Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Flávia Regina Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andrade, José Rivamar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193
Resumo: O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.
id GVAA-2_4959ccc85550630b2466c26ea4e80853
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3193
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivasO presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-282358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193/2687Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Flávia Regina PinheiroAndrade, José Rivamar de2016-01-09T18:42:24Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3193Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-09T18:42:24Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
title Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
spellingShingle Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
Leite, Flávia Regina Pinheiro
title_short Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
title_full Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
title_fullStr Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
title_sort Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
author Leite, Flávia Regina Pinheiro
author_facet Leite, Flávia Regina Pinheiro
Andrade, José Rivamar de
author_role author
author2 Andrade, José Rivamar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Flávia Regina Pinheiro
Andrade, José Rivamar de
description O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193/2687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665738063872