Tecnologias digitais e metodologias ativas para a enfermagem durante a pandemia COVID-19 / Digital technologies and active methodologies for nursing during the COVID-19 pandemic
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32088 |
Resumo: | Frente as mudanças temporárias ou “definitivas” do formato de entrega dos serviços educacionais, sabe-se que existem tecnologias educativas pró ativas e inovadoras dentre elas a gamificação pode ser utilizada como forma de avaliação e interação com os alunos e nos cenários educacionais, sendo considerada uma estratégia metodológica. A abordagem do ensino remoto emergencial na enfermagem tem sido pouco explorada, porém é observado que há melhores resultados quando é permitido ao docente-aluno um modelo flexível, em que ambos tenham autonomia para escolher qual a melhor forma de fomentar conhecimento. Os jogos criados por meio de ferramentas como Kahoot e Thinglink avaliam neste estudo indicadores específicos do plano de um curso de técnico em enfermagem e foram construídos para serem utilizados como avaliação somativa do processo e ainda conseguiam integrar conhecimentos de duas unidades curriculares sobre urgências e emergências e cuidados a pacientes críticos. O Kahoot é uma ferramenta que possibilita a gamificação da sala de aula por permitir a utilização de regras claras, feedbacks imediatos, pontuação, rankings, tempo, reflexão, inclusão do erro, colaboração e diversão. O Thinglink permite preparar um percurso de aprendizagem com um começo, meio e fim. Ambos podem ser realizados de forma síncrona ou de forma assíncrona, individualmente ou em grupos. A gamificação surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos estudantes com o foco na aprendizagem. Disponibilizar os jogos, orientar como funcionam e como foram criados, pode contribuir para mais ações metodológicas e também nos processos de ensino-aprendizagem dos cursos de enfermagem, pois essa possibilidade estimula o aluno a fazer reflexões sobre o controle emocional, como administrar melhor o tempo e inclusive fazer autoavaliação e elencar pontos a serem melhorados. |
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Tecnologias digitais e metodologias ativas para a enfermagem durante a pandemia COVID-19 / Digital technologies and active methodologies for nursing during the COVID-19 pandemicGamificação. Metodologias ativas. Tecnologias Digitais. Enfermagem. Kahoot. Thinglink.Frente as mudanças temporárias ou “definitivas” do formato de entrega dos serviços educacionais, sabe-se que existem tecnologias educativas pró ativas e inovadoras dentre elas a gamificação pode ser utilizada como forma de avaliação e interação com os alunos e nos cenários educacionais, sendo considerada uma estratégia metodológica. A abordagem do ensino remoto emergencial na enfermagem tem sido pouco explorada, porém é observado que há melhores resultados quando é permitido ao docente-aluno um modelo flexível, em que ambos tenham autonomia para escolher qual a melhor forma de fomentar conhecimento. Os jogos criados por meio de ferramentas como Kahoot e Thinglink avaliam neste estudo indicadores específicos do plano de um curso de técnico em enfermagem e foram construídos para serem utilizados como avaliação somativa do processo e ainda conseguiam integrar conhecimentos de duas unidades curriculares sobre urgências e emergências e cuidados a pacientes críticos. O Kahoot é uma ferramenta que possibilita a gamificação da sala de aula por permitir a utilização de regras claras, feedbacks imediatos, pontuação, rankings, tempo, reflexão, inclusão do erro, colaboração e diversão. O Thinglink permite preparar um percurso de aprendizagem com um começo, meio e fim. Ambos podem ser realizados de forma síncrona ou de forma assíncrona, individualmente ou em grupos. A gamificação surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos estudantes com o foco na aprendizagem. Disponibilizar os jogos, orientar como funcionam e como foram criados, pode contribuir para mais ações metodológicas e também nos processos de ensino-aprendizagem dos cursos de enfermagem, pois essa possibilidade estimula o aluno a fazer reflexões sobre o controle emocional, como administrar melhor o tempo e inclusive fazer autoavaliação e elencar pontos a serem melhorados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3208810.34117/bjdv7n6-688Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64241-64255Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64241-64255Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64241-642552525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32088/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibaldo, Ingrid Renyde Sousa, Camila Daniela Amorim2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32088Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:58.262574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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