Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Mariana Jordino de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borsari, Cristina Mendes Gigliotti, Fernandes, Antonio de Olival, Silva, Alexandre, Filoni, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235
Resumo: A vida universitária propicia ao indivíduo o encontro de um ambiente favorável para desenvolver e aprimorar valores relacionados à sua futura vida profissional e pessoal. Assim, por meio da busca do conhecimento científico, deve encontrar condições para potencializar o desenvolvimento de pensamento crítico e do seu papel enquanto cidadão, essenciais para a formação do profissional da área da saúde e de seu compromisso com a sociedade. Objetivou-se identificar as características inerentes à qualidade de vida em estudantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Trata-se de estudo transversal foi realizado, com 320 acadêmicos de enfermagem, farmácia, biomedicina e fisioterapia de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. Foi utilizado uma entrevista estruturada com dados sociodemográficos e o questionário genérico sobre qualidade de vida da OMS, WHOQOL-BREF. Os resultados demonstraram diferença estatisticamente significativa na piora da qualidade de vida entre os ingressantes e concluintes dos cursos de graduação da área da saúde nos domínios psicológico, relações sociais e meio ambiente. Os estudantes do período noturno apresentaram prejuízo em sua Qualidade de Vida, devido à rotina de trabalho e estudo.Evaluation of quality of life in college students of the health areaAbstract: University life provides individuals with a favorable environment to develop and improve values related to their future professional and personal lives. Thus, through the search for scientific knowledge, it must find conditions to enhance the development of critical thinking and its role as a citizen, essential for the training of the health professional and his commitment to society. The objective of the research was to identify and analyze the inherent quality of life characteristics of undergraduate students in Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Physiotherapy. This cross-sectional study was conducted with 320 nursing academics, pharmacy, biomedicine and physiotherapy from a private university in the State of São Paulo. We used a semi-structured interview with sociodemographic data and the WHOQOL-BREF generic questionnaire on quality of life. The results showed a statistically significant difference in the quality of life worsening among the students and graduates of the undergraduate courses of the health area in the psychological, social relations and environment domains. The students of the night period presented impairment in their Quality of Life, due to the routine of work and study.
id GVAA-2_4963d6072eae13c2024ff625e45b3281
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4235
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúdeBem-estarEstudantesPromoção da Saúde.A vida universitária propicia ao indivíduo o encontro de um ambiente favorável para desenvolver e aprimorar valores relacionados à sua futura vida profissional e pessoal. Assim, por meio da busca do conhecimento científico, deve encontrar condições para potencializar o desenvolvimento de pensamento crítico e do seu papel enquanto cidadão, essenciais para a formação do profissional da área da saúde e de seu compromisso com a sociedade. Objetivou-se identificar as características inerentes à qualidade de vida em estudantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Trata-se de estudo transversal foi realizado, com 320 acadêmicos de enfermagem, farmácia, biomedicina e fisioterapia de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. Foi utilizado uma entrevista estruturada com dados sociodemográficos e o questionário genérico sobre qualidade de vida da OMS, WHOQOL-BREF. Os resultados demonstraram diferença estatisticamente significativa na piora da qualidade de vida entre os ingressantes e concluintes dos cursos de graduação da área da saúde nos domínios psicológico, relações sociais e meio ambiente. Os estudantes do período noturno apresentaram prejuízo em sua Qualidade de Vida, devido à rotina de trabalho e estudo.Evaluation of quality of life in college students of the health areaAbstract: University life provides individuals with a favorable environment to develop and improve values related to their future professional and personal lives. Thus, through the search for scientific knowledge, it must find conditions to enhance the development of critical thinking and its role as a citizen, essential for the training of the health professional and his commitment to society. The objective of the research was to identify and analyze the inherent quality of life characteristics of undergraduate students in Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Physiotherapy. This cross-sectional study was conducted with 320 nursing academics, pharmacy, biomedicine and physiotherapy from a private university in the State of São Paulo. We used a semi-structured interview with sociodemographic data and the WHOQOL-BREF generic questionnaire on quality of life. The results showed a statistically significant difference in the quality of life worsening among the students and graduates of the undergraduate courses of the health area in the psychological, social relations and environment domains. The students of the night period presented impairment in their Quality of Life, due to the routine of work and study.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/423510.18378/rebes.v7i1.4235Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 7 No. 1 (2017); 16 - 22Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 16 - 22Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 7 n. 1 (2017); 16 - 222358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/4244https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/9070https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/9160Copyright (c) 2017 Mariana Jordino de Barros et al.info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Mariana Jordino deBorsari, Cristina Mendes GigliottiFernandes, Antonio de OlivalSilva, AlexandreFiloni, Eduardo2018-04-06T23:57:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4235Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2018-04-06T23:57:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
title Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
spellingShingle Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
Barros, Mariana Jordino de
Bem-estar
Estudantes
Promoção da Saúde.
