Tecnologias digitais e metodologias ativas para a enfermagem durante a pandemia COVID-19 / Digital technologies and active methodologies for nursing during the COVID-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribaldo, Ingrid Reny
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Sousa, Camila Daniela Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32088
Resumo: Frente as mudanças temporárias ou “definitivas” do formato de entrega dos serviços educacionais, sabe-se que existem tecnologias educativas pró ativas e inovadoras dentre elas a gamificação pode ser utilizada como forma de avaliação e interação com os alunos e nos cenários educacionais, sendo considerada uma estratégia metodológica. A abordagem do ensino remoto emergencial na enfermagem tem sido pouco explorada, porém é observado que há melhores resultados quando é permitido ao docente-aluno um modelo flexível, em que ambos tenham autonomia para escolher qual a melhor forma de fomentar conhecimento. Os jogos criados por meio de ferramentas como Kahoot e Thinglink avaliam neste estudo indicadores específicos do plano de um curso de técnico em enfermagem e foram construídos para serem utilizados como avaliação somativa do processo e ainda conseguiam integrar conhecimentos de duas unidades curriculares sobre urgências e emergências e cuidados a pacientes críticos. O Kahoot é uma ferramenta que possibilita a gamificação da sala de aula por permitir a utilização de regras claras, feedbacks imediatos, pontuação, rankings, tempo, reflexão, inclusão do erro, colaboração e diversão. O Thinglink permite preparar um percurso de aprendizagem com um começo, meio e fim. Ambos podem ser realizados de forma síncrona ou de forma assíncrona, individualmente ou em grupos. A gamificação surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos estudantes com o foco na aprendizagem. Disponibilizar os jogos, orientar como funcionam e como foram criados, pode contribuir para mais ações metodológicas e também nos processos de ensino-aprendizagem dos cursos de enfermagem, pois essa possibilidade estimula o aluno a fazer reflexões sobre o controle emocional, como administrar melhor o tempo e inclusive fazer autoavaliação e elencar pontos a serem melhorados.
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