Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8915 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos. |
id |
FURG_6889e52948d53dc0366ee58f9b54a9b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/8915 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométricaProfessorDocenteBackgroundBibliometriaEste trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos.2020-09-11T22:39:54Z2020-09-11T22:39:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPAES, Ketlle Duarte; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11.http://repositorio.furg.br/handle/1/8915porPaes, Ketlle DuartePereira Junior, Errol Fernando ZepkaRibeiro, Nathalia Fehlberginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-11T22:39:54Zoai:repositorio.furg.br:1/8915Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-11T22:39:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
title |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
spellingShingle |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica Paes, Ketlle Duarte Professor Docente Background Bibliometria |
title_short |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
title_full |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
title_fullStr |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
title_sort |
Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica |
author |
Paes, Ketlle Duarte |
author_facet |
Paes, Ketlle Duarte Pereira Junior, Errol Fernando Zepka Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Ketlle Duarte Pereira Junior, Errol Fernando Zepka Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Docente Background Bibliometria |
topic |
Professor Docente Background Bibliometria |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-11T22:39:54Z 2020-09-11T22:39:54Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAES, Ketlle Duarte; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11. http://repositorio.furg.br/handle/1/8915 |
identifier_str_mv |
PAES, Ketlle Duarte; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Produção científica mundial sobre background pessoal do professor: uma análise bibliométrica. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação – SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, 2020. 1-11. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187245018972160 |