title_short Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
title_full Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
title_sort Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde
author Barros, Mariana Jordino de
author_facet Barros, Mariana Jordino de
Borsari, Cristina Mendes Gigliotti
Fernandes, Antonio de Olival
Silva, Alexandre
Filoni, Eduardo
author_role author
author2 Borsari, Cristina Mendes Gigliotti
Fernandes, Antonio de Olival
Silva, Alexandre
Filoni, Eduardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Mariana Jordino de
Borsari, Cristina Mendes Gigliotti
Fernandes, Antonio de Olival
Silva, Alexandre
Filoni, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar
Estudantes
Promoção da Saúde.
topic Bem-estar
Estudantes
Promoção da Saúde.
description A vida universitária propicia ao indivíduo o encontro de um ambiente favorável para desenvolver e aprimorar valores relacionados à sua futura vida profissional e pessoal. Assim, por meio da busca do conhecimento científico, deve encontrar condições para potencializar o desenvolvimento de pensamento crítico e do seu papel enquanto cidadão, essenciais para a formação do profissional da área da saúde e de seu compromisso com a sociedade. Objetivou-se identificar as características inerentes à qualidade de vida em estudantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Trata-se de estudo transversal foi realizado, com 320 acadêmicos de enfermagem, farmácia, biomedicina e fisioterapia de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. Foi utilizado uma entrevista estruturada com dados sociodemográficos e o questionário genérico sobre qualidade de vida da OMS, WHOQOL-BREF. Os resultados demonstraram diferença estatisticamente significativa na piora da qualidade de vida entre os ingressantes e concluintes dos cursos de graduação da área da saúde nos domínios psicológico, relações sociais e meio ambiente. Os estudantes do período noturno apresentaram prejuízo em sua Qualidade de Vida, devido à rotina de trabalho e estudo.Evaluation of quality of life in college students of the health areaAbstract: University life provides individuals with a favorable environment to develop and improve values related to their future professional and personal lives. Thus, through the search for scientific knowledge, it must find conditions to enhance the development of critical thinking and its role as a citizen, essential for the training of the health professional and his commitment to society. The objective of the research was to identify and analyze the inherent quality of life characteristics of undergraduate students in Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Physiotherapy. This cross-sectional study was conducted with 320 nursing academics, pharmacy, biomedicine and physiotherapy from a private university in the State of São Paulo. We used a semi-structured interview with sociodemographic data and the WHOQOL-BREF generic questionnaire on quality of life. The results showed a statistically significant difference in the quality of life worsening among the students and graduates of the undergraduate courses of the health area in the psychological, social relations and environment domains. The students of the night period presented impairment in their Quality of Life, due to the routine of work and study.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235
10.18378/rebes.v7i1.4235
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v7i1.4235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/4244
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/9070
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/9160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Mariana Jordino de Barros et al.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Mariana Jordino de Barros et al.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 7 No. 1 (2017); 16 - 22
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 16 - 22
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 7 n. 1 (2017); 16 - 22
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666315829248