Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde. |
id |
GVAA-2_07516fb74506d3a3ebc96d4a91bb6b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6935 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissionalPráticas InterdisciplinaresEducação em SaúdeAprendizagem Baseada em ProblemasPrática Profissional.O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/693510.18378/rebes.v9i4.6935Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 77-83Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 77-83Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 77-832358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/6489https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/10062Copyright (c) 2019 Maria Luiza Amorim Sena Pereira, Marlus Henrique Queiroz Pereira, Bruno Klecius de Andrade Teles, Raquel Baroni de Carvalho, Elizabete Regina Araújo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maria Luiza Amorim SenaPereira, Marlus Henrique QueirozTeles, Bruno Klecius de AndradeCarvalho, Raquel Baroni deOliveira, Elizabete Regina Araújo de2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6935Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
title |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional Pereira, Maria Luiza Amorim Sena Práticas Interdisciplinares Educação em Saúde Aprendizagem Baseada em Problemas Prática Profissional. |
title_short |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
title_full |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
title_sort |
Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva: construção de um recurso didático no campo da prática profissional |
author |
Pereira, Maria Luiza Amorim Sena |
author_facet |
Pereira, Maria Luiza Amorim Sena Pereira, Marlus Henrique Queiroz Teles, Bruno Klecius de Andrade Carvalho, Raquel Baroni de Oliveira, Elizabete Regina Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marlus Henrique Queiroz Teles, Bruno Klecius de Andrade Carvalho, Raquel Baroni de Oliveira, Elizabete Regina Araújo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Luiza Amorim Sena Pereira, Marlus Henrique Queiroz Teles, Bruno Klecius de Andrade Carvalho, Raquel Baroni de Oliveira, Elizabete Regina Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Interdisciplinares Educação em Saúde Aprendizagem Baseada em Problemas Prática Profissional. |
topic |
Práticas Interdisciplinares Educação em Saúde Aprendizagem Baseada em Problemas Prática Profissional. |
description |
O estudo tem como objetivo apresentar um recurso educacional pautado na interdisciplinaridade em saúde coletiva no âmbito da atuação profissional. Trata-se de um produto desenvolvido no período de abril a junho de 2019 por estudantes de um Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Saúde Coletiva, durante o componente curricular Interdisciplinaridade em Saúde Coletiva. Os recursos educacionais são instrumentos para ensino, aprendizado e pesquisa, disponibilizados em formato livre e licenciados de modo aberto, podendo ser adaptados sempre que necessário. Neste sentido, o desenvolvimento partiu inicialmente da delimitação do tema principal (a interdisciplinaridade no campo da prática) e posteriormente da escolha da base teórica sobre o assunto escolhido. Em seguida, optou-se por construir uma oficina para abordar o tema, utilizando as metodologias ativas como âncora do processo de ensino-aprendizagem. Esse produto foi proposto para ser realizado em quatro horas, com um grupo multiprofissional e a participação de mediadores para gerir as atividades. A oficina apresenta seis etapas: 1) acolhimento e apresentações, 2) dinâmica: a saúde pública como campo de investigação, 3) jogo da caixa secreta, 4) exibição e discussão do vídeo “Integralidade”, 5) estudo de caso, 6) fechamento e avaliação. Por fim, esse recurso mostra-se como uma possibilidade de trazer elementos teóricos ao campo da prática profissional, amparando-se em elementos lúdicos, levando os participantes a uma interação que permite a reconstrução do saber e do fazer em saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935 10.18378/rebes.v9i4.6935 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i4.6935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/6489 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6935/10062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 77-83 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 77-83 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 77-83 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666841165824 |