Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Luiza Amorim Sena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Marlus Henrique Queiroz, Teles, Bruno Klecius de Andrade, Carvalho, Raquel Baroni de, Oliveira, Elizabete Regina Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935
Resumo: O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde.
id GVAA-2_07516fb74506d3a3ebc96d4a91bb6b43
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6935
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissionalPráticas InterdisciplinaresEducação em SaúdeAprendizagem Baseada em ProblemasPrática Profissional.O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/693510.18378/rebes.v9i4.6935Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 77-83Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 77-83Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 77-832358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/6489https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/10062Copyright (c) 2019 Maria Luiza Amorim Sena Pereira, Marlus Henrique Queiroz Pereira, Bruno Klecius de Andrade Teles, Raquel Baroni de Carvalho, Elizabete Regina Araújo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maria Luiza Amorim SenaPereira, Marlus Henrique QueirozTeles, Bruno Klecius de AndradeCarvalho, Raquel Baroni deOliveira, Elizabete Regina Araújo de2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6935Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
title Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
spellingShingle Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
Pereira, Maria Luiza Amorim Sena
Práticas Interdisciplinares
Educação em Saúde
Aprendizagem Baseada em Problemas
Prática Profissional.
title_short Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
title_full Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
title_fullStr Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
title_sort Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
author Pereira, Maria Luiza Amorim Sena
author_facet Pereira, Maria Luiza Amorim Sena
Pereira, Marlus Henrique Queiroz
Teles, Bruno Klecius de Andrade
Carvalho, Raquel Baroni de
Oliveira, Elizabete Regina Araújo de
author_role author
author2 Pereira, Marlus Henrique Queiroz
Teles, Bruno Klecius de Andrade
Carvalho, Raquel Baroni de
Oliveira, Elizabete Regina Araújo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Luiza Amorim Sena
Pereira, Marlus Henrique Queiroz
Teles, Bruno Klecius de Andrade
Carvalho, Raquel Baroni de
Oliveira, Elizabete Regina Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Interdisciplinares
Educação em Saúde
Aprendizagem Baseada em Problemas
Prática Profissional.
topic Práticas Interdisciplinares
Educação em Saúde
Aprendizagem Baseada em Problemas
Prática Profissional.
description O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935
10.18378/rebes.v9i4.6935
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i4.6935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/6489
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/10062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 77-83
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 77-83
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 77-83
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666841165824