Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Anne Karoline Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues, Jorge, Maria Salete Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750
Resumo: As metodologias ativas vêm sendo utilizadas no ensino superior como estratégias de transformação do processo de ensino-aprendizagem colocando o aluno com protagonista deste processo, bem como auxiliando a formação de atitudes mais críticas e reflexivas nas universidades. A monitoria acadêmica se constitui como um importante instrumento dentro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo e ampliando a rede de construção do conhecimento, tendo o monitor como facilitador deste processo. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e atuação do monitor acadêmico na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa, ofertada no segundo semestre de um curso médico. A monitoria acadêmica funcionou como complemento à teoria ministrada em sala de aula e se mostrou bastante eficaz na medida em que foram utilizadas metodologias ativas que auxiliaram os alunos monitorados, depreendendo-se que elas permitem um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Também o monitor se beneficiou de sua própria atuação, uma vez que precisou ter domínio do conteúdo para preparar os materiais para os colegas. Concluímos que a monitoria acadêmica é fundamental à formação e desenvolvimento dos acadêmicos de medicina, não apenas dos monitorados, mas também do próprio monitor.
id GVAA-2_4e5f7db0677171a90f6710a04e153206
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7750
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médicoEducação médicaEducação superiorRecursos audiovisuaisMateriais de ensinoAs metodologias ativas vêm sendo utilizadas no ensino superior como estratégias de transformação do processo de ensino-aprendizagem colocando o aluno com protagonista deste processo, bem como auxiliando a formação de atitudes mais críticas e reflexivas nas universidades. A monitoria acadêmica se constitui como um importante instrumento dentro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo e ampliando a rede de construção do conhecimento, tendo o monitor como facilitador deste processo. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e atuação do monitor acadêmico na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa, ofertada no segundo semestre de um curso médico. A monitoria acadêmica funcionou como complemento à teoria ministrada em sala de aula e se mostrou bastante eficaz na medida em que foram utilizadas metodologias ativas que auxiliaram os alunos monitorados, depreendendo-se que elas permitem um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Também o monitor se beneficiou de sua própria atuação, uma vez que precisou ter domínio do conteúdo para preparar os materiais para os colegas. Concluímos que a monitoria acadêmica é fundamental à formação e desenvolvimento dos acadêmicos de medicina, não apenas dos monitorados, mas também do próprio monitor.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/775010.18378/rebes.v10i2.7750Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 2 (2020); 23-28Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 23-28Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 2 (2020); 23-282358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750/7399https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750/10307Copyright (c) 2020 Anne Karoline Araújo Rocha, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Maria Salete Bessa Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Anne Karoline AraújoBachur, Tatiana Paschoalette RodriguesJorge, Maria Salete Bessa2022-01-28T10:16:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7750Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
title Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
spellingShingle Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
Rocha, Anne Karoline Araújo
Educação médica
Educação superior
Recursos audiovisuais
Materiais de ensino
title_short Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
title_full Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
title_fullStr Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
title_full_unstemmed Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
title_sort Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
author Rocha, Anne Karoline Araújo
author_facet Rocha, Anne Karoline Araújo
Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Jorge, Maria Salete Bessa
author_role author
author2 Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Jorge, Maria Salete Bessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Anne Karoline Araújo
Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues
Jorge, Maria Salete Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Educação superior
Recursos audiovisuais
Materiais de ensino
topic Educação médica
Educação superior
Recursos audiovisuais
Materiais de ensino
description As metodologias ativas vêm sendo utilizadas no ensino superior como estratégias de transformação do processo de ensino-aprendizagem colocando o aluno com protagonista deste processo, bem como auxiliando a formação de atitudes mais críticas e reflexivas nas universidades. A monitoria acadêmica se constitui como um importante instrumento dentro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo e ampliando a rede de construção do conhecimento, tendo o monitor como facilitador deste processo. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e atuação do monitor acadêmico na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa, ofertada no segundo semestre de um curso médico. A monitoria acadêmica funcionou como complemento à teoria ministrada em sala de aula e se mostrou bastante eficaz na medida em que foram utilizadas metodologias ativas que auxiliaram os alunos monitorados, depreendendo-se que elas permitem um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Também o monitor se beneficiou de sua própria atuação, uma vez que precisou ter domínio do conteúdo para preparar os materiais para os colegas. Concluímos que a monitoria acadêmica é fundamental à formação e desenvolvimento dos acadêmicos de medicina, não apenas dos monitorados, mas também do próprio monitor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750
10.18378/rebes.v10i2.7750
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i2.7750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750/7399
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7750/10307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 2 (2020); 23-28
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 23-28
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 2 (2020); 23-28
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666934489088