Experience Report: Training of the nursing technician as a multiplier of good practices in the care setting
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9770 |
Resumo: | Introdução: Um dos grandes desafios das instituições de saúde é dispor de profissionais qualificados; o técnico de enfermagem é uma das categorias mais numerosas presentes nesse cenário e por muito tempo seu trabalho foi associado apenas ao esforço manual e físico, converter este paradigma tecnicista implica na reformulação de suas atribuições. Objetivo: Apontar possibilidades de avanços no escopo de trabalho do técnico de enfermagem descrevendo de que forma acontece o treinamento para o desempenho deste profissional nesse novo papel. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Resultados: No período de 2010-2022 foram treinados 1.981 técnicos de enfermagem. Este profissional a princípio é indicado pela liderança direta que utiliza como critérios de escolha: disposição e motivação em disseminar o conhecimento, saber com exatidão a execução da tarefa que precisa ser difundida, ter compromisso com a empresa, ser instigado à atualização contínua, possuir habilidade de adaptação as mudanças, ser organizado e ter a capacidade de racionalizar custos inerentes a assistência. O treinamento possui diferentes estratégias de ensino para a turma de formação e de atualização. Conclusão: A construção de subsídios para o embasando contínuo e a atualização do técnico de enfermagem como multiplicador de conhecimento, além de garantir um diferencial para este profissional, partindo do princípio que a educação é ampliada à medida que se compartilha, gera valor para a empresa refletindo na manutenção e multiplicação in loco dos processos e dos valores da instituição. |
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Experience Report: Training of the nursing technician as a multiplier of good practices in the care settingRelato de Experiência: Capacitação do técnico de enfermagem como multiplicador de boas práticas no cenário assistencialIntrodução: Um dos grandes desafios das instituições de saúde é dispor de profissionais qualificados; o técnico de enfermagem é uma das categorias mais numerosas presentes nesse cenário e por muito tempo seu trabalho foi associado apenas ao esforço manual e físico, converter este paradigma tecnicista implica na reformulação de suas atribuições. Objetivo: Apontar possibilidades de avanços no escopo de trabalho do técnico de enfermagem descrevendo de que forma acontece o treinamento para o desempenho deste profissional nesse novo papel. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Resultados: No período de 2010-2022 foram treinados 1.981 técnicos de enfermagem. Este profissional a princípio é indicado pela liderança direta que utiliza como critérios de escolha: disposição e motivação em disseminar o conhecimento, saber com exatidão a execução da tarefa que precisa ser difundida, ter compromisso com a empresa, ser instigado à atualização contínua, possuir habilidade de adaptação as mudanças, ser organizado e ter a capacidade de racionalizar custos inerentes a assistência. O treinamento possui diferentes estratégias de ensino para a turma de formação e de atualização. Conclusão: A construção de subsídios para o embasando contínuo e a atualização do técnico de enfermagem como multiplicador de conhecimento, além de garantir um diferencial para este profissional, partindo do princípio que a educação é ampliada à medida que se compartilha, gera valor para a empresa refletindo na manutenção e multiplicação in loco dos processos e dos valores da instituição.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2023-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/977010.18378/rebes.v13i1.9770Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 No. 1 (2023); 88-92Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 13 Núm. 1 (2023); 88-92Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 13 n. 1 (2023); 88-922358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9770/11485Copyright (c) 2023 Caroline Oliveira, Margarete Maria Rodrigues, Helena Scaranello Araújo Miyazato, Candida Marcia de Brito, Alessandra Marinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, CarolineMargarete Maria RodriguesHelena Scaranello Araújo MiyazatoCandida Marcia de BritoAlessandra Marin2023-04-17T19:22:32Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/9770Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-17T19:22:32Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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