Evasão escolar: Um problema, várias causas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliana Maria da Nóbrega
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178
Resumo: Assim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes  repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos.
id GVAA-2_333227323df2749fc0459a9d9929485d
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4178
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Evasão escolar: Um problema, várias causasAssim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes  repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/417810.18378/rebes.v5i4.4178Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 30 - 35Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 30 - 35Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 30 - 352358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178/3686Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliana Maria da NóbregaSantos, José Ozildo dos2016-11-28T22:20:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4178Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-11-28T22:20:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão escolar: Um problema, várias causas
title Evasão escolar: Um problema, várias causas
spellingShingle Evasão escolar: Um problema, várias causas
Silva, Eliana Maria da Nóbrega
title_short Evasão escolar: Um problema, várias causas
title_full Evasão escolar: Um problema, várias causas
title_fullStr Evasão escolar: Um problema, várias causas
title_full_unstemmed Evasão escolar: Um problema, várias causas
title_sort Evasão escolar: Um problema, várias causas
author Silva, Eliana Maria da Nóbrega
author_facet Silva, Eliana Maria da Nóbrega
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliana Maria da Nóbrega
Santos, José Ozildo dos
description Assim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes  repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178
10.18378/rebes.v5i4.4178
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v5i4.4178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178/3686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 30 - 35
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 30 - 35
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 30 - 35
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666311634944