Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Ketlle Duarte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira Junior, Errol Fernando Zepka, Ribeiro, Nathalia Fehlberg
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8915
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos.
id FURG_6889e52948d53dc0366ee58f9b54a9b0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8915
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométricaProfessorDocenteBackgroundBibliometriaEste trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos.2020-09-11T22:39:54Z2020-09-11T22:39:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPAES, Ketlle Duarte; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11.http://repositorio.furg.br/handle/1/8915porPaes, Ketlle DuartePereira Junior, Errol Fernando ZepkaRibeiro, Nathalia Fehlberginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-11T22:39:54Zoai:repositorio.furg.br:1/8915Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-11T22:39:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
title Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
spellingShingle Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
Paes, Ketlle Duarte
Professor
Docente
Background
Bibliometria
title_short Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
title_full Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
title_fullStr Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
title_full_unstemmed Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
title_sort Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
author Paes, Ketlle Duarte
author_facet Paes, Ketlle Duarte
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Ribeiro, Nathalia Fehlberg
author_role author
author2 Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Ribeiro, Nathalia Fehlberg
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Ketlle Duarte
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Ribeiro, Nathalia Fehlberg
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Docente
Background
Bibliometria
topic Professor
Docente
Background
Bibliometria
description Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11T22:39:54Z
2020-09-11T22:39:54Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAES, Ketlle Duarte; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8915
identifier_str_mv PAES, Ketlle Duarte; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187245018972160