Evasão escolar: Um problema, várias causas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178 |
Resumo: | Assim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos. |
id |
GVAA-2_333227323df2749fc0459a9d9929485d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/4178 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão escolar: Um problema, várias causasAssim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/417810.18378/rebes.v5i4.4178Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 30 - 35Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 30 - 35Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 30 - 352358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178/3686Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliana Maria da NóbregaSantos, José Ozildo dos2016-11-28T22:20:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4178Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-11-28T22:20:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
title |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
spellingShingle |
Evasão escolar: Um problema, várias causas Silva, Eliana Maria da Nóbrega |
title_short |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
title_full |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
title_fullStr |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
title_full_unstemmed |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
title_sort |
Evasão escolar: Um problema, várias causas |
author |
Silva, Eliana Maria da Nóbrega |
author_facet |
Silva, Eliana Maria da Nóbrega Santos, José Ozildo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Ozildo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliana Maria da Nóbrega Santos, José Ozildo dos |
description |
Assim como os demais problemas relacionados ao processo de aprendizagem, a evasão escolar é um fenômeno que vem se destacando historicamente no contexto escolar. E, tem sido motivo de discussões e analises durante décadas. Diante desse fato, o presente artigo analisa os fatores que contribuem e desafiam educadores em sua práxis escolar, fazendo com que estes repensem seus métodos. Vários teóricos mostram que a família, que deveria ser incentivo, é um dos meios que por varias razões, leva o aluno ao abandono escolar. A escola também tem colaborado com a evasão escolar. Vale ressaltar que haja uma educação de igualdade para todos é preciso que se busquem novas propostas, que contribuam com a relação família e escola na tentativa de que leve o sujeito a permanecer na escola. Assim, percebe-se que é urgente uma parceria entre família e escola. Diante dessa realidade, é preciso que ambas saibam quais suas respectivas funções. Além de serem as duas instituições responsáveis por formarem seres capazes de transformar seus próprios pensamentos, também são os principais suportes na mediação da construção e reconstrução do sujeito enquanto ser social. Tanto a família, quanto a escola têm o mesmo objetivo e desempenham um papel importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo desses sujeitos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178 10.18378/rebes.v5i4.4178 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v5i4.4178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4178/3686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 30 - 35 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 30 - 35 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 30 - 35 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666311634944 |