Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239 |
Resumo: | O presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino. |
id |
GVAA-2_0626a4c807ccc3c8fc9705306a556320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6239 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologiaKahootgamificaçãometodologia ativaO presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/623910.18378/rebes.v9i3.6239Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 1-7Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 1-72358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/5616https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9830https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9831Copyright (c) 2019 Kalena de Melo Maranhão, Ana Cássia de Souza Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaranhão, Kalena de MeloReis, Ana Cássia de Souza2020-01-14T18:36:58Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6239Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:58Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
title |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
spellingShingle |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia Maranhão, Kalena de Melo Kahoot gamificação metodologia ativa |
title_short |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
title_full |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
title_fullStr |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
title_full_unstemmed |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
title_sort |
Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia |
author |
Maranhão, Kalena de Melo |
author_facet |
Maranhão, Kalena de Melo Reis, Ana Cássia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Ana Cássia de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maranhão, Kalena de Melo Reis, Ana Cássia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kahoot gamificação metodologia ativa |
topic |
Kahoot gamificação metodologia ativa |
description |
O presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239 10.18378/rebes.v9i3.6239 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i3.6239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/5616 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9830 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6239/9831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Kalena de Melo Maranhão, Ana Cássia de Souza Reis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Kalena de Melo Maranhão, Ana Cássia de Souza Reis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 1-7 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 1-7 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 1-7 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666487795712 |