranhão, Kalena de Melo
author_facet Maranhão, Kalena de Melo
Reis, Ana Cássia de Souza
author_role author
author2 Reis, Ana Cássia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maranhão, Kalena de Melo
Reis, Ana Cássia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Kahoot
gamificação
metodologia ativa
topic Kahoot
gamificação
metodologia ativa
description O presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239
10.18378/rebes.v9i3.6239
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i3.6239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/5616
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9830
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Kalena de Melo Maranhão, Ana Cássia de Souza Reis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Kalena de Melo Maranhão, Ana Cássia de Souza Reis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 1-7
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 1-7
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 1-7
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666487795712