Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193 |
Resumo: | O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio. |
id |
GVAA-2_4959ccc85550630b2466c26ea4e80853 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3193 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivasO presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-282358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193/2687Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Flávia Regina PinheiroAndrade, José Rivamar de2016-01-09T18:42:24Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3193Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-09T18:42:24Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
title |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas Leite, Flávia Regina Pinheiro |
title_short |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
title_full |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
title_sort |
Aprendizagem significativa: Apresentação, discussão e novas perspectivas |
author |
Leite, Flávia Regina Pinheiro |
author_facet |
Leite, Flávia Regina Pinheiro Andrade, José Rivamar de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, José Rivamar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Flávia Regina Pinheiro Andrade, José Rivamar de |
description |
O presente estudo reflete as propostas sobre a aprendizgem escolar e a instrução formulada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel. Percorrendo sua teoria, percebe-se as idéias cujas relações envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos de ensino ou a processo de aprendizagem. Em sua concepção Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados à medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de conhecimento caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O autor consegue proporcionar uma reflexão às práticas pedagógicas atuais. Pretende-se, dessa firma, chamar atenção dos educadores, para que possamos refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que passemos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação cidadã. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, David Paul Ausubel, Conhecimento Prévio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3193/2687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 18-28 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665738063872 |