Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Milena Nunes Alves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Flávio Franklin Ferreira, Melo, Alana Candeia de, Almeida, Elzenir Pereira de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6702
Resumo: Objetivou-se realizar um diagnóstico situacional da produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de instituição de ensino superior (IES) do sertão da Paraíba. Especificamente, averiguar a formação dos doutores; identificar as áreas de doutoramento; verificar a atualidade na produção científica; e investigar o acesso às mídias sociais científicas pelo grupo. Foi realizada pesquisa descritiva, documental e efetivado o método sistemático bibliométrico. O estudo efetivou-se a partir de dados de docentes doutores de IES paraibana. Adicionalmente, foi feita a pesquisa na Plataforma Lattes, entre os meses de maio e junho de 2019. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva simples. Os resultados indicaram que os doutores docentes presentam baixa produção científica, o que invalida o processo de doutoramento destes sujeitos e desqualifica o processo de ensino, pesquisa e extensão, pilares do ensino superior. Também, têm pouco acesso às mídias sociais científicas. Assim sendo, é fundamental ampliar a rede de relacionamentos e a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento científico para o grupo.
id GVAA-2_08694d53c630ad20625713ecb66d711e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6702
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino SuperiorEnsino SuperiorDocenteBibliometriaObjetivou-se realizar um diagnóstico situacional da produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de instituição de ensino superior (IES) do sertão da Paraíba. Especificamente, averiguar a formação dos doutores; identificar as áreas de doutoramento; verificar a atualidade na produção científica; e investigar o acesso às mídias sociais científicas pelo grupo. Foi realizada pesquisa descritiva, documental e efetivado o método sistemático bibliométrico. O estudo efetivou-se a partir de dados de docentes doutores de IES paraibana. Adicionalmente, foi feita a pesquisa na Plataforma Lattes, entre os meses de maio e junho de 2019. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva simples. Os resultados indicaram que os doutores docentes presentam baixa produção científica, o que invalida o processo de doutoramento destes sujeitos e desqualifica o processo de ensino, pesquisa e extensão, pilares do ensino superior. Também, têm pouco acesso às mídias sociais científicas. Assim sendo, é fundamental ampliar a rede de relacionamentos e a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento científico para o grupo.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/670210.18378/rebes.v9i2.6702Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 85-93Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 85-93Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 85-932358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6702/5717Copyright (c) 2019 Milena Nunes Alves de Sousa, Flávio Franklin Ferreira Almeida, Alana Candeia de Melo, Elzenir Pereira de Oliveira Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Milena Nunes Alves deAlmeida, Flávio Franklin FerreiraMelo, Alana Candeia deAlmeida, Elzenir Pereira de Oliveira2020-04-14T22:38:43Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6702Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-04-14T22:38:43Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
title Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
spellingShingle Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
Sousa, Milena Nunes Alves de
Ensino Superior
Docente
Bibliometria
title_short Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
title_full Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
title_fullStr Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
title_full_unstemmed Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
title_sort Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior
author Sousa, Milena Nunes Alves de
author_facet Sousa, Milena Nunes Alves de
Almeida, Flávio Franklin Ferreira
Melo, Alana Candeia de
Almeida, Elzenir Pereira de Oliveira
author_role author
author2 Almeida, Flávio Franklin Ferreira
Melo, Alana Candeia de
Almeida, Elzenir Pereira de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Milena Nunes Alves de
Almeida, Flávio Franklin Ferreira
Melo, Alana Candeia de
Almeida, Elzenir Pereira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Docente
Bibliometria
topic Ensino Superior
Docente
Bibliometria
description Objetivou-se realizar um diagnóstico situacional da produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de instituição de ensino superior (IES) do sertão da Paraíba. Especificamente, averiguar a formação dos doutores; identificar as áreas de doutoramento; verificar a atualidade na produção científica; e investigar o acesso às mídias sociais científicas pelo grupo. Foi realizada pesquisa descritiva, documental e efetivado o método sistemático bibliométrico. O estudo efetivou-se a partir de dados de docentes doutores de IES paraibana. Adicionalmente, foi feita a pesquisa na Plataforma Lattes, entre os meses de maio e junho de 2019. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva simples. Os resultados indicaram que os doutores docentes presentam baixa produção científica, o que invalida o processo de doutoramento destes sujeitos e desqualifica o processo de ensino, pesquisa e extensão, pilares do ensino superior. Também, têm pouco acesso às mídias sociais científicas. Assim sendo, é fundamental ampliar a rede de relacionamentos e a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento científico para o grupo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6702
10.18378/rebes.v9i2.6702
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6702
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i2.6702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6702/5717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 85-93
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 85-93
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 85-93
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666838020096