Desempenho de escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática na cidade de Paulista, Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadelha, Roberta de Medeiros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Emerson Erick Vieira da, Silva, Everton Vieira da, Silva, Sheila da, Silva, Vilmar Vaz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4783
Resumo: No ano de 2005, aconteceu a primeira edição de uma das olimpíadas brasileiras de maior destaque nacional, abrangendo milhões de estudantes a cada ano, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), sendo estes responsáveis por sua organização e direção, possuindo como principais objetivos o estímulo ao estudo da matemática, a melhoria do ensino em todo país, aperfeiçoamento e valorização profissional dos professores, entre outros fatores. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar às principais características dessa olimpíada, dando ênfase aos resultados obtidos por uma cidade do interior nordestino, Paulista, Paraíba, durante as dez primeiras edições da OBMEP, visto que, nos últimos anos, os estudantes paulistenses conseguiram um grande destaque na mídia brasileira, devido às premiações alcançadas que, superaram outras cidades economicamente mais evoluídas do estado. Foram realizadas entrevistas com 03 (três) alunos que obtiveram premiações nessa olimpíada, e também, com a professora representante da OBMEP na cidade, com o intuito de obter informações em relação aos estudos preparatórios dos estudantes para a realização da mesma, além da coleta e verificação dos dados obtidos durante algumas edições da OBMEP em Paulista-PB. Houve uma grande mudança na elaboração das aulas de matemática, que se tornaram mais práticas e relacionadas ao cotidiano dos discentes, além disso, os projetos extracurriculares contribuíram para a dedicação e sucesso dos alunos nessas competições matemáticas.
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